Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

120
minutos

África: um continente distante e desconhecido?

A aula proposta será desenvolvida em três horas/aula e pode ser aplicada a qualquer série do Ensino Fundamental 2, visto que aborda assuntos gerais e cotidianos, não senso necessário pré-requisitos conceituais. A aula apresentada não se esgota, ela apenas levanta a importância do estudo, devendo ser alongada com outros temas referentes a História da África e em outros momentos do ano letivo.

Plano de aula construído por
Patrícia de Toledo Carvalho (Uberaba / MG)

Objetivos

Objetivo Geral:

- Despertar o interesse pela História da África

Objetivos específicos:

= Conhecer o continente africano;

- Conhecer a riqueza natural, histórica e cultural da África;

= Compreender a importância da África para a formação da cultura brasileira;

= Perceber traços marcantes da cultura africana no cotidiano;

- Expor suas impressões através da construção escrita

Requisitos

- Sala de aula com acesso a multimídia;

- Mapas da África: político atual, geográfico (apresentando principalmente as riquezas naturais e minerais), histórico (grandes reinos) e linguístico.

- Material escolar básico: folhas pautadas, lápis, borracha e caneta.

Avaliação

Os alunos serão avaliados durante todo o desenvolvimento da aula. Serão avaliados, especialmente, os seguintes aspectos:

- Leitura e interpretação de textos, mapas e vídeos;

- Oralidade (debates em sala de aula);

- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

Ao final do processo, em grupos de 4, os alunos deverão escrever um texto, dissertativo, narrativo ou em versos explicitando e relacionando os conceitos estudados. Deverão comentar os aspectos geográfico, históricos, étnicos e culturais africanos, partindo da inter-relação com o Brasil.

1
20
min

Vídeo/Música/Imagem

O vídeo deverá ser apresentado aos aluno logo no início da aula, duas vezes, para sensibilização e parar levantar as primeiras discussões; assim o professor poderá apreender dos alunos o que pensam e o que sabem sobre África.

Arquivos e links
1.1
2
30
min

Exposição Oral por parte do professor

Com o auxílio de mapas da África, político, geográfico, histórico e linguístico, o professor fará exposição de conceitos. o Objetivo é apresentar a África aos alunos, como um grande continente, com todos os seus países, vegetação, clima, riquezas minerais. Em um segundo momento, o professor mostrará que a África já possuía história antes da chegada dos europeus, apresentando a localização dos grandes impérios e reinos africanos da antiguidade e Idade Média. O último mapa a ser apresentado é o linguístico, para analisar e comparar as diferenças étnicas do continente. Pode ser comparado diretamente ao mapa político atual, para que os alunos percebam que a divisão territorial não corresponde à étnica.

3
20
min

Vídeo/Música/Imagem

O professor apresentará o trailer do filme Kiriku e a feiticeira e contará resumidamente a lenda, contextualizando com a presença de grandes reinos africanos e suas principais características. Após a apresentação, os alunos deverão refletir sobre a presença da África na formação da cultura brasileira e debater em sala de aula.

Arquivos e links
3.1
4
30
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Em grupos de quatro, aproximadamente, considerando o número de alunos na sala, os alunos deverão escrever um texto, dissertativo, narrativo ou em versos explicitando e relacionando os conceitos estudados. Deverão comentar os aspectos geográfico, históricos, étnicos e culturais africanos, partindo da inter-relação com o Brasil.

O ideal é que a escolha dos grupos seja mediada pelo professor para evitar exclusões e formação de grupos homogêneos.

5
20
min

Seminário em grupo (alunos)

Os grupos deverão ler e apresentar para a sala o resultado da produção escrita proposta na atividade anterior.