Comunicados oficiais

Voltar para a lista geral

Mensagem de Boas Vindas

Postado por Comissão Organizadora em 02 de fevereiro de 2014

Estimular o conhecimento e o estudo, despertando talentos e aptidões.

Olimpíada Nacional em História do Brasil recebe a partir do dia 14/02/2014, as inscrições para sua 6ª edição.

A primeira fase da competição começa em 28 de abril. Poderão participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, incluindo alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.

O formulário de inscrição e o boleto para pagamento estarão disponíveis no site da ONHB de 14 de fevereiro até 20 de abril.
A taxa de inscrição:

Para equipes escolas públicas:
• que se inscreverem de 14 de fevereiro a 20 de março é de 21 reais.
• que se inscreverem de 21 de março a 20 de abril é de 30 reais.

Para equipe de escolas particulares
• que se inscreverem de 14 de fevereiro a 20 de março é de 45 reais.
• que se inscreverem de 21 de março a 20 de abril é de 60 reais.

A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (15 equipes), prata (25 equipes) e bronze (35 equipes) – todas as outras equipes participantes da fase presencial receberão medalhas de “cristal” – e todos os inscritos receberão certificado de participação.

Sobre

A 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa da Universidade Estadual de Campinas. O evento conta com o apoio do CNPq/MEC/MCT. A última edição, realizada em 2013, contou com mais de 43 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp.

A ONHB é desenvolvida pelo Departamento de História da Unicamp e as provas são concebidas e elaboradas por historiadores, professores e pós-graduandos em História da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.