Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

120
minutos

MUSICALIDADES EM TRÂNSITO: O AFROBEAT DE FELA KUTI - RESISTÊNCIA CULTURAL E CRÍTICA SOCIAL

Através da obra musical de Fela Kuti, músico e ativista nigeriano, serão discutidos temas ligados à dominação europeia na África, bem como à resistência africana no país, no período colonial e pós-colonial. Fela teve como influências a prática política dos Black Panters (EUA) e dos Pan-Africanistas, e através de sua arte influenciou cantores, intelectuais e ativistas negros em vários continentes.

Plano de aula construído por
Renato Brigati Morse Telles (São Paulo / SP)

Objetivos

1) Compreender a cultura como forma de resistência nos países africanos.

2) Compreender o fenômeno do afrobeat em sua complexidade, suas influências musicais e os discursos políticos dos quais é portador.

3) Analisar letras musicais e capas de discos como fontes históricas.

4) Perceber de que forma o discurso de Fela Kuti aborda a dominação e a exploração do povo africano pelos países europeus.

Requisitos

Músicas de Fela Kuti: "Gentleman" e "Shuffering and Shmiling".

Capas dos álbuns de Fela Kuti - "Beasts of No Nation" e "Gentleman".

Os alunos deverão ter lido previamente o artigo 'Fela Kuti: O Guerreiro do Pop', publicado na Revista Superinteressante, como forma de ter um primeiro contato com a biografia do artista e compreenderem o contexto no qual o músico escreveu suas canções.

Avaliação

Serão critérios para a avaliação:

1) Participação e envolvimento do aluno no debate à respeito das interpretações das canções de Fela Kuti.

2) Análise documental, feita por escrito e entregue ao final da aula. Os alunos deverão analisar e interpretar a capa de um álbum de Fela Kuti, evidenciando as críticas sociais e culturais feitas pelo artista e a relação passado-presente contida na obra.

3) Análise documental, feita por escrito e entregue ao final da aula. Os alunos deverão analisar e interpretar a letra de uma canção de Fela Kuti, atentando para seu conteúdo, sua mensagem e a crítica social feita pelo artista, relacionando-a ao conteúdo estudado e à História da África.

1
40
min

Vídeo/Música/Imagem

Apresentação da música e letra da canção "Gentleman", de Fela Kuti, seguida de debate com os estudantes, mediante perguntas norteadoras.

O primeiro contato com a música servirá de disparador da discussão, onde os estudantes poderão levantar questões e reflexões acerca do neocolonialismo, da resistência cultural e das diferentes culturas dos povos africanos. Será uma atividade com objetivo de sensibilizar a turma.

1) O que seria um "Gentleman" segundo a letra de Fela Kuti?

2) O eu-lírico da canção diz não "querer ser um gentleman". Por qual razão? Como ele se denomina, em oposição à categoria "gentleman"?

3) O eu-lírico diz que sabe se "vestir, mas meus amigos não sabem/ Ele coloca meias, ele coloca sapato / Ele coloca calça, ele coloca regata / Ele coloca calças, ele coloca camisa /Ele coloca gravata, ele coloca casaco / Ele vai cobrir-se todo com chapéu / Ele é cavalheiro/ Ele vai suar todo/ Ele irá desmaiar e cair no chão". Qual a é a crítica social feita pelo autor neste trecho da canção? Qual a visão que ele tem da colonização, através da metáfora da roupa?

4) Com relação à musicalidade, quais instrumentos são mais presentes na melodia? A melodia lembra algum outro ritmo musical? (Neste ponto, podem ser apresentados artistas brasileiros influenciados pelo afrobeat, como Chico Science, Gilberto Gil e Criolo, bem como perceber a influência do Jazz americano na música de Kuti)

5) Observando a capa do álbum "Gentleman" de 1973, qual é a mensagem passada pelo álbum? Ela tem relação com a visão que os europeus tinham dos africanos? Explique.

Arquivos e links
1.1
2
40
min

Exposição Oral por parte do professor

Aula expositiva sobre o sistema colonial e seus traços fundamentais, definidos por Hannah Arendt e retomados por Leila Hernandez: expansionismo, burocracia colonial e racismo.

Será trabalhada a noção de "civilizados" e "primitivos" do ponto de vista do colonizador europeu, atentando para o fato de que as teorias raciais dos séculos XIX e XX deram legitimidade à ação política das potências europeias contra os povos africanos.

A montagem do sistema colonial será trabalhada, mostrando os principais mecanismos básicos deste processo: os meios de financiamento metropolitano para empresas explorarem o território africano; o confisco das terras; as formas do trabalho compulsório; a cobrança de impostos.

Os colonizadores, além de explorarem economicamente o continente, destruíram formas de organização social antigas (o tema é tratado com maestria no romance O Mundo se Despedaça, de Chinua Achebe) e impuseram uma série de novas instituições ocidentais, como a escola, o cristianismo e as novas formas do fazer político. A educação em língua inglesa e a proibição de línguas como yorubá, igbo e hauçá, o ensino de tradições e costumes europeus fez com que culturas se desintegrassem. Mas este processo, porém, não foi passivo, visto que os africanos e suas culturas também resistiram.

3
40
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Divididos em grupos de no máximo 4 pessoas, os estudantes farão uma análise documental, que servirá como avaliação do conteúdo trabalhado. Para esta produção, cada documento terá um roteiro de análise, que deverá ser seguidos pelos estudantes.

ROTEIRO DE ANÁLISE - LETRA DA CANÇÃO 'SUFFERING AND SHMILLING'

1) Qual é o conteúdo da letra em questão? Sobre o que ela trata? Qual a crítica social feita pelo artista?

2) Como o eu-lírico enxerga as religiões europeias?

3) Qual a relação entre cultura, religião e exploração colonial, de acordo com a letra da canção e seus conhecimentos sobre o neocolonialismo?

ROTEIRO DE ANÁLISE - CAPA DO ÁLBUM 'BEASTS OF NO NATION'

1) O disco foi lançado em 1989. Qual era a situação política, social e econômica da Nigéria neste período?

2) A capa faz uma denúncia da exploração estrangeira na Nigéria? Por que? Quais os interesses estrangeiros neste país africano?

3) Quem são as personagens retratadas com chifres? Qual o significado disto e qual é a crítica implícita nesta forma de representação?

Arquivos e links
3.1