Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

120
minutos

Teorias Raciais

A aula de Teorias Raciais envolve as disciplinas de História e Biologia. Ministrada para turmas de 2ª Série. Aborda conteúdos tais como: fórmula do racismo, imperialismo europeu século XIX e XX, a teoria do branqueamento no Brasil e suas implicações, fenótipo, genótipo, a estrutura do DNA.Apresentação de vídeo, exposição de conteúdo, discussão a cerca do tema, pesquisa na escola.

Plano de aula construído por
Elizabeth Aires Leite (Cristalândia / TO)

Objetivos

- Propiciar aos educandos clara percepção sobre a formulação das teorias raciais na Europa no século XIX, suas implicações e a adoção destas teorias no Brasil.

- Compreender o contexto histórico em que as teorias raciais foram formuladas.

- Compreender que o racismo pode diminuir.

- Definir racismo.

- Diferenciar fenótipo de genótipo.

- Discutir a cerca da questão da imigração de europeus para o Brasil no século XIX.

- Repudiar manifestações preconceituosas e discriminatórias.

Requisitos

- Livros didáticos e paradidáticos.

-Datashow - slides - imagens

-Mapas

-TV - DVD

-Material para pesquisa - papel chamex - lápis

Avaliação

- Avaliar participação dos estudantes durante a aula - perguntas, exemplos, comentários, interesse, iniciativa no trabalho de grupo.

- Avaliar produção de textos sobre o tema geral da aula ou sobre subtemas mencionados quando da exposição dos conteúdos pelas professoras.

1
20
min

Vídeo/Música/Imagem

Expor cenas do vídeo: O xadrez das cores. O referido vídeo trata sobre o preconceito e a discriminação sofrida por negros e negras na sociedade brasileira. Após assistir as cenas provocar a discussão na turma a cerca das atitudes e das falas dos personagens - quem discrimina e quem é discriminado. É conveniente abordar também o contexto social e econômico em que vivem os personagens - periferia, centro da cidade, ricos e pobres.

2
25
min

Exposição Oral por parte do professor

Exposição do conteúdo através dos slides pela professora de História. Conteúdos específicos da aula: Escravidão na Antiguidade, Imperialismo Europeu século XIX e XX, Fórmula do racismo, Teorias raciais no Brasil - O "branqueamento" da nação brasileira, O imigrantismo.

3
25
min

Exposição Oral por parte do professor

Exposição do conteúdo através dos slides pela professora de Biologia. Conteúdos específicos da aula: Herança qualitativa, Fenótipo, Genótipo, Estrutura do DNA.

Ao abordar o assunto a professora fará sempre a relação com o tema geral - Teorias Raciais - e os assuntos mencionados pela professora de História. Importante enfatizar que as professoras devem preparar a aula juntas.

4
25
min

Outro tipo de atividade em sala de aula (expressão corporal: dramatização, "peças de teatro", musicalização, danças)

Neste momento será disponibilizado 10 minutos para a turma lanchar. Em seguida se formará 5 grupos para que façam uma pesquisa sobre o pertencimento étnico-racial dos demais alunos da unidade escolar e outras questões. Será uma pesquisa por amostragem, as perguntas serão fechadas e já previamente elaboradas pelas professoras. Cada grupo ficará com duas turmas. Perguntas: Qual seu pertencimento étnico-racial: Branco, negro, amarelo, indígena? Você já sofreu preconceito ou foi discriminado na escola, sim ou não? Existe preconceito e discriminação racial na escola, sim ou não? Você é racista, sim ou não?

5
15
min

Outro tipo de atividade em sala de aula (expressão corporal: dramatização, "peças de teatro", musicalização, danças)

Apresentação dos resultados da pesquisa e discussão relacionando-se os assuntos abordados pelos professores e a realidade étnico-racial na unidade escolar.

6
10
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

As professoras fazem uma breve avaliação da aula juntamente com a toda a turma e é solicitado de cada um a produção de texto sobre o tema geral ou qualquer outro tema abordado na aula. Essa atividade justifica-se para posterior análise sobre a aprendizagem dos alunos a cerca dos conteúdos e assuntos abordados.