O objetivo dessa aula é fazer com que o aluno conheça o conceito de diversidade no processo de análise da realidade africana, é levantar os conhecimentos prévios dos alunos acerca da realidade africana atual e do passado e confrontar com informações atuais sobre essa realidade.
Faz parte dos objetivos da aula possibilitar ao aluno ter uma visão realista do continente africano e assim entender e valorizar a contribuição desse grupo para nossa cultura.
Tem como objetivo ainda, mostrar aos alunos que a África pode ser entendida muito melhor com o conceito Áfricas e que a palavra chave para estudarmos esse povo e continente é diversidade.
Leitura do livro "Bia na África" de Ricardo Dreguer da Editora Moderna;
*Datashow;
*Caderno para a resolução das questões investigativas.
Durante a aula os alunos serão avaliados mediante a participação e interação com o tema levando em consideração as habilidades de cada um:
*A leitura do livro será avaliada diante de suas argumentações e exposições de opiniões.
*Haverá também o momento de avaliação dos grupos quando forem responder as atividades. Serão avaliados em grupo e individualmente diante de suas contribuições para a resolução dos exercícios.
Conclusão: a avaliação consistirá na observação contínua, no poder argumentativo de cada um e na elaboração de justificativas para a atividade proposta.
Leitura do livro "Bia na África" de Ricardo Dreguer.
Através dessa leitura prévia os alunos terão contado com o universo africano contado por uma garota da idade deles e que precisa viajar para o continente africano com sua mãe.
Lá em fica no Egito, Quênia e Angola e descobre o quanto a cultura africana está presente nos nossos hábitos.
Os alunos observarão algumas palavras e imagens da África expostas no datashow cujas deverão selecionar quais, na opinião deles, se relacionam ao continente africano. Nesse momento eles não sabem que todas se referem ao continente. As imagens são de um costureiro egípcio, uma plantação de Canola na África do Sul, mulheres Koisan, na Namíbia, aldeia dos Nuba, no Sudão e Joanesburgo na África do Sul.
Depois que os alunos fizerem a conclusão a atividade em grupo haverá o debate e a análise das respostas feitas por eles.
Nesse momento eles serão indagados a pensar no que os fez escolher determinadas imagens e palavras e será levado em conta o poder de argumentação de cada um. Nessa atividade destaca-se a justificativa dada aos grupos pelas escolhas diferentes tendo em vista que acreditam existir apenas uma resposta correta.
Nesse momento o professor apresenta aos alunos o continente africano diante das respostas e apresenta o conceito Áfricas para que os alunos conheçam a diversidade cultural desse continente.
Nesse momento os alunos assistirão ao vídeo da música: Mundo Negro do grupo O Rappa.
Essa música traz uma espécie de apresentação dos povos negros aos alunos.
Diante do vídeo haverá o momento de debate sobre a aula, a explicação dos alunos sobre o que entenderam dessa atividade e conclusão.
A conclusão da aula se dará por intermédio da leitura que os alunos fizeram do livro paradidático "Bia Na África".
Esse momento será de debate sobre a história do livro, os detalhes dos países visitados pela narradora, da relação que há na leitura desse livro com a atividade proposta na aula de hoje e na importância que há em estudar a África para nós, brasileiros, que muito temos de seus costumes no nosso dia a dia.
Tentaremos aqui construir uma visão de harmonia e paz entre os dois povos, menosprezando as atitudes preconceituosas que existem em nossa sociedade. Em links relacionados há um vídeo.