Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Comunicados oficiais

Voltar para a lista geral

Olimpíada reunirá pesquisadores de cinco universidades para elaborar curso online inédito

Postado por Comissão Organizadora em 25 de maio de 2013

Os organizadores da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) reunirão na próxima semana (27/05), pesquisadores de cinco universidades federais para participarem da elaboração de um curso online, cuja temática será o Ensino de História da África. A formação será oferecida aos professores do ensino fundamental e médio que participarem da olimpíada como orientadores de equipes.

Pela região Centro Oeste, o historiador Giovani José da Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Representando a região Nordeste, Maria Thereza Didier, da Universidade Federal de Pernambuco. A região Norte será representada por Aldrin Figueiredo, da Universidade Federal do Pará. Pela região Sudeste, virá o pesquisador Marcelo Mac Cord, da Universidade Federal Fluminense. E representando a região Sul, José Rivair Macedo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Na Unicamp, o curso será elaborado pelos historiadores do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UNICAMP), Lucilene Reginaldo, Iara Lis Schiavinatto e José Alves de Freitas Neto. Além de contar com a participação da Coordenação da Olimpíada, representada pelas historiadoras Cristina Meneguello e Alessandra Pedro. Todos os professores do encontro são especialistas em ensino e/ou História da África.

Poderão participar da formação apenas os professores participantes da 5ª ONHB, que estiverem orientando uma ou mais equipes de estudantes. O curso terá duração de 45 horas e ao final, os participantes receberão certificado online com assinatura digital, emitido pelo IFCH/UNICAMP, atestando o aproveitamento no curso.

Sobre

O curso de formação continuada é uma experiência piloto inédita, que visa responder às demandas apresentadas pelos professores que participaram das edições anteriores da olimpíada. A iniciativa parte do desejo dos organizadores de ampliar o curso de formação já oferecido a um pequeno grupo de professores, após a fase presencial de cada edição da ONHB.