* Contextualizar e refletir sobre a política do Apartheid, para compreender os motivos socioculturais por trás do regime de segregação racial na África do Sul;
* Identificar os principais movimentos de resistência a dominação colonial e a segregação racial;
* Relacionar o Apartheid com outras formas de preconceito e discriminação racial;
* Estimular o diálogo e o debate sobre a desigualdade e as diferentes formas de preconceito, buscando desenvolver um sentimento coletivo de compromisso com a igualdade;
* Conhecer os principais nomes da resistência e da luta contra o apartheid na África do Sul;
Retroprojetor;
Cópias dos textos e atividades trabalhados para os alunos;
Computadores com acesso a internet;
A avaliação será contínua e progressiva. A participação nas atividades propostas, o envolvimento nos debates e a apresentação das biografias serão as principais formas de avaliação.
A entrega de um relatório da pesquisa e a elaboração de cartazes, slides e preparação para apresentação também são critérios avaliativos.
Introduzir o novo tema de estudo para a turma, retomando os principais conceitos trabalhados a partir da descolonização do continente africano e sua relação com o contexto da Guerra Fria.
Localizar a África do Sul no mapa político e na África subsaariana (projetar imagens dos mapas no data show).
Perguntas iniciais:
*O que você sabe sobre a África do Sul?
*Você já ouviu falar de Nelson Mandela?
* (projetar a imagem dos banheiros separados no data show ou imprimi-la e grudar no quadro) A imagem mostra o tipo de política que existia na África do Sul entre colonizadores e a população nativa. O que você pode dizer sobre ela? como se pode caracterizá-la?
Espaço para as opiniões iniciais sobre o conteúdo.
Para explicar aos alunos o que foi o Apartheid, iniciar com a leitura de um texto base sobre o assunto. A leitura poderá ser feita em pares, para auxiliar na interpretação.
Após a leitura, explicar o tema partindo do que eles entenderam, complementando e corrigindo quando necessário. Falar sobre os antecedentes e a legislação do apartheid (listando as principais restrições e proibições no quadro) contextualizando ao longo do tempo.
A partir das duas primeiras atividades, solicitar aos alunos que escrevam uma definição para o conceito de apartheid, registrando no caderno suas primeiras conclusões. A atividade deve ser iniciada na sala de aula, revisada e concluída como lição de casa.
Dividir a turma em grupos e propor uma pesquisa na internet sobre a biografia dos principais nomes relacionados a resistência, crítica e a luta contra o apartheid (Nelson Mandela, Steve Biko, Albert Lutuli, Miriam Makeba). Cada grupo fica responsável por um nome. Deverá ser entregue um relatório do que foi pesquisado como forma de avaliação. Propor ainda que se preparem para um seminário de apresentação e socialização do que for pesquisado.
Para este seminário, os alunos poderão elaborar cartazes, apresentação em slides, imagens, vídeos, etc. O tempo de preparação para esta atividade deve ser de, no mínimo, uma semana.
Sugerir alguns links e vídeos para pesquisa.
Socialização das pesquisas. Cada grupo apresenta as principais informações encontradas. Auxiliar e corrigir as colocações dos alunos, complementando para a turma quando for necessário.
Durante o seminário, questionar os alunos sobre as estratégias de resistência adotadas, os grupos que se formaram (CNA, CPA, MK). Contribuir com mais informações sempre que possível.
Ao final das apresentações, realizar uma discussão sobre a política do apartheid, as diferentes formas de preconceito que existem (estabelecendo um comparativo com a realidade brasileira). Ouvir as impressões dos alunos, estimulando a formação de opinião a partir de tudo o que foi estudado.
Para trabalhar o fim do regime segregacionista sul-africano, apresentar trechos do filme Invictus, mostrando Mandela como presidente da Àfrica do Sul e de que forma ele utiliza o esporte na tentativa de unir o povo de seu país.
Trechos: 00:08:02 – 00:16:32 (discurso aos funcionários do seu governo, união)
01:13:31 – 01:28:40 (visita a cela de Mandela, reflexão sobre o passado, exemplo positivo).
Momento para uma reflexão final sobre as consequências e as implicações de um regime segregacionista, o preconceito, as relações entre brancos e negros na África do Sul após o fim do apartheid (partir do discurso de Mandela no filme).
Retomando a atividade de escrita individual, os alunos podem acrescentar ou modificar suas definições sobre o conteúdo, registrando o que for mais significativo para eles.