Os alunos entrarão em contato com a tradição oral africana de modo a compreender os seus significados. É importante que eles percebam em quais aspectos a lógica dessa cultura difere da escrita e em que ponto se assemelham. Em uma sociedade oral a fala não é vista apenas como uma forma de comunicação diária, mas também como um meio de preservação do conhecimento. No intuito de tornar mais concreto o entendimento do estudantes sobre os griots, é válido fazer uma analogia entre estes e os repentistas no Brasil, com a diferença de que os griots constituem uma casta(costumam casar entre si), assumindo uma posição social de destaque em seu meio, sendo considerados um guardiães das tradições do seu povo.
Na aula expositiva será um mapa da África, livros de contos africanos, imagens dos griots. Para a confecção dos elementos cênicos, os alunos deverão fazer uso de papel metro, cartolina, tinta e materiais recicláveis e lençóis. Os estudantes farão previamente uma pesquisa individual sobre quem eram os griots, em que região do continente africano estavam presentes e o seu papel naquelas sociedades.
Os alunos serão avaliados qualitativamente pela criatividade, pelo esforço na pesquisa e compreensão do assunto. Empenho, participação em sala e trabalho em grupo são fundamentais na avaliação. Será atribuída uma pontuação no valor de 2,0 à pesquisa extraclasse, que deve conter os seguintes itens: Quem eram os griots? Em quais regiões da África estavam presentes? A que sociedades pertenciam? Qual o seu papel social? Quais os elementos da sua cultura? O aluno deverá desenhar um mapa do continente africano identificando os países e indicando através de uma legenda as partes em que o continente está subdividido( África do Norte, África Ocidental, África Central, África Oriental e África Meridional); destacar os países em que os griots estiveram presentes.
Com base nos textos de Vansina e Hampate-Bâ,o professor fará uma breve explanação sobre a tradição oral da África Ocidental e a importância dos griots como detentores da memória.
Os alunos terão acesso a uma série de contos africanos e formarão equipes, de aproximadamente cinco componentes, para escolher o conto que mais gostaram.
Os alunos irão reler o conto por diversas vezes para compreender melhor o seu significado. Deverão aprofundar também suas pesquisas sobre os Griots e suas tradições. A pesquisa a ser entregue deve conter as seguintes informações: Quem eram os griots? Em quais regiões da África estavam presentes,? A que sociedades pertenciam? Qual o seu papel social? Quais os elementos da sua cultura? O aluno deverá desenhar um mapa do continente africano identificando os países e indicando através de uma legenda as partes em que o continente está subdividido( África do Norte, África Ocidental, África Central, África Oriental e África Meridional); destacar os países em que os gritos estiveram presentes.
Nesta aula, os estudantes irão reproduzir o conto escolhido para os demais colegas de classe, como se fossem um griot. Serão observados o empenho dos alunos, o interesse, a pesquisa feita e a criatividade. Após a apresentação, os demais alunos irão contribuir com o que entenderam sobre o conto. Neste momento também haverá participação do professor.A apresentação dos grupos deverá durar duas aulas de 45 minutos.