Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

120
minutos

A ÁFRICA E SEUS REIS - AS CULTURAS AFRICANAS ANTES DA CONQUISTA EUROPEIA

Apresentar e discutir com as turmas do 6º ano a existência de reinos africanos antes da invasão europeia é o objetivo deste plano. Para o desenvolvimento das atividades propõe-se o trabalho com interpretação de textos e mapas sobre os diferentes reinos africanos. Pretende-se com esta abordagem a valorização das diversas culturas africanas através de sua produção cultural, econômica e política.

Plano de aula construído por
SUELI ROSA GAMA MEDEIROS (São Bernardo do Campo / SP)

Objetivos

Valorizar as diversas culturas afrianas pré-coloniais;

Conhecer alguns dos principais reinos africanos anteriores a conquista europeia e destacar algumas características do cotidiano (expressões artísticas, religiosas, divisão do trabalho, estrutura política, etc.);

Caracterizar o processo de ocupação da África pré-colonização e relacioná-la com as mudanças trazidas pelo colonizador europeu;

Identificar relação entre passado e presente;

Camparar fontes distintas, distinguindo versões diferentes para um mesmo fato histórico;

Construir argumentações por meio de diferentes linguagens: oral, escrita e visual;

Localizar explicações histórica partir da seleção de fontes;

Ler e interpretar mapas dos espaços estudados, imagens, textos historigráficos e documentos visuais.

Requisitos

Pesquisa na sala de informática ou cópias de textos, relacionados aos Reinos Africanos e a diversidade cultural do continente.

Texto sobre a escravidão doméstica na África;

Projeção dos Mapas: África – organizações políticas – séculos XVI – XVII, África Político, África Ocidental.

Avaliação

Os alunos serão avaliados através de exposições orais acerca da leitura do livro "O ovo do elefante" e pesquisas/leituras realizadas sobre os reinos africanos e a diversidade cultural do continente africano. Também fará parte da avaliação, a produção de cartazes, onde os alunos deverão representar por meio de imagens e textos a seguinte questão: A África que eu conhecia, e a África que conheço hoje.

1
20
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Levantamento de conhecimentos prévios em uma roda de conversa.

Neste momento será lançado para a classe os seguintes questionamentos:

Quando falamos da África que tipos de imagens vem a sua memória?

A nossa visão sobre a África é uma visão negativa? Por quê?

O povo africano não era constituído apenas por tribos, mas também por grandes reinos. O que vocês sabem sobre eles?

Neste momento o professor investigará as representações que os alunos têm sobre o continente africano, para que a partir daí possa oferecer subsídios (textos, imagens,vídeos) para desmistificar alguns pontos citados pela classe.

2
25
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Mobilização e orientações para leitura extraclasse do livro "O ovo do elefante" - de Tiago de Melo Andrade.

Após a roda de conversa, sobre os reinos africanos, os alunos serão orientados para que realizem em um prazo de 15 dias, a leitura do livro citado, que conta a história de Badu, "uma menina africana que nasce princesa, mas tem o seu povo dizimado por causa de um enorme diamante encontrado nas terras de sua tribo".

Para o desenvolvimento da leitura, será realizado trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa, onde os alunos serão orientados a pesquisarem notícias, reportagens, contos, diferentes materiais acerca do tema Reinos Africanos. Posteriormente será realizada Roda de Leitura, na qual os alunos poderão expor, e dirimir, suas dúvidas e conclusões e o professor poderá verificar se a leitura foi realmente efetivada e assimilada.

Arquivos e links
3
45
min

Pesquisa em sala de aula (internet)

Com um roteiro pré-definido pelo professor, os alunos farão a leitura dos textos presentes nos sites indicados, afim de que localizem e percebam a grandiosidade dos impérios presentes nos textos. Durante a leitura, deverão observar os seguintes tópicos, que serão posteriormente socializados para a classe:

1) As fontes de riqueza;

2) A estrutura da justiça e a concentração de poder nas mãos do monarca;

3) relação entre os governantes e as religiões;

4) localizar as formas de escravidão que existiram na África antes da colonização europeia - texto "A escravidão doméstica" - págs. 13/15 do livro "Uma história do negro no Brasil".

os itens solicitados no roteiro de pesquisa, serão relacionados com o livro "O ovo do elefante".

Arquivos e links
4
30
min

Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)

Socialização da leitura

Nesta atividade, os alunos apresentarão por meio de cartazes, as suas conclusões acerca da leitura do livro "O ovo do elefante" e as pesquisas realizadas na sala de informática e as discussões realizadas.

Para elaboração dos cartazes, eles deverão responder a seguinte questão:

A África que eu conhecia, e a África que conheço hoje.

Esta atividade será realizada em grupos.