Apresentar o cotidiano da escravidão para os alunos do 2º Ano do Ensino Médio por meio de imagens e documentos nos quais homens e mulheres, escravos e libertos, a partir das relações de negociação e conflito, superavam as dificuldades do dia a dia.
Discutir o conceito de escravidão a partir das novas perspectivas historiográficas.
Analisar a dinâmica de trabalho dos homens e mulheres negras na Bahia do século XVIII.
Desconstruir a visão estereotipada da escravidão vinculada nas imagens contidas nos livros didáticos.
Construir uma postura de respeito frente à história e cultura afro-brasileira.
Elevar a autoestima dos alunos afrodescendentes.
Data show
Material Impresso (textos e avaliações)
Mapas
TV
Aparelho de DVD
Será avaliada a participação dos alunos nas discussões e debates ao longo da aula, considerando a capacidade de argumentação e reflexão dos mesmos, bem como a realização da tarefa solicitada, como as produções textuais.
Apresentar o conceito de escravidão;
Expor as diversas formas de trabalho escravo;
Apresentar as estratégias de resistência utilizadas pelos escravos;
Conhecer o cotidiano da escravidão na comunidade local.
Desenvolvimento da leitura de imagens, vídeo e documentos.
Apresentação das imagens (Slide Show) África: de A à Z.
Exibição do documentário "Brasil Colônia" de Boris Fausto.
Apresentação de fontes históricas da História Regional: registro de compra e venda de escravos; cartas de alforria; cartas de liberdade.
Produzir um texto narrativo a partir da analise e estudo das imagens e documentos apresentados.
Exposição do conteúdo apreendido pelos alunos, leitura oral com debate das respostas para entender o que os alunos de fato compreenderam do tema passado.