Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

120
minutos

A Música entre Áfricas e Brasis.

A aula, a ser desenvolvida com salas da primeira série do Ensino Médio, identificará a associação do ritmo às atividades cotidianas - presente na cultura africana -, bem como sua adaptação ao ambiente americano. O segundo momento da aula se esforçará entender como a produção musical recente, em várias regiões africanas, também se utiliza de recursos característicos da dita cultura ocidental.

Plano de aula construído por
Filipe Bortoletto Ribeiro Toledo (Sorocaba / SP)

Objetivos

Com essa aula, pretende-se construir, através do conceito de hibridismo cultural, a ideia de que as trocas culturais se dão em um processo ininterrupto e de "mão dupla", de maneira a desconstruir conceitos como "cultura pura" ou "imposição de cultura".

Há também a intenção de salientar o protagonismo dos indivíduos na construção dos elementos culturais, demonstrando que esse podem se modificar e que são, em grande medida, avaliados por quem os torna identitários ou não.

Requisitos

Serão necessários para a realização da atividade proposta no presente plano de aula:

- Computador

- Data show

- Sistema de Som

- Lousa

- Acesso à Internet

Avaliação

- Realização e apresentação de uma pesquisa realizada como preparação para a aula - histórias do samba, Rumba, reggae, Afoxé, jazz e Salsa.

- Produção de texto relacionando o conteúdo da aula à leitura do texto de MENEGUELLO, Cristina. "Música e África - uma breve introdução".

1
40
min

Exposição Oral por parte do professor

Em breves apresentações (5 min.) os grupos responsáveis pelas pesquisas sobre a origem dos ritmos Samba, Afoxé, Reggae, Jazz, Salsa e Rumba, apresentarão os resultados de suas pesquisas.

Após as apresentações, embora curtas, se destinam à identificação do elemento rítmico africano como uma constante nas interpretações sobre os ritmos supracitados.

Apesar de serem realizadas como atividade introdutória, os conteúdos das apresentações poderão ser retomados durantes as demais discussões.

2
15
min

Vídeo/Música/Imagem

- Exibição do vídeo "FOLI" de Thomas Roebers e Floris Leeuwenberg.

Arquivos e links
2.1
3
15
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

- Debate animado pelas seguintes questões:

* Como se referem ao ritmo os entrevistados do documentário?

* Como se relaciona o ritmo às demais atividades que são apresentadas no documentário?

* Que hipóteses podem ser aventadas para o surgimento da noção de ritmo na África?

4
5
min

Vídeo/Música/Imagem

Audição do pout pourri "Cinco cantos de trabalho" de Clementina de Jesus.

Arquivos e links
4.1
5
15
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Troca de ideias animada pelas seguintes questão:

- De que maneira esse tipo de canção pode afetar e/ou se envolver com uma atividade de trabalho?

- Que hipóteses podemos levantar para a ressignificação de ritmos africanos em terras brasileiras?

6
15
min

Vídeo/Música/Imagem

- Apresentação dos vídeo clipes de Salif Keita, Miriam Makeba e da Banda Etran Fiantawa.

- Os alunos deverão estar atentos aos instrumentos aos quais os mesmo estão habituados.

Arquivos e links
6.1
6.2
6.3
7
10
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Debate animado pelas seguintes questões:

- O que podemos chamar de música africana?

- Que hipóteses podemos criar para a utilização de instrumentos musicais ocidentais na música produzida em diferentes regiões da África?

8
5
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

- A partir da leitura das discussões em sala e da leitura do texto "Música e África - uma breve introdução", de Cristina Meneguello, produzir um texto dissertativo argumentativo em que existam relações entre o conteúdo dos debates e o conteúdo do texto.

- A pergunta motriz a ser desenvolvida será: "De que maneira se dão as influências musicais entre África e América?"

- Após a correção da atividade, será destinada uma aula de 50 minutos para a socialização dos conteúdos das redações produzidas pelos alunos.