Objetivo geral:
Identificar os vínculos culturais e históricos entre o Brasil e o continente africano, por meio da análise de fontes históricas diversas acerca do tráfico de escravos e do cotidiano dos escravos no Brasil no século XIX.
Objetivos Específicos:
Identificar diferentes representações sobre a África e a escravidão no Brasil.
Comparar diferentes situações do cotidiano de escravos no Brasil no século XIX.
Empregar diferentes suportes e fontes históricas.
Expressar-se oralmente com clareza.
Produzir texto com coerência.
Vídeo da música Pai Grande, Foto do álbum Milton Nascimento (1970); gravuras de Debret sobre o cotidiano dos escravos no Brasil, mapas da África: linguístico, regiões, político século XVI, rotas comerciais e de escravos; texto didático sobre a escravidão no Brasil; trecho da biografia de Mahommah G. Baquaqua; datashow e caixas de som.
Será considerada a participação do aluno nas atividades em grupo e a produção de texto dissertativo, em forma de relatório de atividades.
O aluno deverá ser capaz de:
Identificar diferentes representações sobre a África e a escravidão no Brasil.
Comparar diferentes situações do cotidiano de escravos no Brasil no século XIX.
Empregar diferentes suportes e fontes históricas.
Expressar-se oralmente com clareza.
Expressar-se por escrito com coerência.
Apresentação da imagem do álbum Milton Nascimento 1970 e levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o artista.
Discussão sobre sua importância na música popular brasileira e sobre os detalhes da capa do álbum. Levantamento de hipóteses sobre a escolha do músico.
Leitura inicial da letra da música Pai Grande de Milton Nascimento e vídeo da música.
Discussão sobre o significado da letra do ponto de vista histórico. Divisão da classe em grupos com 4 alunos para analisar dois momentos da música: de onde eu vim (África); para onde eu vim (Brasil) (total de 8 grupos).
Distribuição de um mapa para cada grupo, de um reprodução de gravura de Debret, trecho da biografia de Mahommah G. Baquaqua (escravo do século XIX) e de livro didático História da África e sua presença no Brasil. Orientação para os grupos, que deverão produzir um cartaz sobre o mapa (de onde eu vim) e sobre a gravura (para onde eu vim), explicando a ideia principal de cada item analisado.
Apresentação dos cartazes dos grupos para a classe e sistematização das ideias principais expostas pelos grupos.
Após a discussão, os alunos serão orientados a produzir em casa um relatório sobre a atividade em grupo, explicitando de que forma a análise dos diferentes materiais contribuiu para
a compreensão das relações entre África e Brasil, indicando o que a atividade acrescentou aos conhecimentos do aluno sobre o tema.