Os responsáveis

Conheça um pouco sobre a Equipe ONHB



Coordenação



Cris Meneguello

Cristina Meneguello é graduada, mestre e doutora em história e professora do departamento de história da Unicamp. Especialista em história contemporânea, entre seus temas de pesquisa estão a imagem, a cultura visual e especialmente a preservação do patrimônio histórico e industrial. Adora as bandas de rock da década de 80, vira noites trabalhando e acredita que as ciências humanas têm que conquistar e ampliar seu espaço de qualidade no campo da divulgação científica. É a coordenadora geral da Olimpíada Nacional em História do Brasil desde a sua primeira edição em 2009.



Leca Pedro

Alessandra Pedro é graduada e Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Campinas, analisando a ideologia e as noções de domínio senhorial em testamentos de Campinas na segunda metade do séc. XIX. Lecionou e foi coordenadora pedagógica de ensino fundamental e médio; foi orientadora e supervisora de ensino à distância em cursos de formação de professores oferecidos pela Unicamp. Também se dedica ao Doutorado na Universidade Estadual de Campinas, trabalho em que analisa a vida e obra – literária, jornalística e principalmente didática – de José Francisco da Rocha Pombo. Está na ONHB desde a sua primeira edição e há 4 anos trabalha na coordenação associada ao lado da Profª Cristina Meneguello. É apaixonada pela ONHB, workaholic, gosta de ter controle de tudo, lê compulsivamente, gosta de cinema, mas nos últimos anos só consegue ver filmes infantis com suas duas filhas que, diga-se de passagem, são duas figurinhas.




Elaboradores



Ivia

Ivia Minelli é graduada e mestra em história pela Unicamp e atualmente é aluna de doutorado também nessa universidade. Em seus estudos, dedica-se à História da América Latina, principalmente aos debates intelectuais na Argentina entre os séculos XIX e XX. Defende que o pensamento histórico é um grande aliado dos alunos em sua formação crítica, porque amplia o olhar cotidiano e coloca a dúvida como espaço de conhecimento. É elaboradora da ONHB desde a sua segunda edição.



Dani

Daniela Pistorello é historiadora e faz doutorado na UNICAMP. Por alguns anos ministrou aulas no curso de história da UDESC em Santa Catarina, nos cursos de Jornalismo e Publicidade de uma faculdade particular no mesmo estado, e atualmente em sua pesquisa estuda temas relativos à memória, à História e ao Patrimônio Cultural Brasileiro. Tão bom quanto investigar estes temas é participar da Olimpíada Nacional de História do Brasil! Integra a equipe desde a segunda edição e cada ano o desafio de elaborar uma prova criativa e comprometida com a construção do conhecimento histórico é o que a move a participar deste importante evento.



Jaque

Jaqueline Moraes de Almeida é mestranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em Política, Memória e Cidade (Linha de Cultura Visual, História Intelectual e Patrimônios), da Universidade Estadual de Campinas. Graduada em História, nas modalidades de bacharelado e licenciatura, também pela Unicamp. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa “Para além das páginas de A Cigarra: culturas femininas nas décadas de 1940 e 1950”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Faz parte da “Equipe Olímpica” desde 2010, quando iniciou uma Iniciação Científica relacionada ás iniciativas de divulgação científica em História e Ciências Humanas no Brasil, passando para a equipe de apoio, supervisão da equipe de apoio e finalmente, em 2013, como elaboradora da prova. Também é conhecida por chorar em toda cerimônia final da ONHB.



Raquel Gomes

Raquel G. A. Gomes é doutoranda no Programa de História Social da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisa políticas de acesso à terra e aos espaços urbanos na África do Sul pré-apartheid e a literatura como espaço de negociação política e construção de identidades. Atuou em cursos de especialização em História da África e de formação de professores. Acompanha a ONHB desde o início e há 3 anos faz parte da equipe elaboradora. Não sabe falar muito sobre si mesma, mas tenta ser uma pessoa legal mesmo assim.






Rafael Pereira

Rafael Pereira da Silva é natural de Florianópolis, é doutorando em História pela UNICAMP e desenvolve pesquisa sobre as dinâmicas entre história, memória e arquivo, com foco no historiador Sérgio Buarque de Holanda. Em 2013 realizou estágio de pesquisa na Università di Roma-"La Sapienza". Tem experiência de pesquisa em diversos arquivos brasileiros e publicou artigos em revistas especializadas e em Anais de eventos no Brasil e no exterior. É Mestre em História Cultural pela UFSC, onde pesquisou a organização dos trabalhadores no sul de Santa Catarina envoltos em um Centro de Educação Popular nos anos 80 e 90. Na área do ensino de história foi professor substituto no Colégio de Aplicação (UFSC) e das redes públicas dos municípios de Biguaçú (SC) e Florianópolis. Faz parte da equipe olímpica desde a quarta edição.



Carô Murgel

Ana Carolina Arruda de Toledo Murgel é historiadora, com graduação, mestrado e doutorado em História pela Unicamp. Atualmente faz o pós-doutorado também no IFCH/Unicamp e pesquisa gênero, feminismo e música popular brasileira, com ênfase no período compreendido entre os anos 1860 a 2000. Foi cantora e violonista dos anos 1980 a 90 e mantém o site MPBNet (http://www.mpbnet.com.br). É bolsista PD da FAPESP e apaixonada pela ONHB, com a qual colabora há 3 anos.



Kleber

Kleber Antonio de Oliveira Amancio nasceu em Campinas, interior de São Paulo em 1984. Possui graduação em História pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e mestrado pelo programa de pós-graduação em História Social da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado a ser defendida na mesma instituição. Atua nas áreas de pós-abolição e arte brasileira da primeira república. Passou a compor a equipe elaboradora da ONHB agora em sua 6ª edição.



Gustavo

Gustavo H. Gomes de Almeida é natural de Jundiaí, São Paulo. É formado em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e possui título de mestre em História Social pela mesma universidade. Como assistia desenhos japoneses demais quando era criança, na faculdade acabou estudando o início da imigração japonesa para o Brasil. Além disso, atuou no Projeto Redefor, o curso de formação à distancia para professores do estado de São Paulo. Nas horas vagas gosta tirar fotografias e jogar conversa fora com os amigos, mas atualmente é aluno de doutorado no programa de pós-graduação em história da Unicamp. No doutorado, dá continuidade à pesquisa sobre imigração, tendo como principal interesse os imigrantes nipônicos durante a Segunda Guerra Mundial. Esse é o seu primeiro ano na equipe da ONHB.






Clecia

Clecia A. Gomes possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é aluna de mestrado no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Campinas, onde desenvolve pesquisa na área de concentração "Política, Memória e Cidade" com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Esse é o seu primeiro ano na Equipe Elaboradora da ONHB.



Denise

Denise Scandarolli entrou no curso de História da Unicamp, em 2001, sem saber se era exatamente uma Historiadora o que queria ser quando crescesse, mas se apaixonou de tal forma pela carreira que, logo depois de se formar em 2005, iniciou o mestrado, em 2006, e o doutorado em 2008.  No ano de 2009, foi estudar na Universidade Paris IV-Sorbonne, na França, onde concluiu o doutorado em Musicologia. O doutorado em História foi defendido, em 2013. Hoje é pós-doutoranda no Departamento de História, IFCH-Unicamp e docente do curso de História do Unasp-EC. Pelo primeiro ano aventura-se na equipe elaboradora da ONHB.




Revisores de conteúdo



Iara

Iara Lis Franco Schiavinatto estudou história na UNICAMP, onde hoje é professora no Instituto de Artes, ensinando para graduandos da Midialogia. Ensina sobre cultura visual, imagem e história, sempre atenta à cultura política e à história intelectual entremeadas a seus objetos de estudo. Já deu aula para ensino médio e fundamental na década de 1980 e logo se tornou professora universitária. Gosta muito de fotografia, jardim e de viajar, sempre em boa companhia. Acha a cozinha um laboratorio dentro de casa e vive inventando comidinhas, nem sempre com bom resultado. Mas se diverte bem. Vê as olimpíadas como uma espécie de Game que ajuda a conhecer gente bacana e a aprender história.



José Alves

José Alves de Freitas Neto é professor-doutor no Departamento de História da Unicamp. Pesquisa, ensina e publica sobre história da América Latina, dentre outros assuntos. Foi professor dos ensinos fundamental e médio e publica textos didáticos para o ensino médio. Nas horas vagas, parece adolescente navegando pela rede, mas gosta de ler, passear, ir ao cinema, encontrar com os amigos e divertir-se com boas conversas. É torcedor do Santos, logo, tem certo ar nostálgico e uma paciência que é exercitada a cada dia, enquanto se envolve nos universos labirínticos de alguns de seus autores e temas preferidos.



Eliane

Eliane Moura da Silva é professora-doutora de História Contemporânea no Departamento de História da Unicamp. Sua área de pesquisa é de história das religiões e dos movimentos religiosos, gênero e teorias da história. Aprecia trabalhos criativos que envolvam educação e ensino de história. Também gosta de viajar, correr e curtir os netos.



Duda

Luiz Estevam de Oliveira Fernandes, o Duda, é professor de História das Américas na Universidade Federal de Ouro Preto-MG, especialista em História Atlântica. Autor de livros didáticos para Ensino Médio e Fundamental e de Patria Mestiza (Jundiaí: Paco, 2012) e, como co-autor, de História dos Estados Unidos (São Paulo: Contexto, várias edições). Além disso, é são-paulino, dono de uma gata preta chamada Natacha, casado com uma historiadora/arqueóloga (o que leva a biblioteca a ser o maior cômodo da casa!) e pai da Manu e da Maitê. Atua nas Olimpíadas de História desde a primeira edição e pretende ficar até o fim dos tempos! 






Anderson dos Reis

Anderson Roberti dos Reis, atualmente, é professor de história na Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, mas já lecionou nos ensinos fundamental e médio na cidade de São Paulo, assim como em faculdades particulares. Como ocorre com a maioria dos historiadores, gosta de quase tudo relacionado à história (e às ciências humanas), mas tem preferências. Em seu caso, a paixão atende pelo nome de História da América, que é área à qual tem dedicado suas pesquisas. Está na estrada dos estudos históricos há 13 anos e pretende nela permanecer por um bom tempo.




Organização da fase final



Georgia

Georgia Carolina Carvalho Martins é bacharel e licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP, 2010), possui ampla experiência em educação em museu. Atualmente trabalha no Museu Exploratório de Ciências – UNICAMP, como Gestora do Setor Educativo, sendo responsável pela articulação dos programas e projetos vinculados a este setor. Desde de 2011 coordena parte das atividades da fase final da ONHB, em 2012 também atuou como elaboradora.



Iolanda

Iolanda Sinatra é bacharel em dança e licenciada em artes pela UNICAMP. Atua profissionalmente como bailarina, educadora e produtora de dança. Atualmente é produtora executiva da Cia. Domínio Público e integrante do Coletivo Invertido, dirigido por Claudia Millás. Desde 2011, integra equipe da Olimpíada Nacional em História do Brasil, atuando especificamente na produção executiva da fase final da ONHB.




Apoio



Clarita Maria

Clarita Maria de Godoy Ferro está no quarto ano de graduação em História pela Unicamp e no terceiro, como parte da Equipe Olímpica. Ama gatos e fazer crochê. Não dispensa convites para um aconchegante chá com bolo. Também faz pesquisas em Arqueologia e acha que estudar a história é um caminho para ser livre.



Cassia

Cassia Manso Maschieto é de 1992 - portanto, tem os seus 21 anos. Cursa História na Unicamp desde o ano de 2011 e, desde 2012, trabalha na equipe de apoio da ONHB.



Patrícia

Patrícia Pompeu é estudante do quarto ano de graduação em História na Universidade Estadual de Campinas e está na equipe olímpica desde 2012. Adora história, em especial história da arte. Também gosta muito de ler livros de literatura e, nas horas vagas, pratica natação.



Raquel Piacenti

Graduada em História pela Unicamp, participa da Equipe de Organização da Olimpíada desde de 2012, ano em que também participou como fiscal de sala durante a fase presencial. Sua paixão por história marcou sua formação pessoal e também profissional. Hoje, pesquisa Historietas e Humor gráfico argentinos, tendo como foco a famosa e querida Mafalda.






Rafael Coca

Rafael Coca de Campos faz parte da equipe da OHNB desde a quinta edição. É graduado em história pela Unicamp, e agora estuda História da África no mestrado. Sempre gostou de estudar as culturas que podemos chamar de não-ocidentais, o que o fez transitar um pouco pela América pré-colombiana e pelas fascinantes descrições dos soldados e missionários espanhóis. Mais tarde, atravessou o atlântico em direção à África e passou no século XVII a observar traficantes de escravos em Luanda, as complexas relações políticas entre portugueses e poderosos reinados africanos, e as guerras entre Holandeses e Lusitanos, que misturaram gente africana, europeus e índios brasileiros. Por fim, avançou um pouco no tempo e hoje dedica-se a estudar pastores africanos do Sudoeste de Angola, que tiveram suas vidas viradas do avesso enquanto as dos europeus se reviravam - e muitas desapareciam - na época da II Guerra. Como vocês podem ter percebido, ele passeia pela história com grande prazer, e espera por meio da ONHB compartilhar esse prazer com vocês.



Helena

Helena Amélia, tem 22 anos, é uma pessoa comunicativa e que adora ler. Está cursando o quinto semestre do curso de estatística na Unicamp. Desde que ingressou na universidade tem trabalhado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Trabalhou durante 2 anos na biblioteca do instituto, e fez alguns trabalhos com um professor da área de Ciências Políticas também. Gosta de se aventurar pela área de Ciências Humanas e esse é seu primeiro ano trabalhando no apoio da ONHB.



Mariana

Mariana Adami é fã incondicional da ONHB, participou como aluna das três últimas edições (3ª, 4ª e 5ª), com a super felicidade de ser finalista em 2011 e 2013. Esse ano, não mais em frente da tela do computador, e sim como aluna da graduação em História da Unicamp, dá uma mãozinha nos bastidores da Olimpíada.




Assessoria de imprensa e divulgação



Patrícia Garcia

Patrícia Gomes García Lopes é graduada em jornalismo pela PUC-Campinas e mestranda em Divulgação Cultural e Científica na Universidade Estadual de Campinas. Especializou-se no estudo de Antropologia Visual e já ministrou cursos e palestras sobre antropologia, documentários e documentaristas. Além de assessora da ONHB, é coordenadora pedagógica da escola de idiomas CNA Sousas e leciona também em mais uma unidade da franquia. Apesar de ser eu 1º ano na Olímpiada, já está encantada com a proposta, pois acredita que a educação é o bem mais precioso que alguém pode conquistar. Ama lecionar e também é apaixonada por cinema, especialmente comédias e ficções científicas, cachorros, video-games, idiomas e literatura. Acredita que humor é essencial para a vida e que uma boa risada diminui todos os males. Não se dá muito bem com novas tecnologias e não vai comprar um Kindle, pois gosta do "cheiros dos livros".




Design e programação



A Preface

A Preface Design é uma empresa de design e programação sediada em Barão Geraldo, Campinas - SP. É a responsável pela identidade visual da Olimpíada e pelo desenvolvimento do site onde acontecem as 5 primeiras fases da Olimpíada. É uma empresa composta por quatro amigos: Adriana, Caluã, Daniel, Lucas, que busca sempre dar uma atenção especial a cada projeto em que se envolve.