Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

120
minutos

O RISO E A DESIGUALDADE: DESVELANDO PRÉ-CONCEITOS RACIAIS (9º ano do Ensino Fundamental)

Investigar os preconceitos raciais, por meio dos ditados e piadas populares, na região oeste de Santa Catarina, com base no município de Xaxim, região ocupada especialmente por euro-descendentes. Para tanto, a metodologia empregada será a pesquisa de campo realizada com 50 pessoas que fazem parte do grupo de idosos "Aconchego".

Plano de aula construído por
VALDIRENE ROTAVA TOMAZELLI CHITOLINA (Xaxim / SC)

Objetivos

- Estimular os alunos a refletir sobre os preconceitos raciais, ainda existentes na região Oeste de Santa Catarina. Esse território teve uma migração de predominância teuto e italo-riograndense a partir de 1916, com o fim da Guerra do Contestado e neste período a cultura da população cabloca, há décadas estabelecida na região, foi completamente desvaloriza. Transformaram-se em mão de obra subalternizada no processo colonizador.

Proporcionar a leitura de textos que abordem a história africana pelo viés da riqueza e da diversidade cultural;

- Incentivar a produção de pesquisa científica;

- Proporcionar o contato com diferentes mídias;

- Compreender as diferenças relacionadas ao "mosaico étnico" local e regional;

- Diagnosticar os preconceitos raciais, herança de um passado distante e que ainda faz parte do cotidiano, do lazer e do pensamento de muitas pessoas no Oeste catarinense.

-Possibilitar o entendimento do processo migratório de euro-descendentes para o Oeste catarinense, região que já estava ocupada por luso-brasileiros, também chamados de caboclos.

-Perceber a visão eurocentrica, ao assistir o documentário “Atlântico Norte, na rota dos orixás”.

-Redigir o resultado final da pesquisa por meio de um texto quantitativo e explicativo.

Requisitos

- Textos acadêmicos (Para assegurar a fundamentação teórica dos alunos)

- Filme "Atlântico Norte, na rota dos orixás" (Objetivando ,

- Datashow e caixas de som;

-Cadernos para anotações;

- Gravador ou filmadora para registrar a contação de piadas no grupo de idosos;

- Computador e impressora para transcrever e depois publicar a pesquisa.

Avaliação

A avaliação será realizada por meio da participação dos alunos na coleta dos dados e na interpretação dos resultados alcançados. Ao final da tarefa será publicado um artigo científico e distribuído uma cópia para cada educando e para o grupo de idosos.

1
45
min

Exposição Oral por parte do professor

Fazer uma retrospectiva histórica sobre a Guerra do Contestado e explicar a forma como proceder na pesquisa científica.

2
45
min

Vídeo/Música/Imagem

Os alunos deverão assistir aos vídeos indicados como tarefa de casa.

3

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Em uma tarde em que o grupo de idosos se reunir, os alunos que já marcaram com a antecedência a visita, participarão do evento. Em grupo de 5 alunos deverão registrar na filmadora a contação de piadas. As piadas ou os ditados populares deverão ser transcritos e analisadas. Cada grupo deverá apresentar suas próprias conclusão sobre o resultado final.

4
45
min

Seminário em grupo (alunos)

5

min

Exposição Oral por parte do professor