O objetivos proposto é trabalhar a diversidade cultual africana através da religiosidade apresentada no continente, tentando superar os preconceitos das religiões de origem africana que foram/são ligadas a demônios, artes negras e outras formas pejorativas.
Reprodução de textos, lousa, giz, mapa político e físico do continente africano, data-show, caixa de som e computador
Além da avaliação continua do desenvolvimento e participação, os alunos irão realizar uma produção textual em grupo sobre a diversidade religiosa no continente africano, afim de ser publicado em veiculo de comunicação impresso ou virtual.
O professor irá realizar uma sondagem inicial sobre o conhecimento que os alunos já possuem sobre o continente africano, diversidade cultural e religião.
Será realizada a leitura coletiva dos textos apresentados ( por não serem extensos, de fácil compreensão e por abordar vários aspectos), para poder iniciar a construção dos conhecimentos sobre o continente africano. O texto pode ser reproduzido em papel ou no data-show.
Após a leitura do texto, discutiremos sobre a diversidade física do continente e questionar os alunos sobre quais assuntos foram tratados no texto que podemos encaixar dentro da diversidade cultural e encaminhar a aula para podermos refletir sobre a diversidade religiosa.
Apresentar a tabela sobre a adesão religiosa no continente africano e analisar quais as religiões mais praticadas.
Exibição do Power Point e exposição do professor
Exposição sobre a diversidade das religiões animistas africanas e que através do tráfico negreiro elas também estão presentes no Brasil. Exibição do vídeo Atlântico Negro, a rota dos Orixás.
Debate em circulo sobre o filme e o que eles conseguem estabelecer com a cultura brasileira.
Indagação sobre se existe também diversidade religiosa no Brasil e quais as religiões mais praticadas em nosso país? Se as religiões mais praticadas na África também são cultuadas no Brasil?
Questionamento sobre se a diversidade religiosa demostra uma diversidade cultural.
Qual postura eles possuem sobre a diversidade religiosa apresentada no Brasil
Os alunos irão como forma de avalização final construírem um texto coletivo sobre o respeito a diversidade religiosa, estabelecendo ligações da diversidade religiosa africana e brasileira.