Contribuir para que o aluno:
- desenvolva a capacidade de análise de mapas atuais e históricos como fontes de informação;
- perceba a diversidade cultural existente na África e entre os africanos escravizados trazidos para o Brasil;
- reconheça os escravizados na história do Brasil como pessoas diversas, cada qual com sua riqueza cultural;
- perceba a influência da cultura dos escravizados africanos na identidade cultural dos brasileiros.
Música: Respeitem meus cabelos brancos - Chico Cesar (gravação e letra)
Mapa múndi mudo
Mapa da África - político
Mapa da África - regiões
Mapa da África - Estrutura ambiental e recursos minerais e energéticos
Mapa histórico da África - Organizações políticas dos séculos XVI e XVII
Mapa histórico - As rotas da escravidão
Se dará de modo contínuo durante a atividade, observando:
- participação do aluno nas conversas com colocações que questionem os esterótipos e indiquem o reconhecimento da diversidade cultural dos africanos escravizados trazidos para o Brasil;
- atuação nos pequenos grupos respondendo o roteiro de análise documental;
- produção individual de texto com o tema "A diversidade cultural dos africanos escravizados no Brasil".
O professor coloca a seguinte pergunta para a turma: De onde vieram os negros escravizados no Brasil?
A partir da resposta "Vieram da África", instiga a reflexão questionando:
- Onde fica a África?
- De que tamanho é a África?
- Que países existem na África?
- Vieram negros de todas as partes da África para ser escravizados no Brasil?
O professor coloca um mapa múndi político na lousa e distribui uma cópia do mapa político da África para cada aluno e retoma a reflexão sobre a extensão e a diversidade dos países africanos.
O professor explica que ouvirão a música "Meus cabelos brancos", onde Chico Cesar fala de africanos que deram origem ao negro brasileiro. Distribui a letra e coloca o áudio.
O professor pede aos alunos que identifiquem na letra os africanos citados por Chico Cesar. Reflete com os alunos ainda sobre a música:
- Qual a mensagem da música?
- Por que falar sobre cabelo? No dia-a-dia vemos preconceito associado ao cabelo "afro"?
- Que outros elementos culturais africanos são lembrados por Chico Cesar?
O professor pede que os alunos se organizem em grupos de 4 alunos.
Cada grupo recebe um envelope com o desenho de uma baú contendo:
- Mapa da África - regiões
- Mapa da África - Estrutura ambiental, recursos minerais e energéticos
- Mapa histórico da África - Organizações políticas nos séculos XVI e XVII
- Mapa histórico As rotas da escravidão
- Roteiro de questões para análise
Os alunos são orientados a explorar o material observando os mapas e responder ao roteiro.
Os alunos formam um círculo e o professor media a leitura das respostas que deram, comparando as conclusões e refletindo sobre a visão superficial e desconhecedora da diversidade africana que as pessoas em geral possuem sobre a África.
O professor orienta os alunos a produzir um texto com o tema " A diversidade dos escravizados no Brasil".