Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

120
minutos

HISTÓRIAS DA PRETA: DE FONTE HISTÓRICA À POSSIBILIDADE DE MÚLTIPLAS ABORDAGENS SOBRE A CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

A presente aprendizagem tem como objetivos, dentre outros, compreender que a construção do conhecimento histórico está vinculada a fontes de natureza variada e relacionar história e literatura. Visa, numa perspectiva interdisciplinar e, para além da legislação, contribuir para tornar a escola um espaço democrático de promoção de práticas sociais afirmativas.

Plano de aula construído por
Julia Naomi Kanazawa (Jacareí / SP)

Objetivos

A aprendizagem Histórias da preta: de fonte histórica à possibilidade de múltiplas abordagens sobre a cultura africana e afro-brasileira, destinada aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivos compreender que a construção do conhecimento histórico está vinculada a informações de natureza variada; identificar a existência das diferentes linguagens das fontes históricas; estabelecer relações entre história e literatura; conhecer e reconhecer a literatura afro-brasileira; desenvolver o espírito investigativo e a autonomia ao buscar dados e informações; reconhecer a importância do trabalho humano, a partir dos registros sobre as formas de sua organização em diferentes contextos histórico-sociais; reconhecer a África como um continente multicultural; estabelecer relações espaciais e temporais; identificar as principais contribuições de outras culturas, em seus múltiplos aspectos; ampliar o repertório literário dos alunos e desenvolver a leitura e a oralidade; romper com os silêncios, descontruir conceitos e preconceitos por meio do conhecimento.

Requisitos

Como requisito para o desenvolvimento das aulas será necessário que cada aluno realize a leitura prévia da obra Histórias da Preta, de Heloisa Pires Lima, publicada pela Companhia das Letrinhas, em 2002, bem como a leitura da biografia da autora.

Os materiais necessários para a realização das atividades em sala de aula serão: lápis, lápis de cor, papel sulfite e folha fichário.

Avaliação

A avaliação ocorrerá em todas as aulas destinadas ao desenvolvimento desta aprendizagem, desde as leituras realizadas previamente pelos alunos até a sua participação presencial e realização das atividades propostas. Ao final da aprendizagem cada aluno deverá se auto-avaliar e o professor deverá avaliar cada aluno, por meio de uma ficha avaliativa. Além disso, em conjunto, se discutirá cada um dos itens avaliados.

Na ficha avaliativa constarão os seguintes itens:

Efetuei a leitura do livro proposto?

O que não compreendi no livro?

Participei de todas as aulas relacionadas ao desenvolvimento desta aprendizagem?

Realizei cada uma das atividades solicitadas?

- em relação à atividade oral conduzida pelo professor:

*questionei?

*comentei?

*falei o que mais me chamou atenção na obra?

*respondi à uma das perguntas a seguir?

Quem é o autor da obra?

Qual é o título da obra?

Quando a obra foi publicada?

Qual foi a editora que publicou essa obra?

Qual é a formação acadêmica da autora?

Quais foram as outras obras produzidas autora?

Por que ela produziu esse livro?

Quem elaborou as imagens/desenhos do livro?

As imagens/desenhos são importantes na composição do livro?

Qual é a personagem principal do texto? Descrever a personagem.

Com qual indagação começa a jornada da protagonista, que busca uma resposta para o questionamento: “quantas sementes carrega dentro de si”?

Quem está sempre ao lado da personagem principal? Descrever a personagem.

Qual é a primeira lição que Lia nos ensina?

No primeiro capítulo a narradora nos lembra um outro personagem muito importante na disseminação de histórias, quem é ele?

Qual é a primeira memória trazida pelos griots em Histórias da Preta?

Qual é o tema abordado pela autora no capítulo O roubo do tesouro?

Que personagens, de descendência africana, são destacados na obra pela autora?

Qual é a importância dos orixás, segundo Preta?

Descrever o personagem Estevão.

Como a autora aborda o candomblé na sua obra?

- em relação à recriação plástica:

*realizamos a tarefa que foi atribuída ao grupo?

1
15
min

Exposição Oral por parte do professor

O professor explicará para os alunos que o historiador, para elaborar o seu conhecimento, tem como base as diversas fontes históricas – escritas, orais, materiais, visuais, áudio-visuais -, ou seja, tudo aquilo que os homens produziram e produzem ao longo de sua existência, numa determinada sociedade e em determinada época. Uma dessas fontes são as obras literárias, como por exemplo, a obra Histórias da preta, de Heloisa Pires Lima, publicado pela Companhia das Letrinhas, em 2002, e que eles leram.

2
45
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

O professor conduzirá a atividade oral, solicitando que cada aluno levante um questionamento; comente e fale o que mais lhe chamou a atenção na obra. Também solicitará que responda à uma das questões a seguir:

Quem é o autor da obra?

Qual é o título da obra?

Quando a obra foi publicada?

Qual foi a editora que publicou essa obra?

Qual é a formação acadêmica da autora?

Quais forma as outras obras que a autora produziu?

Por que ela produziu esse livro?

Quem elaborou as imagens/desenhos do livro?

As imagens/desenhos são importantes na composição do livro?

Qual é a personagem principal do texto? Descrever a personagem.

Com qual indagação começa a jornada da protagonista, que busca uma resposta para o questionamento: “quantas sementes carrega dentro de si”?

Quem está sempre ao lado da personagem principal? Descrever a personagem.

Qual é a primeira lição que Lia nos ensina?

No primeiro capítulo a narradora nos lembra um outro personagem muito importante na disseminação de histórias, quem é ele?

Qual é a primeira memória trazida pelos griots em Histórias da Preta?

Qual é o tema abordado pela autora no capítulo O roubo do tesouro?

Que personagens, de descendência africana, são destacados na obra pela autora?

Qual é a importância dos orixás, segundo Preta?

Descrever o personagem Estevão.

Como a autora aborda o candomblé na sua obra?

Arquivos e links
3
45
min

Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)

Em grupos, os alunos deverão recriar plasticamente a história lida, em forma de quadrinhos. Cada grupo ficará responsável pela recriação de um dos capítulos do livro.

As histórias produzidas serão expostas para que os próprios alunos e alunos de outras séries possam apreciar os trabalhos elaborados.

4
15
min

Produção escrita individual (alunos)

Cada aluno deverá elaborar um texto escrito, sintetizando o que ele aprendeu com a leitura do livro e com as aulas destinadas a essa aprendizagem.

Também poderá manifestar sua opinião sobre o livro e sobre esta aprendizagem desenvolvida em sala de aula.