Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

120
minutos

Da África para a África

A partir de material de pesquisa solicitado e trazido para a sala de aula, os serão convidados a pensar a África por si, independente da sua relação com o Brasil ou com outros lugares. O objetivo é pensar a África nas suas diversas religiosidades, economias, relações interculturais, áreas geográficas, configurações sociais, entre outras características.

Plano de aula construído por
Blenda Cunha Moura (Cruzeiro do Sul / AC)

Objetivos

-Compreender a diversidade da África a partir de si mesma;

-Analisar fontes, imagens e textos que tratem da África nas suas relações e concepções internas;

-Perceber a diversidade dos modos de vida e da cultura africana;

-Pensar a África de modo um pouco mais independente da sua relação com o Brasil ou com a questão escravista;

-Relacionar o material trazido a outras fontes e materiais trazidos para discussão pela professora;

-Ampliar a noção de África, percebendo-a como um continente diverso, com dinâmica própria.

Requisitos

Aos alunos será solicitado que tragam qualquer material relacionado à África, de preferência que esteja relacionado a séculos anteriores ao XX, mas não necessariamente.

Além do material que trarão, será necessário um notebook, um projetor multimídia e caixas de áudio para a apresentação das fontes, imagens e músicas que complementarão a aula.

Avaliação

A avaliação inicia desde a participação dos alunos, quando trouxerem o material solicitado e discutirem o porquê de terem trazido tal material e o que consta no mesmo.

(Valor: 3,0 pontos)

Num segundo momento, será solicitado que os alunos respondam ao seguinte questionário:

1.Qual foi o seu procedimento de pesquisa para trazer o material solicitado?

2. Como você via a África antes dessa aula?

3. Que material apresentado em aula mais te impressionou? Por que?

4. Algo mudou na sua visão sobre a África? Explique.

(Valor: 3,0 pontos)

Finalmente, 6 obras da literatura africana em língua portuguesa serão distribuídas em equipes de 5 alunos para que leiam e façam uma discussão em sala.

(Valor: 4,0 pontos)

1
15
min

Exposição Oral por parte do professor

Será solicitado aos alunos que tragam, para a próxima aula, um material de pesquisa sobre a África, de preferência que trate de assuntos restritos ao continente.

2
45
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Debate e discussão cotejando o material trazido pelos alunos com fontes, imagens e áudios levados pela professora.

Ao final da aula, um questionário será dado aos alunos para que respondam e reflitam em casa e tragam na próxima aula.

3
15
min

Exposição Oral por parte do professor

Aos alunos será solicitado que leiam, em equipes de 5, as seguintes obras da literatura africana em língua portuguesa:

1.Terra Sonâmbula - Mia Couto

2.O vendedor de passados - José Eduardo Agualusa

3.Yaka - Pepetela

4.Os flagelados do vento leste - Manuel Lopes

5.Bom dia camaradas - Ondjaki

6.Balada de Amor ao Vento - Paulina Chiziane

4
45
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Debate e discussão sobre o conteúdo dos livros.