Trabalhar com a oralidade e salientar sua importância para a história;
Identificar e respeitar as diferenças das várias culturas existentes;
Desenvolver a leitura e a interpretação de textos;
Desenvolver a expressão artística
Sala de informática com acesso à internet;
Livros sobre lendas africanas;
Papel sulfite, lápis de cor, lápis preto, recortes de revistas, cola, tesoura.
A avaliação será realizada durante todo o processo, começando pelo envolvimento dos alunos em sala de aula, pesquisa das lendas e povos africanos em livros e na internet, redação de texto, realização da atividade artística (desenho ou colagem retratando a lenda que o aluno escolheu), e a apresentação final em sala de aula, na qual a dupla de alunos deverá contar aos colegas e ao professor a história de um povo africano e sua respectiva lenda.
Levar os alunos à sala de informática e pedir para que os mesmos se organizem em duplas.Iniciar a aula explicando a importância da tradição oral para os povos africanos.
Ainda na sala de informática, cada dupla deverá iniciar a pesquisa das lendas africanas e dos povos que originaram essas lendas. Serão disponibilizados alguns sites e também livros previamente escolhidos para a pesquisa. Essa aula servirá para que os alunos tenham uma noção geral do que poderão encontrar na internet e tirar eventuais dúvidas sobre o trabalho.
Os alunos deverão continuar suas pesquisas como lição de casa. Para aqueles que desejarem ou não têm acesso à internet, serão disponibilizados livros da biblioteca da escola. Também deverão realizar um desenho que retrate a lenda que escolheu.
Cada dupla de alunos deverá apresentar aos colegas a história de um povo africano e a lenda escolhida relativa a esse povo, bem como mostrar o desenho que representa essa lenda. Essa atividade enfatiza a importância da oralidade na transmissão do conhecimento e das tradições dos povos africanos.
Apresentação das duplas que não conseguiram expor suas pesquisas na aula anterior.