Conhecer rituais das religiões de matriz africana e o que representam. Perceber o Mercado Público de Porto Alegre como um local com diferentes significados e para os seguidores das religiões de matriz africana como lugar de culto de iniciação. Reconhecer que nas cidades um mesmo local pode adquirir significados diferentes dependendo da época e do grupo que nele interage. Perceber os marcos históricos deixados pelos negros em Porto Alegre e sua importância para cultura local.
Esta aula destina-se para alunos do 6o ano.Os alunos já devem ter discutido sobre a diáspora africana, a escravidão no Brasil e as diversas contribuições que os africanos trouxeram para a nossa cultura. Acesso a Internet-para que os alunos possam buscar informações e ônibus para o deslocamento até o Mercado Público
Participar das discussões sobre o tema em sala de aula, trazendo novas contribuições.Em duplas escrever um texto crítico sobre "as marcas nada invisíveis do negro em Porto Alegre, tendo por base as discussões, documentário, textos lidos e anotações feitas em campo (visita ao mercado).
A avaliação terá valor de 2,0 pontos na nota final que será assim distribuída:0,5 ponto para materiais que o aluno trouxer e participação oral nas discussões.1,5 ponto texto que deverá apresentar: clareza de ideias, retratar a temática abordada, estabelecer relações com situações vivenciadas e postura crítica e consistente com relação ao senso comum.
Professora retoma a diáspora africana e a escravidão no Brasil.
Questiona os alunos sobre as contribuições dos negros para a cultura brasileira e como eles percebem esse processo atualmente.
A professora estimula os alunos a buscarem informações sobre a participação dos negros na cultura brasileira, especialmente com relação a religiosidade.
Os alunos primeiramente conversam e apresentam as contribuições coletadas extra classe em pequenos grupos. Depois socializam com o grande grupo o que consideraram mais significativo.
Os alunos devem buscar informações somente sobre as religiões de matriz africana, como são, quais as diferenças entre elas, quais os orixás, quais os rituais.
Sugere que será realizada uma visita de campo ao mercado público de Porto Alegre para obterem mais informações sobre a cultura afro, sendo fundamental que assistam ao documentário Bará do Mercado e leiam no blog anexo informações sobre o memorial do mercado.
Visita ao Mercado Público em um dia de iniciação aos rituais de Umbanda. Os alunos deverão observar, fazer anotações se considerarem necessário e conversar com as pessoas envolvidas no ritual, Será oportunizada uma visita ao Memorial do Mercado para
obterem mais informações.
No retorno à escola os alunos em duplas ou trios realizarão uma produção escrita sobre as marcas nada invisíveis do negro em Porto Alegre tendo por base o trabalho desenvolvido.