Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

80
minutos

Os retornados

Trata dos africanos retornados à África, e a influência nas culturas africana e brasileira. Destina-se a alunos do 3º ano médio e aborda a influência das religiões africanas na cultura brasileira, mostrando que certas tradições religiosas mantidas no Brasil atualmente, tem raízes africanas e ainda são praticadas naquele continente, o que cria uma ligação direta entre a cultura de ambos.

Plano de aula construído por
Mário Deina (São Mateus do Sul / PR)

Objetivos

. Dar aos alunos uma ideia geral e diferente da que se tem comumente do continente africano, mostrando que a cultura brasileira também foi levada para aquele continente por intermédio de africanos devolvidos às suas origens por diversas razões.

. Esclareceer aos alunos o complexo sistema de comércio de escravos africanos através do Oceano Atlântico, o sistema de trocas, o transporte e suas condições e a comercialização no Brasil.

. Mostrar a adaptação dos africanos retornados ou brasileiros expatriados ao continente africano e as interferências culturais feitas na África por esses indivíduos

Requisitos

Multimídia, para exibiçãode recortes de filme, e outras possíveis imagens na apresentação do conteúdo, quadro de giz. O quadro de giz será utilizado para efetuar possíveis anotações ou rascunhos sobre o tema apresentado.

Avaliação

Produção de texto analítico sobre o processo de retorno e a influência exercida por esses retornados sobre a sociedade africana. O texto deverá abordar a influência desses africanos na construção cultural brasileira e as causas do seu retorno ao continente africano, bem como a influência cultural levada do Brasil e de que forma ela se apresenta no contexto africano atual. O texto poderá ser elaborado em linguagem informal, sem necessidade de citações ou referências completas, já que o objetivo da avaliação é apenas verificar o grau de assimilação do conteúdo proposto, sendo portanto a entrega do mesmo satisfatória para os fins propostos.

1
15
min

Exposição Oral por parte do professor

. Fazer a abordagem inicial do tema explicando que não apenas os africanos influiram na cultura brasileira, como também a cultura brasileira, através dos retornados influiu na cultura africana e de que forma isso ocorreu

. Mostrar os antecedentes históricos do tráfico negreiro através do Atlântico

. Contextualizar historicamente as circuntâncias em que ocorreu a devolução dos africanos ou a expatriação de afro-descendentes para a África

2
15
min

Vídeo/Música/Imagem

. Exibição de recortes do filme documentário Atlântico Negro

3
20
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Estímulo ao debate sobre o tema entre os alunos com perguntas ao professor e troca de ideias e informações entre os próprios alunos.

. Por que os escravos foram devolvidos à África?

. Que tipo de temores tinham as autoridades escravistas?

. Que postura social tiveram os retornados ao se estabelecerem na África?

. De que forma influenciaram a cultura na África?

4
20
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Produção de texto em grupo sobre a influência brasileira na cultura africana através dos retornados, contendo:

. Informações gerais sobre o tráfico negreiro através do Atlântico

. Contexto em que se deu a devolução ou expatriação

. Influência cultural no continente africano

. Condições de vida dos descedentes na atualidade

5
10
min

Exposição Oral por parte do professor

. Considerações finais por parte do professor sobre o tema abordado

. Encerramento da aula

. Registro da frequência