. Dar aos alunos uma ideia geral e diferente da que se tem comumente do continente africano, mostrando que a cultura brasileira também foi levada para aquele continente por intermédio de africanos devolvidos às suas origens por diversas razões.
. Esclareceer aos alunos o complexo sistema de comércio de escravos africanos através do Oceano Atlântico, o sistema de trocas, o transporte e suas condições e a comercialização no Brasil.
. Mostrar a adaptação dos africanos retornados ou brasileiros expatriados ao continente africano e as interferências culturais feitas na África por esses indivíduos
Multimídia, para exibiçãode recortes de filme, e outras possíveis imagens na apresentação do conteúdo, quadro de giz. O quadro de giz será utilizado para efetuar possíveis anotações ou rascunhos sobre o tema apresentado.
Produção de texto analítico sobre o processo de retorno e a influência exercida por esses retornados sobre a sociedade africana. O texto deverá abordar a influência desses africanos na construção cultural brasileira e as causas do seu retorno ao continente africano, bem como a influência cultural levada do Brasil e de que forma ela se apresenta no contexto africano atual. O texto poderá ser elaborado em linguagem informal, sem necessidade de citações ou referências completas, já que o objetivo da avaliação é apenas verificar o grau de assimilação do conteúdo proposto, sendo portanto a entrega do mesmo satisfatória para os fins propostos.
. Fazer a abordagem inicial do tema explicando que não apenas os africanos influiram na cultura brasileira, como também a cultura brasileira, através dos retornados influiu na cultura africana e de que forma isso ocorreu
. Mostrar os antecedentes históricos do tráfico negreiro através do Atlântico
. Contextualizar historicamente as circuntâncias em que ocorreu a devolução dos africanos ou a expatriação de afro-descendentes para a África
. Exibição de recortes do filme documentário Atlântico Negro
Estímulo ao debate sobre o tema entre os alunos com perguntas ao professor e troca de ideias e informações entre os próprios alunos.
. Por que os escravos foram devolvidos à África?
. Que tipo de temores tinham as autoridades escravistas?
. Que postura social tiveram os retornados ao se estabelecerem na África?
. De que forma influenciaram a cultura na África?
Produção de texto em grupo sobre a influência brasileira na cultura africana através dos retornados, contendo:
. Informações gerais sobre o tráfico negreiro através do Atlântico
. Contexto em que se deu a devolução ou expatriação
. Influência cultural no continente africano
. Condições de vida dos descedentes na atualidade
. Considerações finais por parte do professor sobre o tema abordado
. Encerramento da aula
. Registro da frequência