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Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

120
minutos

Quem eram nossos antepassados? O tráfico de escravos entre a África e a América Portuguesa

Aula para o sétimo ano do Ensino Fundamental. A aula versará sobre o tráfico de escravos entre a África e a América, com ênfase com ênfase na participação de Portugal e seus impactos na formação da América Portuguesa e do Brasil atual. Durante a aula destacaremos a relação entre tráfico de escravos, Grandes Navegações e as consequências desses dois processos históricos ontem e hoje.

Plano de aula construído por
Maykon Rodrigues dos Santos (São Vicente / SP)

Objetivos

Possibilitar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II uma reflexão sobre o processo de captura, transporte e comercialização dos escravos no chamado ‘tráfico negreiro’ durante o período colonial. Como também a relação do tráfico de escravos com a chamada Grandes Navegações e com o processo de colonização feito por nações europeias na África e na América, com especial destaque para a América Portuguesa.

Além disso, enfatizar as relações passado/presente no tema para a compreensão de assuntos como racismo e desenvolvimento econômico dos continentes europeu, africano e americano.

Nos utilizaremos de diferentes linguagens (escrita, música,

cartográfica), pois tal procedimento metodológico possibilita aos alunos ampliar sua capacidade de leitura, além de estimular a escrita e leitura de textos nas mais variadas formas dentro e fora da sala de aula.

Com isso, pretendemos proporcionar aos alunos a possibilidade de relacionar as diferentes leituras feitas por meio das diferentes linguagens, contextualizando-os e ligando-os entre si e assim refletir e construir a sua própria percepção sobre esse acontecimento e processo histórico.

Nossas expectativas de aprendizagem são que os alunos consigam:

Compreender as transformações do espaço sociogeográfico da África, América e Europa advindas do tráfico de escravos.

Compreender noções de escravidão liberdade ontem e hoje.

Compreender os elementos cartográficos, reconhecer e utilizar seus elementos fundamentais para analisar a espacialidade dos fenômenos. E reconhecer os continentes América, África e Europa seja isolados, seja no mesmo mapa.

Inferir sobre as relações de domínio dos brancos sobre os negros, a partir da imposição do trabalho escravo.

Identificar os objetivos e características do processo europeu de expansão e conquista a partir dos séculos XV-XVI no que se relaciona ao tráfico de escravos.

Reconheces os diferentes papeis dos sujeitos históricos coletivos envolvidos no tráfico de escravos.

Identificar os diferentes portos de escravos e suas localizações no continente africano e a diversidade étnica da escravidão.

Requisitos

Boulos Junior, Alfredo. História, Sociedade e Cidadania. 6ª série/Sétimo ano. São Paulo: editora, ano.

Z'África Brasil. Música "Antigamente Quilombo, Hoje Periferia. CD Antigamente Quilombo, Hoje Periferia. Gravadora Paradox, 2002.

Mapa Múndi.

Imagens de Debret e Rugendas sobre a diversidade étnica.

Imagens relacionadas ao tráfico de escravos.

Aparelho de Som, computador e Data-Show.

Avaliação

A aula fará parte do sistema geral de avaliação, sendo assim o tema será cobrado na Avaliação Mensal. Ao final, enviamos a versão da prova que será aplicada. Na avaliação trabalhos com exercícios de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, produção textual baseada em poema e produção textual baseada em conhecimentos prévios.

Além disso, dentro da ideia avaliação continua e processual a aula será avaliado com o visto das atividades de sala sobre os exercícios feitos em grupo e individual na sala e em casa. Como também a exposição de opiniões feitas pelos alunos ao longo das aula.

1
20
min

Outro tipo de atividade em sala de aula (expressão corporal: dramatização, "peças de teatro", musicalização, danças)

Ideia principal: Problematização do tema a partir de uma música/atualidade.

Cada aluno receberá 1 cópia da letra Antigamente Quilombo, Hoje Periferia do grupo Z'África Brasil. Após, será executada a Música pela primeira vez. Terminada a exibição da música, o professor pedirá a classe que diga quais sujeitos históricos

individuais são citados no texto (Zumbi, Zulu) e os espaços sociogeográficos citados no texto (periferia, quilombo, rua).

Depois, será executada a música pela segunda vez. Após, o professor fará mais questionamentos à sala como existe relações de poder citadas no texto? Referências ao passado?

Arquivos e links
2
10
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

O professor anotará na lousa as respostas dadas pelos alunos sobre sujeitos históricos individuais citados na música, as relações de poder, os espaços sociogeográficos. Após, enfatizará aos alunos se dentro todos esses questionamentos

podemos perceber referências da relação passado e presente. A discussão deve se encaminhar para o Tráfico de Escravos e para a Colonização do Brasil.

3
15
min

Exposição Oral por parte do professor

Após a música e a exposições da sala e do professor, o educador fará a exposição do tema da aula: tráfico de escravos.

Inicialmente, o professor fará a explicação do espaço/tempo que envolve o tema da aula. Ou seja, os séculos XVI e XVII e os espaços sociogeográficos da Europa, África e América. Como também, a relação do tema com as chamadas Grandes Navegações e a Colonização da América Portuguesa e a escolha de Portugal pelo trabalho escravo. O vídeo ajudará com imagens. E o livro com a tabela dos milhares de sujeitos históricos envolvidos no tráfico de escravos.

Arquivos e links
3.1
4
15
min

Exposição Oral por parte do professor

Leitura coletiva das páginas 204 a 208 do livro que tratam sobre o tema, com destaque para as imagens e os continentes envolvidos no tema. O objetivo desta parte é destacar

todo o processo que envolve o tráfico de escravos como captura no continente africano, participação dos diversos reinos africanos, o caminho até os portos de tráfico de escravos, a relação comercial entre europeus e africanos para a obtenção dos escravos, a travessia do Atlântico, a chegada na América, a nova relação comercial de venda dos escravos e as atividades socioeconômicas nas quais os escravos eram usados na América Portuguesa.

O professor exporá as relações de poder envolvidas entre os

diferentes sujeitos sociais coletivos (europeus, africanos, escravizados e escravizadores (europeus e africanos), as diferentes regiões de tráfico, a diversidade étnica dos escravizados e escravizadores africanos.

O professor fará um esquema didático na lousa para que os alunos tenham uma sequencia didática em seu caderno.

Arquivos e links
4.2
5
25
min

Exposição Oral por parte do professor

Os alunos responderão aos exercícios 01, 02 e 03 do livro, em suas páginas 210-211. Como também a dois exercícios do professor passados em lousa dando destaque a observação dos mapas contidos nas páginas 205 e 206 do livro.

6
25
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Divisão da sala em grupos pequenos grupos de 3 ou 4 pessoas. Minhas salas tem, em média, 25 alunos.

Análise da Música (todos)

Perguntas a serem debatidas

A visão do autor é positiva ou negativa sobre a escravidão?

Existe relação de poder (dominador/dominado) na letra da música?

A escravidão influenciou a atual sociedade brasileira?

Analise de Mapas (retomando os mapas mostrados na exposição do professor)

Perguntas debates

Quais portos de escravos havia na África?

Quais regiões mais receberam escravos na América Portuguesa?

7
10
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Correção dos exercícios com o professor se utilizando da mesma para fazer uma revisão dos temas da aula.

8

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Em anexo modelo de prova, que será aplicada em outra aula, sobre o tema.

Outra atividade pedida para casa é uma História sobre Zumbi dos Palmares para Colorir. Grupo de 3 alunos deverão entregar a História colorida e o tema será debatido em outra aula.