Compreender o processo histórico de exclusão social dos afro-descendentes.
Debater acerca das cotas raciais nas universidades públicas brasileiras como políticas afirmativas.
Compreender o conceito de cidadania e situa-lo temporal e espacialmente.
Convergir e divergir as várias opiniões sobre as cotas raciais nas universidades.
Dissertar diante de fatos presentes correlacionando-os com interpretações do passado.
Cogitar sobre os valores individuais e coletivos.
Considerar o direito do outro de manifestar-se e apresentar suas ideias.
Dissertar por meio de texto sobre as cotas raciais nas universidades brasileiras, confrontando posições antagônicas sobre o tema.
Acordar soluções coletivas hipotéticas para a situação problema.
Como condição prévia, é necessário que o professor solicite aos alunos que pesquisem de forma individual. Essa pesquisa deverá ser registrada no caderno, levando-se em consideração o ponto de vista do aluno.
Texto com argumentos a favor e contrários às cotas raciais nas universidades públicas.
A avaliação não pretenderá avaliar apenas o desempenho final dos alunos, mas sim apontar dificuldades e procurar corrigi-las, buscando sua superação. Também constitui elemento fundamental da avaliação a capacidade de exposição de suas ideias, coerência e argumentação, tanto oral quanto escrita.
Como método final avaliativo os alunos deverão produzir um texto dissertativo confrontando as opiniões divergentes sobre as cotas raciais nas universidades públicas brasileiras, argumentar sobre seu ponto de vista e propor uma solução para a problemática apontada por ele na sua argumentação.
Disponibilizar os vídeos para a turma com o intuito de que observem a exclusão como um processo histórico de dano irreparável. Os vídeos devem ser passados na sequência em que se encontram. Após a turma assistir o vídeo o professor deverá discuti-lo com os alunos.
Distribuir o texto Cidadania para os alunos com antecedência e solicitar que façam a leitura em casa e tragam anotações importantes para a sala de aula. Assim, em sala de aula professor e alunos promoverão um debate acerca do entendimento de cidadania. Alertando-os para a dificuldade de se obter uma cidadania plena em virtude dos interesses dos grupos dominantes em articular os direitos fundamentais necessários a obtenção de uma cidadania plena.
Fazer uma sondagem com os alunos com o fito de levantar as diversas opiniões sobre as cotas raciais, idealizando um debate, observando a capacidade de exposição oral sobre o ponto de vista do aluno sobre a temática. Observar neste momento a capacidade de interação entre os alunos, o respeito com as diversas opiniões, ou seja, a capacidade de respeitar o direito do outro de manifestar.
Disponibilizar o texto anexo no link para os alunos realizarem a leitura silenciosa. O objetivo é levar os alunos a refletirem sobre as diversas opiniões sobre um mesmo fato, conhecendo argumentos favoráveis e contrários.
Neste momento o professor deverá incentivar os alunos a produzirem um texto dissertativo cujo tema é "Cota Raciais: inclusão ou exclusão?". A atividade deve partir do seguinte princípio: O aluno deve imaginar-se como um redator de uma revista de circulação nacional e seu redator-chefe solicitou que estudasse o tema e produzisse uma matéria tendo em vista a ampla discussão nos meios acadêmicos e nas instituições políticas e até mesmo judicial. A intenção a ser desenvolvida no aluno é de que ele poderá ser convidado para um debate caloroso sobre o tema polêmico, portanto deverá defender com clareza seu ponto de vista. Com o intuito de prolongar a aula o professor dividirá a turma em dois grupos, separando-os entre os que defendem a política afirmativa e os que não concordam, realizando um debate envolvendo toda a turma.