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Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

120
minutos

ENTENDENDO AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA ATRAVÉS DO BARÁ DO MERCADO

O Mercado Público de Porto Alegre é um lugar importante para as religiões de matriz africana, pois acreditam estar ali assentado o orixá Bará. Nessa aula serão trabalhadas as religiões afro e como as mesmas são percebidas atualmente em nossa sociedade.Pretendo desmistificar a ideia recorrente na sociedade gaúcha que os cultos afro tem por objetivo o mal das pessoas.

Plano de aula construído por
Maria Aparecida Almeida (Porto Alegre / RS)

Objetivos

Conhecer rituais das religiões de matriz africana e o que representam. Perceber o Mercado Público de Porto Alegre como um local com diferentes significados e para os seguidores das religiões de matriz africana como lugar de culto de iniciação. Reconhecer que nas cidades um mesmo local pode adquirir significados diferentes dependendo da época e do grupo que nele interage. Perceber os marcos históricos deixados pelos negros em Porto Alegre e sua importância para cultura local.

Requisitos

Esta aula destina-se para alunos do 6o ano.Os alunos já devem ter discutido sobre a diáspora africana, a escravidão no Brasil e as diversas contribuições que os africanos trouxeram para a nossa cultura. Acesso a Internet-para que os alunos possam buscar informações e ônibus para o deslocamento até o Mercado Público

Avaliação

Participar das discussões sobre o tema em sala de aula, trazendo novas contribuições.Em duplas escrever um texto crítico sobre "as marcas nada invisíveis do negro em Porto Alegre, tendo por base as discussões, documentário, textos lidos e anotações feitas em campo (visita ao mercado).

A avaliação terá valor de 2,0 pontos na nota final que será assim distribuída:0,5 ponto para materiais que o aluno trouxer e participação oral nas discussões.1,5 ponto texto que deverá apresentar: clareza de ideias, retratar a temática abordada, estabelecer relações com situações vivenciadas e postura crítica e consistente com relação ao senso comum.

1
30
min

Exposição Oral por parte do professor

Professora retoma a diáspora africana e a escravidão no Brasil.

Questiona os alunos sobre as contribuições dos negros para a cultura brasileira e como eles percebem esse processo atualmente.

2

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

A professora estimula os alunos a buscarem informações sobre a participação dos negros na cultura brasileira, especialmente com relação a religiosidade.

3
20
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Os alunos primeiramente conversam e apresentam as contribuições coletadas extra classe em pequenos grupos. Depois socializam com o grande grupo o que consideraram mais significativo.

4
30
min

Pesquisa em sala de aula (internet)

Os alunos devem buscar informações somente sobre as religiões de matriz africana, como são, quais as diferenças entre elas, quais os orixás, quais os rituais.

5

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Sugere que será realizada uma visita de campo ao mercado público de Porto Alegre para obterem mais informações sobre a cultura afro, sendo fundamental que assistam ao documentário Bará do Mercado e leiam no blog anexo informações sobre o memorial do mercado.

Arquivos e links
6

min

Outro tipo de atividade em sala de aula (expressão corporal: dramatização, "peças de teatro", musicalização, danças)

Visita ao Mercado Público em um dia de iniciação aos rituais de Umbanda. Os alunos deverão observar, fazer anotações se considerarem necessário e conversar com as pessoas envolvidas no ritual, Será oportunizada uma visita ao Memorial do Mercado para

obterem mais informações.

7
40
min

Produção escrita em grupo (alunos)

No retorno à escola os alunos em duplas ou trios realizarão uma produção escrita sobre as marcas nada invisíveis do negro em Porto Alegre tendo por base o trabalho desenvolvido.