Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

120
minutos

Relações raciais na sala de aula: construindo referências

A educação é um ato permanente, dizia Paulo Freire. Assim, discutir as relações raciais na sala de aula torna-se um instrumento para construção de uma sociedade antirracista, onde o ambiente escolar atua como espaço de combate ao racismo e à discriminação. Nossa proposta é levar os alunos a questionar suas experiências de racismo a partir de um diálogo com a História da África.

Plano de aula construído por
Camila Carolina Flausino (Conselheiro Lafaiete / MG)

Objetivos

- Identificar, a partir da percepção dos alunos, o tema do racismo;

- Estimular o relato de experiências racistas conhecidas pelos alunos;

- Debater com os alunos as impressões que tiveram do vídeo "Vista Minha Pele";

- Refletir sobre os modos de ser de cada um, a partir da leitura do poema "Quem sou eu?", de Luiz Gama;

- Convidar os alunos a promoverem comparações entre o poema, o vídeo e os relatos sobre racismo realizados por eles;

- Promover debate sobre o costume de fazermos piadas e brincadeiras racistas e discriminatórias;

- Incentivar, junto aos alunos, o desenvolvimento da responsabilidade diária de combater o racismo, a discriminação e o preconceito;

- Discutir com os alunos as relações raciais que eles percebem na nossa escola;

- Reconhecer e valorizar a cultura africana e afrodescendente como formadora de nossa cultura;

- Valorizar a diversidade étnica da nossa sala de aula;

- Auxiliar os estudantes no entendimento do que é cidadania, democracia e equidade.

Requisitos

Vídeo "Vista Minha Pele". Cópia para todos os estudantes do texto: SOUZA, Marina de Mello e. "O caminho em direção à igualdade". In: África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006, pp. 140-145. Poema: "Quem sou eu?", de Luiz Gama. TV e DVD, lápis, caderno, computador com internet, quadro e giz. Estudantes devem fazer leitura prévia do texto.

Avaliação

Processual e contínua ao longo das aulas, a partir da observação dos alunos no desenvolvimento das atividade e participação nas discussões e debates mediados pelo professor. Serão considerados os aspectos qualitativos da interação, relacionando tanto aspectos cognitivos quanto sócio-afetivos. Os alunos deverão realizar o levantamento prévio de questões referentes ao texto e poema para serem discutidos com os demais alunos. No decorrer das aulas, os alunos serão estimulados a realizar pesquisas em casa sobre os temas estudados para que ampliem o conhecimento. Será solicitado aos alunos que anotem as informações e conclusões no caderno e compartilhem o material produzido na sala de aula com os colegas nos debates. Nesse momento, os alunos serão convidados a formarem um círculo. Utilizaremos o recurso da autoavaliação, ou seja, o próprio aluno avalia o sua participação junto ao professor. OBSERVAÇÃO: a aula foi desenvolvida para os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental.

1
10
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Iniciar e conduzir o debate a partir da percepção dos alunos sobre suas próprias identidades e aquelas que os cercam. Estimular o diálogo, a partir de seus relatos.

2
40
min

Vídeo/Música/Imagem

Os alunos serão convidados a assistir ao vídeo "Vista Minha Pele". Em seguida, faremos um debate sobre as impressões que tiveram do vídeo, bem como das questões que eles mesmos levantarem sobre as relações raciais exibidas vídeo, traçando um comparativo com a realidade a partir de suas experiências. Sugerir que os alunos façam anotações no caderno dos principais pontos debatidos.

3

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Ao final da primeira aula, cada estudante receberá uma cópia do texto: SOUZA, Marina de Mello e. "O caminho em direção à igualdade". In: África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006, pp. 140-145 e do poema "Quem sou eu?", de Luiz Gama para levarem para casa e realizarem a leitura. Os alunos deverão trazer esse material devidamente lido para a próxima aula. Solicitar aos alunos que montem um quadro com as principais informações sobre o texto: Quem é a autora do texto? Qual tema é retratado no texto? Que informações novas ele trouxe para você? Como a autora aborda o tema? Que relação podemos fazer entre o texto e o vídeo "Vista Minha Pele" assistido na última aula? Sobre o Poema: Quem é o autor do poema? Qual é o tema abordado no poema? Que ligação podemos estabelecer entre o texto e o poema? Pedir que façam uma breve pesquisa sobre a biografia de Luiz Gama e anotem os resultados no caderno. Pedir para fazerem um Vocabulário no caderno das palavras desconhecidas.

4
40
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Formar um círculo na sala. Iniciar a aula questionando aos estudantes sobre o texto, se gostaram e pedindo que relatem as informações preenchidas no quadro para dar início ao debate. Enfatizar a manifestação de opiniões sobre a relação que podemos estabelecer entre o texto e o vídeo "Vista Minha Pele" assistido na última aula. Estimular a livre manifestação dos estudantes. Sugerir que anotem as considerações no caderno. A seguir, pedir que cada aluno leia uma parte o poema "Quem sou eu?", de Luiz Gama, em voz alta. Prosseguir com a discussão das informações preenchidas no quadro sobre o poema e sobre o autor. Questionar aos alunos: Por que é importante respeitar as diferenças de cada um? Por que é preciso valorizar os modos de ser de cada um? Pedir para levantarem, oralmente, as principais características observáveis da população brasileira. Sugerir que anotem no caderno as observações e palavras que mencionarem. Esperamos que tal atividade enriqueça o debate na medida em que promoverá uma reflexão entre os alunos sobre os adjetivos e características levantadas a partir de suas próprias percepções.

5

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Pedir que os alunos realizem em casa, em folha separada para entregar, a autoavaliação individual e coletiva da experiência e da aprendizagem que tiveram. Solicitar que apresentem os pontos positivos e aqueles que poderiam ser melhorados.

6
30
min

Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)

No último momento, pedir que os alunos compartilhem com seus colegas as principais impressões e conclusões que tiveram, procurando resgatar os aspectos mais importantes que foram estudados e debatidos. Pedir que tentem sintetizar seu aprendizado, individual ou coletivamente, através de um desenho, um poema, um texto, uma história em quadrinho, um cartaz, enfim, que usem a criatividade e compartilhem o material produzido com seus colegas.