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Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

100
minutos

PEGADA AFRICANA NO RIO GRANDE DO SUL

O título dessa aula faz referencia a obra “Pegada Africana”, do escultor Vinicius Vieira de Souza, que integra o Museu de Percurso Negro de Porto Alegre e esta situada no Centro Histórico da cidade. Penso-a como uma aula de sondagem, onde o professor através de imagens e questionamentos vai discutindo e apresentando um pouco do legado da cultura africana no Rio Grande do Sul para os alunos.

Plano de aula construído por
Said Lucas de Oliveira Salomón (Novo Hamburgo / RS)

Objetivos

O objetivo principal dessa aula é reforçar o protagonismo histórico e cultural da população negra do Rio Grande do Sul, combatendo a invisibilidade sócio-cultural, que lhe é tradicionalmente relegada. Nessa proposta, os alunos e alunas serão orientados a trabalhar e discutir, em pequenos grupos, aspectos relevantes da cultura afro-brasileira (espaços, personalidades, manifestações culturais) e depois compartilhar com o restante da turma as aprendizagens desse debate. Alia-se a esse objetivo principal, a busca por difundir o trabalho do Museu de Percurso do Negro, com uma atividade que é pensada para ser feita nas salas de aula de escolas do interior do Rio Grande do Sul - onde uma saída de campo para a visita de muitos espaços que são abordados em sala de aula, nem sempre é possível.

Requisitos

Quadro;

Giz;

Envelopes;

Imagens (extraídas da internet e previamente impressas);

Textos de apoio (extraídos da internet e previamente impressos);

Cartolina;

Canetas coloridas;

Avaliação

A avaliação é pensada para ser feita grupos, e de duas maneiras: no formato de seminário (oral) onde cada grupo apresenta material de seu "envelope" e expõe para a turma; e na forma de um cartaz, elaborado pelo grupo, que é exposto ao final da exposição do grupo;

1
20
min

Exposição Oral por parte do professor

Nessa primeira parte da aula, o professor inicia avaliando os conhecimentos prévios da turma acerca do legado da cultura africana no Rio Grande do Sul. Pode-se partir do próprio título da aula "Pegada Africana no Rio Grande do Sul" para instigar a reflexão e sondar o grau de proximidade que os alunos tem com a temática. Após essa exposição inicial o professor instrui a turma a formar grupos, distribui os envelopes e explica a exposição da dinâmica.

Arquivos e links
2
40
min

Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)

Formados em grupos, os alunos receberam envelopes com conteúdo diferente em cada, por exemplo: um envelope poderá conter fotografias do Mercado Público e textos que remetam a sua história e ao Bará do Mercado; um segundo tratando do poeta Oliveira Silveira, outro envelope poderá fazer referência a Capoeira Angola; seguido por um último tratando do Quilombo da Família Silva. As possibilidades de material que poderá ser convecionado para compor o envelope é inesgotável, nesse trabalho optou-se por materiais iconográficos e textuais, mas também é possível acrescentar músicas.

Após uma discussão inicial, e anotação das primeiras impressões, os alunos serão orientados a convecionar um cartaz e prepara uma exposição oral para ser realizada para os colegas.

No arquivo em anexo, segue um exemplo de materiais que poderiam fazer parte de um envelope.

Arquivos e links
3
40
min

Seminário em grupo (alunos)

O último momento da aula, os alunos apresentarão o seu envelope para o restante da turma, através do cartaz e oralmente. Os demais alunos podem contribuir com questões ou comentários a cerca do envelope dos colegas, enquanto o professor media o seminário e estabelece a relação entre todos os envelopes. Ao final, todos os grupos podem colar os cartazes nas paredes da sala de aula, ou em um mural da escola.

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