- Propiciar aos educandos clara percepção sobre a formulação das teorias raciais na Europa no século XIX, suas implicações e a adoção destas teorias no Brasil.
- Compreender o contexto histórico em que as teorias raciais foram formuladas.
- Compreender que o racismo pode diminuir.
- Definir racismo.
- Diferenciar fenótipo de genótipo.
- Discutir a cerca da questão da imigração de europeus para o Brasil no século XIX.
- Repudiar manifestações preconceituosas e discriminatórias.
- Livros didáticos e paradidáticos.
-Datashow - slides - imagens
-Mapas
-TV - DVD
-Material para pesquisa - papel chamex - lápis
- Avaliar participação dos estudantes durante a aula - perguntas, exemplos, comentários, interesse, iniciativa no trabalho de grupo.
- Avaliar produção de textos sobre o tema geral da aula ou sobre subtemas mencionados quando da exposição dos conteúdos pelas professoras.
Expor cenas do vídeo: O xadrez das cores. O referido vídeo trata sobre o preconceito e a discriminação sofrida por negros e negras na sociedade brasileira. Após assistir as cenas provocar a discussão na turma a cerca das atitudes e das falas dos personagens - quem discrimina e quem é discriminado. É conveniente abordar também o contexto social e econômico em que vivem os personagens - periferia, centro da cidade, ricos e pobres.
Exposição do conteúdo através dos slides pela professora de História. Conteúdos específicos da aula: Escravidão na Antiguidade, Imperialismo Europeu século XIX e XX, Fórmula do racismo, Teorias raciais no Brasil - O "branqueamento" da nação brasileira, O imigrantismo.
Exposição do conteúdo através dos slides pela professora de Biologia. Conteúdos específicos da aula: Herança qualitativa, Fenótipo, Genótipo, Estrutura do DNA.
Ao abordar o assunto a professora fará sempre a relação com o tema geral - Teorias Raciais - e os assuntos mencionados pela professora de História. Importante enfatizar que as professoras devem preparar a aula juntas.
Neste momento será disponibilizado 10 minutos para a turma lanchar. Em seguida se formará 5 grupos para que façam uma pesquisa sobre o pertencimento étnico-racial dos demais alunos da unidade escolar e outras questões. Será uma pesquisa por amostragem, as perguntas serão fechadas e já previamente elaboradas pelas professoras. Cada grupo ficará com duas turmas. Perguntas: Qual seu pertencimento étnico-racial: Branco, negro, amarelo, indígena? Você já sofreu preconceito ou foi discriminado na escola, sim ou não? Existe preconceito e discriminação racial na escola, sim ou não? Você é racista, sim ou não?
Apresentação dos resultados da pesquisa e discussão relacionando-se os assuntos abordados pelos professores e a realidade étnico-racial na unidade escolar.
As professoras fazem uma breve avaliação da aula juntamente com a toda a turma e é solicitado de cada um a produção de texto sobre o tema geral ou qualquer outro tema abordado na aula. Essa atividade justifica-se para posterior análise sobre a aprendizagem dos alunos a cerca dos conteúdos e assuntos abordados.