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Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

90
minutos

FONTES PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA

Tema Geral: Os Impérios Africanos do Ocidente séculos VIII a XV Tema da aula: Tradição oral africana. Em um primeiro momento apresento no data show as principais fontes para o estudo da História da África com alguns exemplos e depois trabalharei o textos a "Tradição Oral Africana", para mostrar a importância da mesma para o estudo da história dos povos da Costa Ocidental Africana.

Plano de aula construído por
Patrícia da Silva Soares (Goiânia / GO)

Objetivos

Aula para 1º ano do Ensino Médio.

Objetivo Geraldo conteúdo:

•Analisar três grandes impérios africanos que se destacaram entre os séculos IV e XV, Gana, Mali e Songhai, enfatizando a cultura tradicional dos africanos dessas regiões, os intercâmbios culturais que eles estabeleceram com os árabes e a reelaboração cultural resultante desses intercâmbios.

- Objetivos Específicos da aula:

•Identificar a tradição oral africana como uma fonte documental para análise das sociedades ocidentais

•Identificar o papel dos griots e da importância da tradição oral na sociedade africana.

Requisitos

•Quadro-negro, giz e apagador

•Data show

•Fotocópia do texto e documentos para os alunos

•Fotocópia de atividade proposta

Avaliação

O senegalês Djibril Niane, um dos mais importantes intelectuais africanos da atualidade, registrou as palavras de um griot, da Guiné, quando este descreve o valor da verdade para o seu grupo. Esta atividade consiste em uma análise de texto sobre tradição oral africana e um documento.

1
45
min

Exposição Oral por parte do professor

Fontes para o estudo da história da África

Três fontes principais:

1º - Documentos escritos:

•Foram produzidos em sua maioria por outros povos que entraram em contato com os africanos ao longo de sua história. Entre estes árabes e europeus.

2º- Documentos orais:

•As sociedades africanas subsaarianas eram orais, isto é, o saber era tradicionalmente transmitido pela palavra falada. Assim, grande parte da memória das sociedades subsaarianas foi preservada pela tradição oral.

Por essa razão, até pelo menos a década de 1950, a maioria dos historiadores desprezou a história desta parte do continente que, praticamente, não dispunha de fontes documentais escritas. No entanto, é preciso compreender que a ausência da escrita não significa nenhuma falta de habilidade, mas relaciona-se ao valor fundamental atribuído à palavra nessas sociedades orais: ela é a depositária da sabedoria dos ancestrais.

3º- Documentos arqueológicos:

•Nos locais onde há carência de fontes orais e escritas, a arqueologia tem prestado uma valiosa contribuição à história das sociedades africanas.

Junto com a apresentação de cada documentos mostrarei alguns exemplos.

2
45
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Leitura e análise de texto e documento histórico (em aquivo).

Arquivos e links