Conhecer por meio de leituras e discussões em sala de aula o contexto econômico e social da Europa entre os séculos XV e XVIII, percebendo as ideologias e mentalidades dos povos europeus com relação à África e América.
Identificar a partir da leitura de imagens e pesquisas a diversidade cultural do continente africano, analisando como as concepções sobre a África foram elaboradas e se perpetuaram ao longo de séculos.
Reconhecer e valorizar a diversidade da cultura africana e sua influência para a formação da sociedade brasileira, analisando as contribuições dos negros para a economia, a cultura e religião no Brasil.
Vídeos “o perigo de uma história única”, uma palestra da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, e “A historiografia brasileira sobre a escravidão e suas relações com a História da África” de Silvia Lara (UNICAMP), imagens diversas do continente africano, equipamentos multimídia, livros didáticos, materiais do Projeto A cor da Cultura disponíveis na internet, textos diversos, mapas.
A avaliação será continua e pautada em argumentação e contextualização das temáticas. Serão observados os conhecimentos prévios e as articulações com as novas informações em debates, bem como, através de pesquisas e leituras direcionadas e posteriores ao início das discussões do tema. Atividades escritas também serão aplicadas e avaliarão os conhecimentos adquiridos em sala e para além dela.
O tema “África” será apresentado oralmente pelo professor de forma superficial, e a dinâmica “a palavra é África...” será proposta no sentido de sondar os conhecimentos prévios da turma, provocando os alunos. Nesta dinâmica os discentes dirão o que vem a sua mente ao ouvir a palavra “África”. Logo após, serão exibidas imagens diversas do continente africano. Provavelmente algumas palavras e imagens serão contraditórias e a discussão de desconstrução de concepções de uma África única se iniciará com as observações da classe e intervenções do professor.
Será exibido o vídeo "o perigo de uma história única” uma palestra da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie no qual a escritora narra sua experiência enquanto africana em meio uma sociedade que lhe impunha uma visão singular de um continente extremamente plural. Após o vídeo abriremos espaço para debate com tema “África: singular ou plural?” onde poderemos discutir a construção de concepções unilaterais e seus propósitos em contextos históricos específicos.
Como complemento, faremos a exibição de vídeo aula “A historiografia brasileira sobre a escravidão e suas relações com a História da África” com Silvia Lara e debate referente às diferentes leituras de historiadores, antropólogos e sociólogos da escravidão no Brasil, devendo ser observado os contextos sociais nos quais eles foram produzidos.
Realizar pesquisas e leituras que aprofundem a temática com objetivo de socializar, debater e produzir em sala de aula. Como sugestão apresentaremos algumas opções como:
MUNDIMBE, V. Y. A invenção da África. Concinnitas, ano 11, volume 1, número 16, junho 2010, pp. 73-81; MAMIGONIAM, Beatriz Gallotti. África no Brasil: mapa de uma área em expansão. Topoi, nº 9(2004): 34-56; o material áudio visual do projeto A Cor da Cultura disponível em www.acordacultura.org.br, além de livros didáticos diversos.
No segundo dia, após realizadas pesquisas direcionadas ou não e outras possíveis leituras, as informações serão socializadas em sala de aula com espaço para debate de ideias, perguntas e intervenções do professor.
Como produto/avaliação final será solicitada uma produção textual dissertativa referente à temática. A produção do texto será em sala de aula.