1. Identificar relações sociais nos seu próprio grupo de convívio e outras manifestações estabelecidas em outros tempos e espaços;
2. Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas;
3. Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles, continuidades e descontinuidades, conflitos e contradições sociais;
4. Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade social, considerando critérios éticos;
5. Ampliar o universo literário dos alunos;
6. Conhecer produções culturais de diferentes povos para valorizá-las e respeitá-las;
7. Conhecer, apreciar e considerar a variedade das manifestações culturais dos povos africanos.
Requisitos: ter participado das aulas sobre os Impérios Africanos.
Materiais necessários: Cópias com os mitos para leitura compartilhada. Disponibilização do acervo de livros de contos e de mitologia africanos para a roda de leitura.
• Participação nas leituras compartilhadas e silenciosas.
• Demonstração de interesse por pesquisa de informações complementares;
• Discussão a respeito dos contos lidos;
• Capacidade de fazer relações entre conhecimento adquirido no bimestre (Impérios Africanos) com nos mitos lidos;
• Saber ouvir (não fazer interrupções durante a leitura);
• Opinar e argumentar (no devido tempo);
• Ilustração em grupo de um mito específico para exposição.
Leitura, interpretação, análise e discussão sobre o conceito de eurocentrismo.
Após a leitura do texto que trata a respeito do conceito de eurocentrismo, será feita uma discussão com os alunos para ‘comprovar’ se a ideia está presente em nosso cotidiano escolar. Sugiro sempre que os alunos citem nomes de deuses da mitologia e após esta atividade questiono o porque de ser citado apenas deuses da mitologia grega ou romana, às vezes da mitologia nórdica, mas nunca da mitologia africana. Nesta conversa cito também as histórias infantis, dos contos de fadas... Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Cinderela, etc fazem parte do repertório das crianças brasileiras. Questiono: e as histórias infantis africanas? Finalizo fazendo os alunos refletirem e observarem que fatos e o espaço dados nos noticiários para Europa, Estados Unidos e para a África.
Assistir ao vídeo em que Chimamanda Adichie relata o perigo de uma história única
Discussão a respeito do vídeo assistido. Nesse momento os alunos falarão suas impressões e opiniões a respeito do conceito de eurocentrismo e da importância da lei 10639.
Leitura de contos da mitologia africana. A leitura será individual e os textos diversificados.
Alguns dos livros estão citados na bibliografia, mas pode-se usar a internet para buscar alguns outros contos.
Em grupo os alunos farão ilustrações que explicite o conto lido. Essas ilustrações poderão ser expostos na escola.