“ DECLARAÇÃO IMPORTANTE
Declarou o sr. general Francisco Glycerio no banquete offerecido ao senador rio grandense, Pinheiro Machado, que o problema actual a ser resolvido pela nossa Patria é mais internacional do que nacional.
A sua declaração, essa que ahi fica e que não poderá ser posta em duvida, tal a confiança que nos merece o correspondente telegrafico da Republica, sempre seguro e solicito nas suas informações, desperta-nos não poucas cogitações.
Está actualmente o governo do Paiz a braços com as dificuldades creadas pela Bolivia nesse traiçoeiro arrendamento do território do Acre, território onde vivem lavrando o solo, 27.000 brazileiros que deram, pelo seu trabalho, daquela zona a importância que tem. E esse arrendamento, conquanto firmado, não poderá ser consentido pelo Brazil em nome da dignidade do seu pavilhão.
(…)
A situação creada no Acre pela Bolivia, de mãos dadas com o estado-maior das ambições do syndicato norte-americano, é outra, e é essa situação que o sr. general Francisco Glycerio naturalmente alude como o problema que começa enturvar os horizontes das nossas condições internacionaes.
A sua phrase vai ainda echoando noutros cantos do pais como nota alarmante, tanto mais quando diz que o Brazil, por isso mesmo, precisa de um exercito forte e de uma armada poderosa.
Forte e intrépido, porém, já é o Exercito Brazileiro; tem n’o demonstrado nesses prélios ingentes, onde há pago à dignidade da Patria o imposto do seu sangue, ferindo-se, defendendo-se e morrendo corajosamente, à sombra da nossa bandeira. Os seus feitos vivem cobertos pela revoada das bênçãos nacionaes.
Quer nos parecer todavia, e dizemos com satisfação, a despeito da previsão daquele estadista, que a questão actual, – a que pesa como um problema internacional, será resolvida pelas armas da diplomacia, que são essas pelas quaes as nações cultas procuram acentuar o valor dos seus direitos, sem que haja necessidade de que sôem nos pontos cardeais da Patria os clarins e tambores marciaes.”
Glossário
Prélios: batalhas, combates.
AULETE, Caldas. Diccionario contemporaneo da lingua portugueza. Lisboa [Portugal]: Parceria Antonio Maria Pereira, 1925, Disponível em: http://www.auletedigital.com.br/
Sobre este documento
A Republica, Curitiba, de 24 de abril de 1902. Hemeroteca Digital, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=215554&PagFis=13198