Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

120
minutos

BRASIL E ÁFRICA - VOZES E IMAGENS

Discussão sobre diferentes visões acerca das relações entre o Brasil e a África, a partir do tráfico de escravos, empregando fontes históricas e suportes diversos (música, mapas, gravuras, texto didático)- 8º ano Ensino Fundamental.

Plano de aula construído por
Maria das Graças Sandi Magalhães (São José dos Campos / SP)

Objetivos

Objetivo geral:

Identificar os vínculos culturais e históricos entre o Brasil e o continente africano, por meio da análise de fontes históricas diversas acerca do tráfico de escravos e do cotidiano dos escravos no Brasil no século XIX.

Objetivos Específicos:

Identificar diferentes representações sobre a África e a escravidão no Brasil.

Comparar diferentes situações do cotidiano de escravos no Brasil no século XIX.

Empregar diferentes suportes e fontes históricas.

Expressar-se oralmente com clareza.

Produzir texto com coerência.

Requisitos

Vídeo da música Pai Grande, Foto do álbum Milton Nascimento (1970); gravuras de Debret sobre o cotidiano dos escravos no Brasil, mapas da África: linguístico, regiões, político século XVI, rotas comerciais e de escravos; texto didático sobre a escravidão no Brasil; trecho da biografia de Mahommah G. Baquaqua; datashow e caixas de som.

Avaliação

Será considerada a participação do aluno nas atividades em grupo e a produção de texto dissertativo, em forma de relatório de atividades.

O aluno deverá ser capaz de:

Identificar diferentes representações sobre a África e a escravidão no Brasil.

Comparar diferentes situações do cotidiano de escravos no Brasil no século XIX.

Empregar diferentes suportes e fontes históricas.

Expressar-se oralmente com clareza.

Expressar-se por escrito com coerência.

1
10
min

Exposição Oral por parte do professor

Apresentação da imagem do álbum Milton Nascimento 1970 e levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o artista.

Discussão sobre sua importância na música popular brasileira e sobre os detalhes da capa do álbum. Levantamento de hipóteses sobre a escolha do músico.

2
10
min

Vídeo/Música/Imagem

Leitura inicial da letra da música Pai Grande de Milton Nascimento e vídeo da música.

Arquivos e links
2.2
3
10
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Discussão sobre o significado da letra do ponto de vista histórico. Divisão da classe em grupos com 4 alunos para analisar dois momentos da música: de onde eu vim (África); para onde eu vim (Brasil) (total de 8 grupos).

4
40
min

Pesquisa em sala de aula (livros, revistas)

Distribuição de um mapa para cada grupo, de um reprodução de gravura de Debret, trecho da biografia de Mahommah G. Baquaqua (escravo do século XIX) e de livro didático História da África e sua presença no Brasil. Orientação para os grupos, que deverão produzir um cartaz sobre o mapa (de onde eu vim) e sobre a gravura (para onde eu vim), explicando a ideia principal de cada item analisado.

5
40
min

Seminário em grupo (alunos)

Apresentação dos cartazes dos grupos para a classe e sistematização das ideias principais expostas pelos grupos.

6
10
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Após a discussão, os alunos serão orientados a produzir em casa um relatório sobre a atividade em grupo, explicitando de que forma a análise dos diferentes materiais contribuiu para

a compreensão das relações entre África e Brasil, indicando o que a atividade acrescentou aos conhecimentos do aluno sobre o tema.