- Analisar o processo de colonização do continente africano no século XIX como decorrência do processo de expansão capitalista europeia na Segunda Revolução Industrial, justificada no discurso da missão civilizatória do homem branco em relação aos demais povos, entendidos como culturalmente inferiores;
- Compreender que este processo representou a destruição pela Europa dos Estados agro-burocráticos existentes na África e o consequente processo de subdesenvolvimento do continente na perspectiva do capitalismo financeiro mundial;
- Evidenciar as lutas dos povos africanos pela descolonização do continente sob domínio direto europeu e o surgimento da ideologia pan-africanista, principalmente após a Segunda Guerra Mundial;
- Discutir as imagens presentes nas produções cinematográficas norte-americanas acerca da realidade do continente africana;
- Examinar como a indústria cinematográfica ocidental atua no processo de construção de representações preconceituosas e estereotipadas sobre o continente africano, seu povo e sua cultura;
- Apontar a importância sobre o estudo da história e da cultura africana no passado e na atualidade, de forma a reconhecer os vários vínculos existentes com a história e cultura brasileira.
- Conhecimento prévio acerca do processo de dominação europeia sobre a África no contexto do imperialismo do século XIX e início do XX.
- Conhecimento sobre o processo de descolonização do continente africano na segunda metado do século XX.
- Trechos selecionados dos filmes "Diamantes de Sangue" e "Hotel Ruanda"
A abordagem sobre as imagens da África no cinema norte-americano permite discutir como as representações acerca deste continente, no que se refere aos aspectos naturais, econômicos, políticos, sociais e culturais são construídas e mantidas no decorrer do tempo. Neste sentido, as visões sobre o continente africana são caracterizadas pela existência de uma série de estereótipos, sejam mitos, alegorias ou ficções que, de fato, fazem prevalecer uma imagem negativa sobre ele.
O tema possibilita estudos sobre a questão da construção destas imagens, presentes no imaginário social e reforçadas pela indústria cultural, na qual o cinema se destaca. Desta forma a seleção de filmes que abordem diferentes realidades do continente africano, ainda que sejam apresentados apenas fragmentos das obras escolhidas, privilegia a abordagem crítica e reflexiva por meio da análise das cenas, diálogos e narrativas, relacionando-as com os conhecimentos prévios dos alunos e outros recursos, especialmente fragmentos de textos sobre a mesma temática.
Observa-se que o plano de aula proposto não é um ato isolado, mas é parte de um processo que inclui outras abordagens e trabalhos com outras fontes de textos, imagens e outros recursos. Neste sentido, adota-se a avaliação processual, caracterizada pela observação permanente da participação do aluno no decorrer do desenvolvimento da atividade proposta.
Inicialmente o professor deverá promover uma exposição oral acerca do assunto, porém de forma dialogada, com o objetivo de possibilitar a participação dos alunos e verificar o conhecimento prévio dos mesmos no que se refere à imagem da África apresentada nos filmes comerciais. Observa-se que a proposta aqui apresentada pressupõe estudo anterior sobre o imperialismo no século XIX e o processo de descolonização da África na segunda metade do século XX.
Na sequência, deverá ser exibido alguns trechos selecionados do filme "Hotel Ruanda", escolhidos na medida em que privilegiam cenas estereotípadas acerca da realidade explorada pelo filme.
Exibição de trechos selecionados do filme "Diamantes de Sangue", especialmente as que caracterizam a manutenção da exploração estrangeira das riquezas naturais existentes na região apresentada no filme, Serra Leoa, realidade que se estende a outros países do continente no período posterior à descolonização, ou seja, até os tempos atuais.
Após a exibição dos trechos dos filmes, será proposto um debate envolvendo todos os alunos, no sentido de relacionar os estudos anteriores em sala de aula com as cenas apresentadas. Espera-se uma ampla participação, considerando-se que os filmes contemplam situações que, geralmente, causam um certo impacto e interesse dos alunos em entenderem melhor os processos históricos a que se referem. Uma alternativa de ampliar a abordagem do assunto e, conforme a possibilidade, retomar a discussão em um outro momento é sugerir que os alunos assistam aos filmes em suas casas, individualmente ou em grupo, haja vista que os filmes citados são facilmente encontrados em locadoras ou mesmo na internet.