O principal objetivo é fazer com que os educandos compreendam as transformações culturais, sociais e políticas sofridas pelo continente e também a maneira como a cultura africana tem influenciado a cultura de outros continentes, especialmente o nosso, e rompam com a práticas preconceituosas relacionadas a cultura africana. O primeiro contato ocorrerá por meio de uma aula expositiva. Num segundo momento os alunos se reunirão em grupos e desenvolverão um projeto. Para tanto, deverão lançar mão de recursos que viabilizem acesso à materiais diversos, como por exemplo, a utilização de mídias diversas.
Cada aula será dirigida tendo em vista uma temática; primeira antropológica, na qual deveremos remontar a origem primitiva dos povos africanos. A segunda temática será cultural, neste momento será elaborada uma pesquisa sobre a construção da cultura africana e a influencia desta cultura na formação da identidade brasileira, serão utilizados como recurso as produções artísticas: música, dança, artes plásticas e etc. A terceira temática versará sobre a questão política no período a escravidão negra, na colonização do continente no século XIX e no contexto político atual.
Evidentemente, será necessário um tempo superior aos 120 minutos apontados, porém só será possível estabelecer o prazo para o termino dos trabalhos à medida que o projeto for aplicado e se observar o andamento da turma.
Deverão ser utilizados documentos e registros da história do continente africano, mapas da época da escravidão negra (século XV em diante), mapas políticos anteriores à colonização do século XIV e mapas políticos atuais. Ademais, utilizaremos produções artísticas que nos ajudem a remontar a História da África.
A avaliação será qualitativa e ocorrerá ao longo da elaboração do projeto.
Serão utilizados como metodologia avaliativa três eixos de aprendizagem: o conteúdo, o aprofundamento no tema e a aproximação com a prática social, relacionada ao produto final apresentado no portfólio.
As respostas dadas pelos alunos e a escolha do material de pesquisa proposto ao longo da elaboração do projeto fornecerá condições necessárias para que possamos identificar o que já compreendido e assimilado pelos alunos e o que no que ainda é preciso trabalhar. Ademais, será feita uma avaliação prévia conjunta (feita pelo professor e pelos alunos) ao final de cada etapa. Isto é, uma vez compreendida a temática [foram sugeridas três] os alunos poderão avaliar o seu trabalho e poderão definir com suas próprias palavras os conceitos estudados.
Esta análise será crucial para a avaliação final, pois revelarão os as problemáticas levantadas, a atitude dos alunos na elaboração de conceitos e também os avanços vivenciados por todos.
Por conseguinte, o produto final, exposto no portfólio, compreenderá apenas uma das etapas do projeto, não tendo, portanto um peso maior na avaliação.
Em suma, compreendemos que em, termos de aprendizagem, o trajeto é muito mais importante que o ponto de chegada e a autonomia é fundamental para a construção do pensamento crítico. Por isso acreditamos que o projeto didático é uma maneira bastante eficaz de trabalhar História da África.
Apresentar algumas características históricas e geográficas do continente africano; a África Saariana e Subsaariana.
Os alunos deverão pesquisar materiais diversos sobre cada um dos temas propostos.
Elaboração do portfólio.
Os alunos deverão reunir os dados recolhidos e apresentar sua própria conceitualização num trabalho redigido em grupo.