- Estimular os alunos a refletir sobre os preconceitos raciais, ainda existentes na região Oeste de Santa Catarina. Esse território teve uma migração de predominância teuto e italo-riograndense a partir de 1916, com o fim da Guerra do Contestado e neste período a cultura da população cabloca, há décadas estabelecida na região, foi completamente desvaloriza. Transformaram-se em mão de obra subalternizada no processo colonizador.
Proporcionar a leitura de textos que abordem a história africana pelo viés da riqueza e da diversidade cultural;
- Incentivar a produção de pesquisa científica;
- Proporcionar o contato com diferentes mídias;
- Compreender as diferenças relacionadas ao "mosaico étnico" local e regional;
- Diagnosticar os preconceitos raciais, herança de um passado distante e que ainda faz parte do cotidiano, do lazer e do pensamento de muitas pessoas no Oeste catarinense.
-Possibilitar o entendimento do processo migratório de euro-descendentes para o Oeste catarinense, região que já estava ocupada por luso-brasileiros, também chamados de caboclos.
-Perceber a visão eurocentrica, ao assistir o documentário “Atlântico Norte, na rota dos orixás”.
-Redigir o resultado final da pesquisa por meio de um texto quantitativo e explicativo.
- Textos acadêmicos (Para assegurar a fundamentação teórica dos alunos)
- Filme "Atlântico Norte, na rota dos orixás" (Objetivando ,
- Datashow e caixas de som;
-Cadernos para anotações;
- Gravador ou filmadora para registrar a contação de piadas no grupo de idosos;
- Computador e impressora para transcrever e depois publicar a pesquisa.
A avaliação será realizada por meio da participação dos alunos na coleta dos dados e na interpretação dos resultados alcançados. Ao final da tarefa será publicado um artigo científico e distribuído uma cópia para cada educando e para o grupo de idosos.
Fazer uma retrospectiva histórica sobre a Guerra do Contestado e explicar a forma como proceder na pesquisa científica.
Os alunos deverão assistir aos vídeos indicados como tarefa de casa.
Em uma tarde em que o grupo de idosos se reunir, os alunos que já marcaram com a antecedência a visita, participarão do evento. Em grupo de 5 alunos deverão registrar na filmadora a contação de piadas. As piadas ou os ditados populares deverão ser transcritos e analisadas. Cada grupo deverá apresentar suas próprias conclusão sobre o resultado final.