Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

120
minutos

Abrindo o baú africano da diversidade

Aula para o 7º ano , EF. A prática de aula revela que grande parte dos alunos não sabe se a África é país ou continente, desconhece a diversidade de paisagens, recursos e povos de sua história. É necessário contribuir para ampliar a visão que os alunos possuem sobre a África utilizando diferentes fontes: uma música (sensibilização) e diferentes mapas (questionando visões estereotipadas).

Plano de aula construído por
LUCILENE FERNANDES (São José dos Campos / SP)

Objetivos

Contribuir para que o aluno:

- desenvolva a capacidade de análise de mapas atuais e históricos como fontes de informação;

- perceba a diversidade cultural existente na África e entre os africanos escravizados trazidos para o Brasil;

- reconheça os escravizados na história do Brasil como pessoas diversas, cada qual com sua riqueza cultural;

- perceba a influência da cultura dos escravizados africanos na identidade cultural dos brasileiros.

Requisitos

Música: Respeitem meus cabelos brancos - Chico Cesar (gravação e letra)

Mapa múndi mudo

Mapa da África - político

Mapa da África - regiões

Mapa da África - Estrutura ambiental e recursos minerais e energéticos

Mapa histórico da África - Organizações políticas dos séculos XVI e XVII

Mapa histórico - As rotas da escravidão

Avaliação

Se dará de modo contínuo durante a atividade, observando:

- participação do aluno nas conversas com colocações que questionem os esterótipos e indiquem o reconhecimento da diversidade cultural dos africanos escravizados trazidos para o Brasil;

- atuação nos pequenos grupos respondendo o roteiro de análise documental;

- produção individual de texto com o tema "A diversidade cultural dos africanos escravizados no Brasil".

1
15
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

O professor coloca a seguinte pergunta para a turma: De onde vieram os negros escravizados no Brasil?

A partir da resposta "Vieram da África", instiga a reflexão questionando:

- Onde fica a África?

- De que tamanho é a África?

- Que países existem na África?

- Vieram negros de todas as partes da África para ser escravizados no Brasil?

O professor coloca um mapa múndi político na lousa e distribui uma cópia do mapa político da África para cada aluno e retoma a reflexão sobre a extensão e a diversidade dos países africanos.

Arquivos e links
2
10
min

Vídeo/Música/Imagem

O professor explica que ouvirão a música "Meus cabelos brancos", onde Chico Cesar fala de africanos que deram origem ao negro brasileiro. Distribui a letra e coloca o áudio.

O professor pede aos alunos que identifiquem na letra os africanos citados por Chico Cesar. Reflete com os alunos ainda sobre a música:

- Qual a mensagem da música?

- Por que falar sobre cabelo? No dia-a-dia vemos preconceito associado ao cabelo "afro"?

- Que outros elementos culturais africanos são lembrados por Chico Cesar?

Arquivos e links
2.1
3
35
min

Vídeo/Música/Imagem

O professor pede que os alunos se organizem em grupos de 4 alunos.

Cada grupo recebe um envelope com o desenho de uma baú contendo:

- Mapa da África - regiões

- Mapa da África - Estrutura ambiental, recursos minerais e energéticos

- Mapa histórico da África - Organizações políticas nos séculos XVI e XVII

- Mapa histórico As rotas da escravidão

- Roteiro de questões para análise

Os alunos são orientados a explorar o material observando os mapas e responder ao roteiro.

4
20
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Os alunos formam um círculo e o professor media a leitura das respostas que deram, comparando as conclusões e refletindo sobre a visão superficial e desconhecedora da diversidade africana que as pessoas em geral possuem sobre a África.

5
40
min

Produção escrita individual (alunos)

O professor orienta os alunos a produzir um texto com o tema " A diversidade dos escravizados no Brasil".