A aprendizagem Histórias da preta: de fonte histórica à possibilidade de múltiplas abordagens sobre a cultura africana e afro-brasileira, destinada aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivos compreender que a construção do conhecimento histórico está vinculada a informações de natureza variada; identificar a existência das diferentes linguagens das fontes históricas; estabelecer relações entre história e literatura; conhecer e reconhecer a literatura afro-brasileira; desenvolver o espírito investigativo e a autonomia ao buscar dados e informações; reconhecer a importância do trabalho humano, a partir dos registros sobre as formas de sua organização em diferentes contextos histórico-sociais; reconhecer a África como um continente multicultural; estabelecer relações espaciais e temporais; identificar as principais contribuições de outras culturas, em seus múltiplos aspectos; ampliar o repertório literário dos alunos e desenvolver a leitura e a oralidade; romper com os silêncios, descontruir conceitos e preconceitos por meio do conhecimento.
Como requisito para o desenvolvimento das aulas será necessário que cada aluno realize a leitura prévia da obra Histórias da Preta, de Heloisa Pires Lima, publicada pela Companhia das Letrinhas, em 2002, bem como a leitura da biografia da autora.
Os materiais necessários para a realização das atividades em sala de aula serão: lápis, lápis de cor, papel sulfite e folha fichário.
A avaliação ocorrerá em todas as aulas destinadas ao desenvolvimento desta aprendizagem, desde as leituras realizadas previamente pelos alunos até a sua participação presencial e realização das atividades propostas. Ao final da aprendizagem cada aluno deverá se auto-avaliar e o professor deverá avaliar cada aluno, por meio de uma ficha avaliativa. Além disso, em conjunto, se discutirá cada um dos itens avaliados.
Na ficha avaliativa constarão os seguintes itens:
Efetuei a leitura do livro proposto?
O que não compreendi no livro?
Participei de todas as aulas relacionadas ao desenvolvimento desta aprendizagem?
Realizei cada uma das atividades solicitadas?
- em relação à atividade oral conduzida pelo professor:
*questionei?
*comentei?
*falei o que mais me chamou atenção na obra?
*respondi à uma das perguntas a seguir?
Quem é o autor da obra?
Qual é o título da obra?
Quando a obra foi publicada?
Qual foi a editora que publicou essa obra?
Qual é a formação acadêmica da autora?
Quais foram as outras obras produzidas autora?
Por que ela produziu esse livro?
Quem elaborou as imagens/desenhos do livro?
As imagens/desenhos são importantes na composição do livro?
Qual é a personagem principal do texto? Descrever a personagem.
Com qual indagação começa a jornada da protagonista, que busca uma resposta para o questionamento: “quantas sementes carrega dentro de si”?
Quem está sempre ao lado da personagem principal? Descrever a personagem.
Qual é a primeira lição que Lia nos ensina?
No primeiro capítulo a narradora nos lembra um outro personagem muito importante na disseminação de histórias, quem é ele?
Qual é a primeira memória trazida pelos griots em Histórias da Preta?
Qual é o tema abordado pela autora no capítulo O roubo do tesouro?
Que personagens, de descendência africana, são destacados na obra pela autora?
Qual é a importância dos orixás, segundo Preta?
Descrever o personagem Estevão.
Como a autora aborda o candomblé na sua obra?
- em relação à recriação plástica:
*realizamos a tarefa que foi atribuída ao grupo?
O professor explicará para os alunos que o historiador, para elaborar o seu conhecimento, tem como base as diversas fontes históricas – escritas, orais, materiais, visuais, áudio-visuais -, ou seja, tudo aquilo que os homens produziram e produzem ao longo de sua existência, numa determinada sociedade e em determinada época. Uma dessas fontes são as obras literárias, como por exemplo, a obra Histórias da preta, de Heloisa Pires Lima, publicado pela Companhia das Letrinhas, em 2002, e que eles leram.
O professor conduzirá a atividade oral, solicitando que cada aluno levante um questionamento; comente e fale o que mais lhe chamou a atenção na obra. Também solicitará que responda à uma das questões a seguir:
Quem é o autor da obra?
Qual é o título da obra?
Quando a obra foi publicada?
Qual foi a editora que publicou essa obra?
Qual é a formação acadêmica da autora?
Quais forma as outras obras que a autora produziu?
Por que ela produziu esse livro?
Quem elaborou as imagens/desenhos do livro?
As imagens/desenhos são importantes na composição do livro?
Qual é a personagem principal do texto? Descrever a personagem.
Com qual indagação começa a jornada da protagonista, que busca uma resposta para o questionamento: “quantas sementes carrega dentro de si”?
Quem está sempre ao lado da personagem principal? Descrever a personagem.
Qual é a primeira lição que Lia nos ensina?
No primeiro capítulo a narradora nos lembra um outro personagem muito importante na disseminação de histórias, quem é ele?
Qual é a primeira memória trazida pelos griots em Histórias da Preta?
Qual é o tema abordado pela autora no capítulo O roubo do tesouro?
Que personagens, de descendência africana, são destacados na obra pela autora?
Qual é a importância dos orixás, segundo Preta?
Descrever o personagem Estevão.
Como a autora aborda o candomblé na sua obra?
Em grupos, os alunos deverão recriar plasticamente a história lida, em forma de quadrinhos. Cada grupo ficará responsável pela recriação de um dos capítulos do livro.
As histórias produzidas serão expostas para que os próprios alunos e alunos de outras séries possam apreciar os trabalhos elaborados.
Cada aluno deverá elaborar um texto escrito, sintetizando o que ele aprendeu com a leitura do livro e com as aulas destinadas a essa aprendizagem.
Também poderá manifestar sua opinião sobre o livro e sobre esta aprendizagem desenvolvida em sala de aula.