Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Comunicados oficiais

Voltar para a lista geral

Coordenadora da Olimpíada fala sobre as novidades da 5ª edição

Postado por Assessoria de Comunicação em 14 de agosto de 2013

Nos dias que antecedem o início da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é bastante comum a ansiedade dos participantes em relação aos desafios que serão propostos na edição atual. Apesar de todo o sigilo em relação às provas, a historiadora Cristina Meneguello abre uma exceção e revela algumas novidades sobre a ONHB deste ano.

ONHB – A estrutura em relação às cinco fases online e à prova da última fase está mantida quanto ao número de questões de múltipla escolha, tarefas e provas dissertativas?

Cristina Meneguello – A estrutura geral, que todos conhecem e com a qual já se habituaram, será mantida. Não seria justo mudar tudo de uma hora para a outra. Mas sempre damos muita atenção aos pedidos e demandas dos participantes e, assim, podemos adiantar que algumas fases que eram muito “pesadas” (com questões e tarefas) estarão um pouco mais “leves” este ano.

ONHB – Muitos professores estão curiosos para obter mais informações sobre o curso inédito que será oferecido durante a Olimpíada. O que eles podem esperar do curso?

Cristina Meneguello – Será um curso muito inovador e ao mesmo tempo trará leituras e análises sobre o Ensino de História da África que certamente serão muito úteis para a sala de aula. Vamos oferecer muitos materiais que os professores podem utilizar posteriormente em sua prática didática e, levando em consideração a realidade dos docentes, nossa atividade final do Curso não implicará na escrita de uma Monografia ou algo do gênero, mas sim na preparação de um Plano de Aula Comentado, sobre História da África.

ONHB – A Comissão Organizadora já planejou as atividades de lazer que ocorrerão durante a fase presencial? É um momento importante de confraternização entre os participantes, não é mesmo?

Cristina Meneguello – Ainda estamos planejando e quem quiser enviar sugestões é só utilizar o formulário de contato com a Comissão Organizadora, disponível em nosso site na aba DÚVIDAS. Leremos as sugestões com muito interesse.

ONHB – Os veteranos já sabem que na abertura da ONHB a Comissão Organizadora revela o tema norteador da edição, ou seja, que inspirou muitas das perguntas dispostas em cada fase. Alguma pista?

Cristina Meneguello – Não! (risos)