Objetivo Geral:
- Despertar o interesse pela História da África
Objetivos específicos:
= Conhecer o continente africano;
- Conhecer a riqueza natural, histórica e cultural da África;
= Compreender a importância da África para a formação da cultura brasileira;
= Perceber traços marcantes da cultura africana no cotidiano;
- Expor suas impressões através da construção escrita
- Sala de aula com acesso a multimídia;
- Mapas da África: político atual, geográfico (apresentando principalmente as riquezas naturais e minerais), histórico (grandes reinos) e linguístico.
- Material escolar básico: folhas pautadas, lápis, borracha e caneta.
Os alunos serão avaliados durante todo o desenvolvimento da aula. Serão avaliados, especialmente, os seguintes aspectos:
- Leitura e interpretação de textos, mapas e vídeos;
- Oralidade (debates em sala de aula);
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.
Ao final do processo, em grupos de 4, os alunos deverão escrever um texto, dissertativo, narrativo ou em versos explicitando e relacionando os conceitos estudados. Deverão comentar os aspectos geográfico, históricos, étnicos e culturais africanos, partindo da inter-relação com o Brasil.
O vídeo deverá ser apresentado aos aluno logo no início da aula, duas vezes, para sensibilização e parar levantar as primeiras discussões; assim o professor poderá apreender dos alunos o que pensam e o que sabem sobre África.
Com o auxílio de mapas da África, político, geográfico, histórico e linguístico, o professor fará exposição de conceitos. o Objetivo é apresentar a África aos alunos, como um grande continente, com todos os seus países, vegetação, clima, riquezas minerais. Em um segundo momento, o professor mostrará que a África já possuía história antes da chegada dos europeus, apresentando a localização dos grandes impérios e reinos africanos da antiguidade e Idade Média. O último mapa a ser apresentado é o linguístico, para analisar e comparar as diferenças étnicas do continente. Pode ser comparado diretamente ao mapa político atual, para que os alunos percebam que a divisão territorial não corresponde à étnica.
O professor apresentará o trailer do filme Kiriku e a feiticeira e contará resumidamente a lenda, contextualizando com a presença de grandes reinos africanos e suas principais características. Após a apresentação, os alunos deverão refletir sobre a presença da África na formação da cultura brasileira e debater em sala de aula.
Em grupos de quatro, aproximadamente, considerando o número de alunos na sala, os alunos deverão escrever um texto, dissertativo, narrativo ou em versos explicitando e relacionando os conceitos estudados. Deverão comentar os aspectos geográfico, históricos, étnicos e culturais africanos, partindo da inter-relação com o Brasil.
O ideal é que a escolha dos grupos seja mediada pelo professor para evitar exclusões e formação de grupos homogêneos.
Os grupos deverão ler e apresentar para a sala o resultado da produção escrita proposta na atividade anterior.