]Comissão Organizadora abre cadastro para interessados nas vagas remanescentes do Curso de Formação para Professores – 7ª ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil

Comunicados oficiais

Voltar para a lista geral

Comissão Organizadora abre cadastro para interessados nas vagas remanescentes do Curso de Formação para Professores

Postado por Comissão Organizadora em 17 de junho de 2015

Prezado(a) professor(a) finalista,

A Olimpíada Nacional em História do Brasil, com o apoio da Universidade Estadual de Campinas, proporciona aos professores orientadores das equipes com maior pontuação em cada estado (25 equipes em 2015), aos professores das equipes de escola pública com maior pontuação de cada região do país (no total de 5) e aos 3 professores de equipes com maior pontuação no ranking nacional (independente de serem escolas públicas ou particulares) a oportunidade de permanecer uma semana em Campinas, logo após a finalização da Olimpíada, para a realização de um curso de Capacitação ministrado pelos docentes do Departamento de História da Unicamp, cujos curso de graduação e programa de pós-graduação são reconhecidos por sua excelência em território nacional.

Este ano, alguns professores – orientadores de equipes que receberam apoio da ONHB – encontram-se impossibilitados de participar desse curso devido a problemas de ordem pessoal. Dessa forma, seguindo os critérios listados abaixo, gostaríamos de oferecer uma das vagas deste curso a você, professor finalista.

O curso de formação para os professores estende-se entre 17 e 21 de agosto de 2015 e consiste de aulas, palestras e visitas técnicas a museus e arquivos. Ao final do curso será fornecido certificado concernente a 42 horas de atividades. Os professores ficam hospedados em um hotel dentro da Universidade. A Comissão Organizadora custeará as despesas de alojamento com café da manhã (de domingo, 16/-08, à tarde até sexta-feira, 21/08, com check-out na hora do almoço) e as visitas a museus e outros locais progamados. Os professores devem vir preparados para custear seus almoços e jantares, que podem ocorrer nas várias cantinas ou lanchonetes dentro da Unicamp e em seus arredores. Quando possível, a Comissão Organizadora fornecerá coffee-breaks nos intervalos do curso e tickets do restaurante universitário para auxiliar parcialmente com as despesas de refeição, mas os professores devem estar preparados a arcar com suas despesas de alimentação. A Organização da Olimpíada não arcará com gastos pessoais dos professores como compras ou outros supérfluos. A Organização da Olímpiada também não custeará as passagens de vinda e retorno, assim como os traslados internos dos professores.

O curso foi pensando como uma oportunidade de, numa classe seleta de participantes, assistir às aulas e participar de debates historiográficos, observando novas tendências de pesquisa e novos temas em história. Além disso, como observamos nos anos anteriores, a oportunidade de conviver com colegas professores de diferentes estados do país, discutindo as especificidades da atuação dos professores de história em sala de aula, é sempre muito enriquecedora.

Por favor, comunique-nos o mais rapidamente possível se possui interesse e possibilidade de ficar uma semana a mais em Campinas para realizar este curso, lembrando-se que isso implica, também, em providenciar um responsável para acompanhar a sua equipe de alunos na viagem de volta.

O número de vagas disponível depende diretamente das não-confirmações dos professores de equipes com apoio da ONHB. As vagas remanescentes são oferecidas a partir dos seguintes critérios:

*1) não ter participado de nenhuma edição do curso presencial de formação;
2) não ter participado dos dois últimos cursos de presencial de formação [2013 e 2014]
3) a mais alta pontuação alcançada por uma de suas equipes;
4) em caso de não existirem interessados que nunca participaram do curso ou que não tenham participados dos dois últimos cursos levaremos em conta apenas o critério 3.*

Os professores orientadores de equipes classificadas para a Fase Final que se interessarem por uma das vagas remanescentes do curso devem declarar interesse até o dia 26 de junho, enviando uma mensagem pelo marcador “Curso de Formação” na aba “Dúvidas” em nosso site: www.olimpiadadehistoria.com.br

Reforçamos que as vagas remanescentes para o Curso de Formação Presencial são oferecidas exclusivamente aos professores finalistas da Olimpíada e, assim sendo, não podem ser “repassadas” a colegas professores ou conhecidos, sejam professores da mesma ou de outras instituições de ensino. Reforçamos ainda que essas vagas têm como prioridade a participação de professores que nunca realizaram o curso.

No aguardo de sua resposta,
Atenciosamente
Comissão Organizadora


Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.