- Reconhecer a diversidade musical e a influência das sonoridades, ritmos, instrumentos e danças africanas na cultura brasileira.
- Estudar o contexto histórico que proporcionou este contato e a presença africana no Brasil.
- Analisar as letras das canções afro-brasileiras em seu contexto histórico e artístico.
- Localizar geograficamente no continente africano a origem dos ritmos afro-brasileiros.
-Projetor multimídia e caixa de som.
-Textos impressos e em meio eletrônico.
-Pesquisa bibliográfica preliminar e pesquisas de aprofundamento a respeito dos ritmos, instrumentos e sonoridades africanas.
-Conhecimentos a respeito da história da escravidão,tráfico de escravos e trajetória dos negros após a Abolição. Recomenda-se a aplicação aos alunos do 2° e 3° anos do Ensino Médio.
A Avaliação será realizada em dois momentos distintos, de forma processual e interdisciplinar com a disciplina de Arte.
1 – Construção de instrumentos musicais de origem africana utilizados no Brasil: cada aluno deverá construir artesanalmente e com materiais alternativos, instrumentos musicais de origem africana utilizados no Brasil. Como critério de avaliação serão observados:
- Estética
- Adequação do instrumento ao contexto solicitado.
- Funcionalidade.
- Uso de materiais alternativos e recicláveis, observando as questões relativas à sustentabilidade
2 – Apresentação de Seminários a respeito da diversidade musical que une África e Brasil: cada equipe receberá, mediante sorteio, um ritmo musical de origem africana existente no Brasil.
Durante a apresentação do seminário, serão avaliados os seguintes aspectos:
- Contexto histórico do ritmo original em questão e suas características no continente Africano.
- Contexto histórico do surgimento do ritmo em questão e suas características no Brasil.
- Localização geográfica da origem do ritmo em questão, na África e no Brasil.
- Principais instrumentos musicais utilizados.
- Apresentação e análise de letras das músicas, quando houver.
- Danças que acompanham o ritmo.
- Transformações sofridas ao longo do tempo.
- Principais representantes na atualidade.
- Saber apresentar, ouvir e argumentar durante a apresentação do seminário da sua equipe e dos colegas.
Partindo dos conhecimentos prévios dos alunos e dos conteúdos básicos trabalhados anteriormente em sala de aula, o professor fará uma breve exposição oral a respeito da história da escravidão e do tráfico de escravos no Brasil, bem como da trajetória dos negros brasileiros após a Abolição, dialogando com os alunos a respeito das condições históricas que provocaram a Diáspora Negra no Brasil e suas repercussões na nossa sociedade atual, além de discutir as suas contribuições para a diversidade musical brasileira provenientes dos ritmos, instrumentos e sonoridades africanas.
Em momento anterior a esta aula, os alunos serão orientados pelos professores de História e de Arte a realizar pesquisa bibliográfica preliminar a respeito dos ritmos, instrumentos e sonoridades africanas. Poderão ser consultadas as fontes indicadas pelos professores (listadas nas referências bibliográficas do presente Plano de Aula) e outras disponíveis na internet pesquisadas pelos alunos.
Serão apresentados aos alunos os seguintes ritmos:
- maracatu
- samba
- lundu
- coco
- jongo
- tambor de crioula
Outros ritmos também podem ser sugeridos e acrescentados, conforme o interesse dos professores e alunos. Sugere-se que seja realizado um sorteio para a definição dos ritmos a serem apresentados por cada equipe.
Os vídeos sugeridos na bibliografia são sugestões que contemplam diferentes abordagens destes ritmos e sua apresentação aos alunos dependerá da abordagem escolhida pelo professor.
Como a atividade é interdisciplinar, a construção dos instrumentos musicais será orientada pelo professor de Arte. Ao professor de História caberá orientar e conduzir a preparação do seminário.
Cada equipe receberá, mediante sorteio, um ritmo musical de origem africana existente no Brasil. Deverá realizar pesquisa bibliográfica orientada pelos professores de História e de Arte a respeito do tema, destacando o contexto histórico do ritmo original em questão e suas características no continente Africano; o contexto histórico do surgimento do ritmo em questão e suas características no Brasil; localização geográfica da origem do ritmo em questão, na África e no Brasil; os principais instrumentos musicais utilizados; as letras das músicas, se houver; as danças que acompanham o ritmo; as transformações sofridas ao longo do tempo e seus principais representantes na atualidade.
Vale lembrar que a orientação para a pesquisa e elaboração do Seminário ocorrerá nas aulas de História e Arte e também em outros meios, como por exemplo grupos de discussão em Redes Sociais que são comuns aos alunos. Estes momentos de orientação não estão descritos detalhadamente neste Plano de Aula devido tempo máximo estabelecido de 120 minutos. Assim, ressalta-se que a atividade irá muito além deste curto tempo, envolvendo os alunos por várias aulas.
Cada equipe deve apresentar o seminário referente ao tema específico sorteado, intercalando a exposição oral com pequenos trechos de vídeos ou músicas pesquisados, além de apresentar aos colegas os instrumentos musicais confeccionados por eles, pertinentes aos ritmos estudados, produzidos nas aulas de Arte.
Continuação da apresentação dos seminários.