Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

100
minutos

A reconfiguração da identidade do(s) povo(s) sul-africano(s), no período pós-Apartheid.

O plano de aula será desenvolvido para turmas do 3º ano do Ensino Médio, na faixa etária entre 16 e 17 anos. Abordagem interacionista e intertextual sobre o regime segregacionista do Apartheid, na África do Sul, e análise das dificuldades e das soluções encontradas pelo Governo Mandela (1994-1999), no sentido de reconfigurar a identidade sul-africana pós-Apartheid.

Plano de aula construído por
José Gerardo Bastos da Costa Júnior (Mossoró / RN)

Objetivos

- Conceituar Apartheid.

- Compreender como se formou o regime segregacionista sul-africano, a partir de 1911.

- Interpretar e relacionar com o tema da aula, o poema "Invictus", de William Ernest Henley.

- Entender como se deu o fim do regime do Apartheid, na África do Sul.

- Identificar as dificuldades encontradas pelo Governo de Nelson Mandela e as soluções encaminhadas, para a reconfiguração da identidade sul-africana, pós-Apartheid.

Requisitos

- Cópias do texto "A vitória de Mandela", da Revista História Viva.

- Cópias do poema "Invictus", do poeta britânico William Ernest Henley, escrito em 1875.

- O DVD do filme "Invictus".

- A sala de aula deve estar equipada com instrumentos de multimídia.

Avaliação

Recebimento e correção das questões sobre o texto "A vitória de Mandela", da Revista História Viva.

Observações escritas, a respeito da capacidade dos discentes de interpretar o poema "Invictus" e de relacioná-lo com o tema da aula.

Análise dos textos escritos pelos estudantes ao final da aula.

1

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Com o objetivo de que os estudantes tenham um contato prévio com o assunto e para os instigar sobre o tema da aula, no final da aula anterior, entregar o texto "A vitória de Mandela", da Revista História Viva, Nº 76, de fevereiro de 2010.

Os discentes devem fazer uma leitura do texto supracitado e responder às seguintes questões:

- Conceitue Apartheid.

- Estabeleça a cronologia do Apartheid, ao longo do século XX.

- Trace uma linha histórica de Nelson Mandela.

- Qual a importância do Congresso Nacional Africano (CNA) na luta contra o Apartheid?

- Como se dá o fim do regime do Apartheid na África do Sul?

- Quais os principais objetivos e atitudes do Governo de Nelson Mandela (1994-1999) pós-Apartheid?

2
15
min

Exposição Oral por parte do professor

Iniciar a aula expondo aos estudantes sobre o tema e os objetivos da aula.

Perguntar a opinião deles sobre o texto estudado antecipadamente em casa. Ouvir as respostas e intervir no sentido de estimular a compreensão da temática abordada.

Receber as respostas das questões referentes ao texto estudado em casa.

3
25
min

Leitura de texto em sala de aula

Após a introdução, distribuir aos estudantes o poema "Invictus", do britânico William Ernest Henley, escrito em 1875.

Eles devem fazer uma leitura interpretativa do poema "Invictus", em grupo, relacionando com a temática da aula. Cada grupo escolherá um representante para sintetizar as interpretações produzidas pela equipe.

O professor deve fazer anotações a respeito da capacidade dos discentes de interpretar o poema "Invictus" e de relacioná-lo com o tema da aula.

Arquivos e links
4
35
min

Vídeo/Música/Imagem

Trechos do filme "Invictus", previamente escolhidos, devem ser apresentados com o objetivo de identificar as dificuldades e as soluções encontradas pelo Governo Mandela, no sentido de reconfigurar a identidade do(s) povo(s) sul-africano(s), no período pós-Apartheid.

A cada trecho escolhido, refletir com os estudantes sobre as situações apresentadas.

Como por exemplos:

- O fato de Nelson Mandela ter se tornado, para uma grande parcela da população sul-africana, portador de um patrimônio político e moral indiscutível, transformando-se num verdadeiro fiador da transição política e institucional do país.

- O Governo Nelson Mandela se concentrou, particularmente, na tarefa de reconciliação nacional, deixando ao então vice-presidente Thabo Mbeki a gestão cotidiana do Executivo. Enquanto isso, Mandela tentava conter os sectarismos, tanto de representantes dos negros quanto dos brancos, construindo uma identidade nacional através de um dos esportes de preferência na África do Sul , o rugby.

Arquivos e links
5
25
min

Produção escrita individual (alunos)

Os estudantes devem produzir um pequeno texto analítico-argumentativo, respondendo "como ocorreu a reconfiguração da identidade do(s) povo(s) sul-africano(s), no período pós-Apartheid?".

Estes textos comporão, juntamente com as questões sobre o texto e com as observações escritas, a partir da interpretação dos estudantes do poema "Invictus", o processo de avaliação da aprendizagem referente ao tema da aula.

Arquivos e links