Aula para 1º ano do Ensino Médio.
Objetivo Geraldo conteúdo:
•Analisar três grandes impérios africanos que se destacaram entre os séculos IV e XV, Gana, Mali e Songhai, enfatizando a cultura tradicional dos africanos dessas regiões, os intercâmbios culturais que eles estabeleceram com os árabes e a reelaboração cultural resultante desses intercâmbios.
- Objetivos Específicos da aula:
•Identificar a tradição oral africana como uma fonte documental para análise das sociedades ocidentais
•Identificar o papel dos griots e da importância da tradição oral na sociedade africana.
•Quadro-negro, giz e apagador
•Data show
•Fotocópia do texto e documentos para os alunos
•Fotocópia de atividade proposta
O senegalês Djibril Niane, um dos mais importantes intelectuais africanos da atualidade, registrou as palavras de um griot, da Guiné, quando este descreve o valor da verdade para o seu grupo. Esta atividade consiste em uma análise de texto sobre tradição oral africana e um documento.
Fontes para o estudo da história da África
Três fontes principais:
1º - Documentos escritos:
•Foram produzidos em sua maioria por outros povos que entraram em contato com os africanos ao longo de sua história. Entre estes árabes e europeus.
2º- Documentos orais:
•As sociedades africanas subsaarianas eram orais, isto é, o saber era tradicionalmente transmitido pela palavra falada. Assim, grande parte da memória das sociedades subsaarianas foi preservada pela tradição oral.
Por essa razão, até pelo menos a década de 1950, a maioria dos historiadores desprezou a história desta parte do continente que, praticamente, não dispunha de fontes documentais escritas. No entanto, é preciso compreender que a ausência da escrita não significa nenhuma falta de habilidade, mas relaciona-se ao valor fundamental atribuído à palavra nessas sociedades orais: ela é a depositária da sabedoria dos ancestrais.
3º- Documentos arqueológicos:
•Nos locais onde há carência de fontes orais e escritas, a arqueologia tem prestado uma valiosa contribuição à história das sociedades africanas.
Junto com a apresentação de cada documentos mostrarei alguns exemplos.
Leitura e análise de texto e documento histórico (em aquivo).