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Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

100
minutos

O cotidiano dos escravizados e libertos no Sertão da Bahia Setecentista

A historiografia sobre o sertão baiano, produzida por memorialistas, atribui às famílias poderosas locais a responsabilidade pela expansão do território. Contudo, esta versão omite a participação das populações negras. Este momento, a partir da analise dos documentos e imagens, visa mostrar a importante atuação das populações negras livres ou escravas nos Sertões da Bahia durante o século XVIII.

Plano de aula construído por
Solon Natalício Araújo dos Santos (Morro do Chapéu / BA)

Objetivos

Apresentar o cotidiano da escravidão para os alunos do 2º Ano do Ensino Médio por meio de imagens e documentos nos quais homens e mulheres, escravos e libertos, a partir das relações de negociação e conflito, superavam as dificuldades do dia a dia.

Discutir o conceito de escravidão a partir das novas perspectivas historiográficas.

Analisar a dinâmica de trabalho dos homens e mulheres negras na Bahia do século XVIII.

Desconstruir a visão estereotipada da escravidão vinculada nas imagens contidas nos livros didáticos.

Construir uma postura de respeito frente à história e cultura afro-brasileira.

Elevar a autoestima dos alunos afrodescendentes.

Requisitos

Data show

Material Impresso (textos e avaliações)

Mapas

TV

Aparelho de DVD

Avaliação

Será avaliada a participação dos alunos nas discussões e debates ao longo da aula, considerando a capacidade de argumentação e reflexão dos mesmos, bem como a realização da tarefa solicitada, como as produções textuais.

1
20
min

Exposição Oral por parte do professor

Apresentar o conceito de escravidão;

Expor as diversas formas de trabalho escravo;

Apresentar as estratégias de resistência utilizadas pelos escravos;

Conhecer o cotidiano da escravidão na comunidade local.

2
30
min

Vídeo/Música/Imagem

Desenvolvimento da leitura de imagens, vídeo e documentos.

Apresentação das imagens (Slide Show) África: de A à Z.

Exibição do documentário "Brasil Colônia" de Boris Fausto.

Apresentação de fontes históricas da História Regional: registro de compra e venda de escravos; cartas de alforria; cartas de liberdade.

3
30
min

Produção escrita individual (alunos)

Produzir um texto narrativo a partir da analise e estudo das imagens e documentos apresentados.

4
20
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Exposição do conteúdo apreendido pelos alunos, leitura oral com debate das respostas para entender o que os alunos de fato compreenderam do tema passado.