Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

Comunicados oficiais

Voltar para a lista geral

50 planos de aula podem ser consultados no site da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Postado por Assessoria de Comunicação em 18 de abril de 2015

A necessidade de discutir, em sala de aula, um tema ainda candente na história contemporânea de nosso país, a ditadura civil-militar, foi uma das motivações para a criação do Curso de Formação Continuada, que em sua segunda edição teve como tema “Cinquenta anos do Golpe e a ditadura civil militar”.
O público-alvo foram os professores orientadores de equipes da 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, mas outros docentes interessados no tema também puderam participar. O curso, realizado no módulo virtual, contou com fóruns e debates feitos a partir de textos e vídeos especialmente desenvolvidos para enriquecer a discussão e o trabalho docente. Ao final, cada professor entregou um Plano de Aula utilizando as leituras e conhecimentos trazidos pelo Curso. “Achei muito pertinente discutir sobre os cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar. Particularmente, o curso veio preencher uma lacuna de minha formação inicial, pude (re) encontrar aos autores já conhecidos e conhecer pesquisas mais recentes”, contou Manuela Arruda, professora de história no Mato Grosso. Segundo ela, participar do Curso de Formação traz a possibilidade de incrementar as aulas: “Geralmente eu utilizo textos, imagens, músicas e vídeos indicados no material de formação. Mesmo com a correria da rotina docente, faço questão de participar do curso e já estou pensando no próximo”, disse.
Manuela escolheu como tema para seu Plano de Aula – um dos 50 melhores Planos de Aula de 2014 de acordo com uma banca de especialistas convidada a julgar os resultados finais – a atuação política das mulheres na ditadura. “A ideia para o plano de aula surgiu da necessidade perene de trazer para dentro, e fora da sala de aula, as questões de gênero. Historicamente, há um destaque na atuação masculina durante os anos de chumbo, mas, nos livros de História, pouco se fala sobre a participação das mulheres na militância política contra o Regime Militar”, explicou. Ainda de acordo com ela, “Um dos objetivos do plano foi analisar as mudanças nos discursos oficiais sobre o papel da mulher na sociedade e como se deu o início de um rompimento com ‘o estereótipo da mulher restrita ao espaço privado e doméstico, enquanto mãe, esposa, irmã e dona de casa’, que vive em função do mundo masculino. Ademais minha proposta visava levar o estudante a refletir sobre quais as motivações que levaram as mulheres que se envolver na militância política”, contou.
O Curso de Formação Continuada é um projeto concebido de forma paralela às provas da Olimpíada Nacional em História do Brasil, por professores do Departamento de História da Unicamp e professores convidados de outras universidades. A avaliação final do curso – a elaboração de um plano de aula – termina com a publicação dos 50 melhores planos no site da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Clique aqui para ver os melhores planos da edição do Curso de Formação de 2014.
O Curso de Formação Continuada “Cinquenta anos do Golpe e a ditadura civil militar” tem o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp e da Universidade Estadual de Campinas.

Assessoria de Comunicação
ONHB