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Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

80
minutos

A política de embranquecimento no Estado de São Paulo

O estado de São Paulo foi um dos precursores ao incentivo a imigração, pretendia embranquecer a população paulista, pois, tentava dessa forma europeizar a cidade. Uma das justificativas era dizer que o negro não seria para determinados trabalhos, vamos observar por meio de imagens que essas informações não procedem, muitas vezes os negros faziam os trabalho renegados pela maioria.

Plano de aula construído por
Laís de Leiros Medeiros (São Bernardo do Campo / SP)

Objetivos

Demonstrar que de uma maneira quase imperceptível os negros (após a abolição), estavam trabalhando na cidade de São Paulo e poderiam sim, exercer todas as funções (inclusive dentro das fábricas). Eles normalmente faziam os trabalhos mais difíceis, limpavam os trilhos, lavavam as roupas, etc.

É de suma importância que os alunos reconheçam que a valorização de algumas facetas da nossa identidade são forjadas, e tão importante quanto é faze-los reconhecer a totalidade de nossa formação.

Requisitos

É preciso trabalhar com uma sala do Segundo ano do Ensino Médio, trabalhar anteriormente formas de resistência escrava, tráfico negreiro entre outros, pois são temas que permeiam o tema da aula. Os equipamentos necessários seriam o datashow e um computador, ou se possível utilizar uma impressora e já levar as imagens impressas.

Avaliação

A avaliação se inicia pela oralidade, ao expor uma imagem eles começaram a debater sobre a mesma. Levantando hipóteses acerca do trabalho que o sujeito na foto exercia, no caso, a foto retrata uma lavadeira na Várzea do Carmo, um lugar muito próximo ao centro (mais rico) da cidade. A função dela, no entanto, não é tão citada mas fundamental para a sociedade do período. É preciso que os alunos cheguem até esse ponto, para que possam ter uma perspectiva mais ampla do que há ao redor.

Depois dessa imagem vamos assistir um vídeo sobre quando um indivíduo se "reconhece como negro" e fazer a relação com a nossa "Democracia racial"depois de levantar essas hipóteses podemos passar para a próxima etapa.

Após esse debate, será requerido um texto que poderá ser feito em grupo ou individualmente sobre a experiência do aluno em relação a essa tema.

1
25
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Após a exposição sobre o tema, deixar que os alunos observem a imagem sem interferência, após isso, o debate se inicia.

Arquivos e links
1.1 01.jpg
2
40
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Após esse debate, será requerido um texto que poderá ser feito em grupo ou individualmente sobre a experiência do aluno em relação a essa tema: qual era a sua visão dele antes disso? Ele realmente acha que a democracia racial no Brasil existe? Ou que os negros após a abolição tiveram as mesmas chances de um imigrantes, ou ainda por que a cultura o europeu é melhor do que a do africano?

Arquivos e links
2.1 01.jpg
2.2
3
15
min

Exposição Oral por parte do professor

Essa exposição será feita durante o debate e principalmente após o vídeo.