Refletir sobre a construção histórica da cultura negra para o Brasil e partir dos povos Pré-coloniais africanos e sua posterior diáspora para o Brasil;
Problematizar o papel do negro na sociedade brasileira, na política, na cultura e na religiosidade;
Desconstruir esteriótipos sobre a figura do negro e sobre as sociedades africanas;
Problematizar e desconstruir o conceito de "raça" e racismo;
Slide mostrando a participação do negro em nossa sociedade;
Clip do youtube "Carta a mãe África" racionais e Ellen Holéria;
Proposta de aula de campo na exposição "Caminhos Afro- fotografias de pierre Verner" no museu de Artes Assis Chateaubriand (MAAC) em Campina Grande - PB;
Nossa avaliação será feita de modo interdisciplinar, juntamente com a disciplina de Português, na qual estes alunos elaborarão um cordel sobre a questão negra no Brasil para ser apresentado aos demais colegas de escola na semana temática da consciência negra;
Neste procedimento avaliativo buscaremos perceber a evolução o desenvolver da percepção crítica-histórica e linguística dos estudantes;
Perceberemos também o grau de sensibilização sobre a cultura negra em nosso país, bem como a forma como os conteúdos são inseridos nas suas produções textuais;
Momento aonde será exposta a temática e sera feito as conexões com conteúdos da grade curricular vistos ao londo do ano letivo;
Momento de apresentação de Slide e juntamente com este sera proposto debate propositivo com a turma;
Momento de apresentação do clip "Carta a mãe África" dos racionais e Ellen Holéria;
Leitura da letra da musica e reflexão do lugar do negro na sociedade atual;
Explicação de modelo de literatura de Cordel, que será reforçado posteriormente nas aulas de Português, e proposta de atividade para casa;
Produzir um cordel com o tema" O Racismo no Brasil: Um problema de todos nós?"