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Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

120
minutos

Os sambas enredo nas aulas de História: vamos falar de África e da Cultura Afro-brasileira

Geralmente envolto em assuntos históricos, os sambas de enredo podem servir como um importante subsídio didático. Este projeto visa analisar a influência africana e da cultura afro-brasileira na formação do povo brasileiro a partir da análise de sambas, que apresentam versões sobre fatos, eventos e personagens do passado, inclusive destacando temáticas desvalorizadas pela historiografia oficial.

Plano de aula construído por
Manuela Arruda dos Santos Nunes da Silva (Pontes e Lacerda / MT)

Objetivos

GERAL

Fomentar atividades pedagógicas que visem a contribuir para a efetivação de ações que estejam em consonância com a lei nº 10.639/03, que trata da inserção da História e Cultura Afro-brasileira dentro do currículo escolar da Escola Estadual 14 de Fevereiro, situada no município de Pontes e Lacerda. Para esta aula, buscar-se-á trabalhar mais especificamente com estudantes do 2º ano do ensino médio da referida unidade. A fim de fomentar um debate a respeito do protagonismo da matriz africana na cultura brasileira a partir da análise dos sambas enredo apresentados pelas escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro do carnaval de 1988, ano em que se “comemorou” o centenário da abolição da escravidão no país.

ESPECÍFICOS

Trabalhar junto aos discentes os conteúdos curriculares necessários para um entendimento mais amplo acerca das contribuições culturais de africanos e afro-brasileiros, enquanto pilares étnicos, fundamentais na construção da sociedade brasileira;

Contextualizar o nascimento do samba, enquanto gênero musical, e o momento histórico de transição entre o fim do Império e o início da República;

Apresentar os diferentes tipos de samba no Brasil: samba canção, samba enredo, Samba de partido alto, Pagode, Samba carnavalesco, Samba-exaltação, Samba de breque, Samba de gafieira;

Analisar as letras dos sambas dos seis sambas enredo que abordaram o centenário da abolição da escravidão no carnaval de 1988;

Realizar um estudo comparativo entre as letras de: “Kizomba, festa da raça” da G.R.E.S Unidos de Vila Isabel e “100 anos de liberdade - realidade ou ilusão” da G.R.E.S Estação Primeira de Mangueira, por serem os dois sambas que destacaram de forma mais crítica, às contribuições e a resistência africana na construção do Brasil.

Propor uma atividade de cunho interdisciplinar que envolva os professores de língua portuguesa, geografia e literatura do estabelecimento escolar com o objetivo de contextualizar os discentes a respeito do contexto histórico, localização geográfica e línguas dos territórios africanos citados nas letras dos sambas analisados;

Valorizar a cultura negra na constituição da nação, reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade brasileira.

Requisitos

Discutir os conceitos de: Cultura; Etnocentrismo; A herança africana na cultura afro-brasileira; os diferentes tipos de samba enredo.

Recursos Humanos:

Professor de História e Áreas Afins;

Recursos Materiais:

Sala de aula; Livros sobre a temática; Sala de vídeo; Data Show; Notebook; Caixa de som; textos impressos; Disponibilidade para a impressão de Textos e imagens; Máquina Fotográfica.

Avaliação

A avaliação se dará de forma contínua. A princípio, faremos uma avaliação diagnóstica, com o objetivo verificar o conhecimento prévio dos estudantes. Levar-se-á em conta a participação efetiva dos estudantes ao longo de todo o processo educativo. Objetivamos estimular os alunos a se desenvolverem nas suas potencialidades, para além dos conhecimentos históricos. Analisaremos, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com as peculiaridades de cada aluno) no decorrer das aulas. Os estudantes serão estimulados a expressar suas opiniões, por meio da exposição oral e escrita de suas concepções, bem como a realização de debates coletivos, a fim de que possamos partilhar o conhecimento que foi sendo construído individual e coletivamente.

Juntamente com a professora de língua portuguesa avaliaremos a produção textual dos alunos, bem como será feito um glossário com as palavras de origem africanas que compõem as letras dos sambas analisados. Os trabalhos dos alunos serão compilados no blog da escola e espera-se que o gênero samba continue sendo utilizado, como possibilidade metodológica para trabalhar outros conteúdos históricos.

1

min

Exposição Oral por parte do professor

1 EXPOSIÇÃO ORAL POR PARTE DO PROFESSOR

Duração: 10 minutos

Explicação inicial sobre o tema e como iremos trabalhar nas próximas aulas.

2 VÍDEO/MÚSICA/IMAGEM

Duração: 5 minutos

A exibição do vídeo de 2:27 minutos objetiva fazer um breve retrospecto sobre a escravidão no Brasil e como se deu o processo de abolição. (Devemos considerar que a turma já tem um conhecimento prévio sobre esse processo)

Arquivos e links

1. http://www.youtube.com/watch?v=soX9lGcF_oo

3 ATIVIDADE ORAL ENVOLVENDO A CLASSE (PERGUNTAS/RESPOSTAS/DEBATE)

Duração: 15 minutos

(Os alunos já terão lido e analisado na aula de língua portuguesa o texto da Revista de História intitulado "O professor Samba" de Marcos Alvito. Cujo o arquivo se encontra em anexo: RHBN 01/10/2013)

Discutiremos o nascimento do samba como ritmo de contestação e como elemento identitário de negros recém libertos.

4 VÍDEO/MÚSICA/IMAGEM

Duração: 10 minutos

Após o debate, os alunos deverão assistir um documentário de 09:57 minutos intitulado "A cor da cultura - Projeto cantando a História do Samba)

Link: http://www.youtube.com/watch?v=5wA6pn5z4nI

5 EXPOSIÇÃO ORAL POR PARTE DO PROFESSOR

Duração: 20 minutos

Apresentaremos as letras dos seis sambas enredo que serão trabalhados. Explicar-se-á aos estudantes que a escolha pelo ano de 1988 se deu em função das "comemorações" do centenário na abolição da escravidão. Naquele ano, várias escolas cariocas abordaram seja direta ou indiretamente o tema, sempre valorizando a cultura afro-brasileira e trazendo reminiscências de elementos africanos. Será entregue aos estudantes as letras impressas dos sambas trabalhados. O mesmo material deverá ser utilizado na aula de língua portuguesa, em que os alunos vão desconstruir as letras a fim de entender os elementos fonéticos, semânticos, sintáticos e sócio-linguísticos. A turma será dividida em seis grupos de cinco alunos o que corresponde ao números de sambas analisados. Como atividade de casa eles deverão elencar os elementos relacionados a cultura africana presentes na letra que pertence ao seu grupo

Arquivos e links:

http://www.youtube.com/watch?v=5wA6pn5z4nI

6 DEBATE EM GRUPO

Duração: 45 minutos

Cada grupo deverá apresentar o “seu” samba seguindo a seguinte ordem:

1. G.R.E.S. PORTELA: ENREDO: LENDA CARIOCA, OS SONHOS DO VICE-REI

2. G.R.E.S. TRADIÇÃO: ENREDO: O MELHOR DA RAÇA - O MELHOR DO CARNAVAL

3. G.R.E.S. BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS: ENREDO: SOU NEGRO DO EGITO À LIBERDADE

4. G.R.E.S. UNIDOS DE VILA ISABEL: ENREDO: KIZOMBA, FESTA DA RAÇA

5. G.R.E.S. IMPÉRIO SERRANO: ENREDO: PÁRA COM ISTO DÁ CÁ O MEU

6. G.R.E.S. ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA: ENREDO:100 ANOS DE LIBERDADE – REALIDADE OU ILUSÃO?

Os alunos exporão quais as descobertas foram feitas a partir da análise do samba, bem como deverão apresentar um roteiro da apresentação que será disponibilizado para a turma e, após a correção, poderá ser disponibilizado no blog da escola.

7 EXPOSIÇÃO ORAL POR PARTE DO PROFESSOR

Duração: 20 minutos

Finalização da atividade. Socialização da experiência e estímulo a reflexão coletiva sobre as diferentes perspectivas a respeito do mesmo evento histórico. Fechamento com a retomada do verso do samba da Mangueira: “100 anos de liberdade – realidade ou ilusão?”

“será que já raiou a liberdade

ou se foi tudo ilusão

será, que a lei Áurea tão sonhada

há tanto tempo assinada

não foi o fim da escravidão?”

A fim de que os estudantes possam refletir sobre as rotinas e rupturas da exclusão do negro no Brasil.