Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Comunicados oficiais

Voltar para a lista geral

O que você precisa saber sobre as fases da ONHB

Postado por Assessoria de Comunicação em 18 de agosto de 2013

A 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil será constituída por 5 fases de provas online e 1 fase de provas final e presencial, que se realizará no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em Campinas, SP.

As fases online serão acessadas e feitas através da página da Olimpíada, mediante fornecimento pelo participante de seu login e senha.

Todas as respostas e tarefas solicitadas pela Olimpíada devem ser realizadas na página da Olimpíada. Todo o envio de respostas e tarefas deve ser realizado em local indicado na página da Olimpíada. Sob nenhuma hipótese serão aceitas respostas ou tarefas enviadas por e-mail, correio ou outros meios de comunicação. Sob nenhuma hipótese respostas e tarefas enviadas podem ser alteradas posteriormente, ou este envio ser cancelado e/ou substituído por novo envio.

Cada fase online é composta por questões de múltipla escolha e por tarefas. Dentre as alternativas de múltipla escolha, os participantes deverão selecionar apenas uma, ou seja, aquela que acharem a mais pertinente como resposta.

Cada questão pode ser assinalada como “rascunho”, permitindo às equipes a reflexão antes do envio definitivo. No entanto, sob nenhuma hipótese, as respostas deixadas na forma de “rascunhos” serão utilizadas no cálculo geral dos pontos. Do mesmo modo, questões salvas e concluídas não poderão retornar à forma de “rascunho”.

Cada fase que estiver online possuirá uma versão que pode ser impressa, para facilitar o trabalho das equipes.

A primeira fase terá 11questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.

A segunda fase terá 11questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.

A terceira fase terá 12 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.

A quarta fase terá 12 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.

A quinta fase é uma tarefa.

A sexta fase é presencial, constituída por questões e desafios diversos. Esta fase é seguida pela premiação.

A página da Olimpíada fornecerá documentos, textos, links e sugestões de leitura para auxiliar na resolução das questões. As equipes podem e devem consultar outros materiais e fontes de informação (livros, sites, consultas aos professores etc.) para embasar as suas respostas.

A cada fase finalizada, a Comissão Organizadora publicará comentários relativos às questões e tarefas.

O gabarito oficial será publicado somente após o final da quinta fase da Olimpíada. Ao retornar à sua área, após cada fase, cada equipe terá acesso tão somente à alternativa que selecionou (tarjada em amarelo), e não ao resultado oficial.

É importante não confundir a alternativa selecionada que aparece em amarelo com um suposto “gabarito” da prova. Trata-se sempre da alternativa que a equipe selecionou, pois o gabarito oficial será publicado após o final de todas as fases online.

Cada fase online tem a duração exata de 6 dias. Para a 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, as fases serão iniciadas às segundas feiras e finalizadas aos sábados, permitindo que as equipes tenham ao menos um encontro com os seus professores de história, conforme os seus horários escolares, ao longo da semana.

Para mais detalhes, veja a linha do tempo no site.

A experiência online de cada participante pode variar conforme a velocidade de conexão e o equipamento utilizado.

A Comissão Organizadora responsabiliza-se apenas pelo funcionamento do site da Olimpíada. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por falhas no provedor de acesso dos participantes ou por falhas em seus equipamentos.

A Comissão Organizadora garante o funcionamento do site da Olimpíada para os navegadores de internet: Firefox 10+, Internet Explorer 8+, Chrome 12+, Opera 10+ e Safari 5+. A utilização de outros navegadores não é recomendada pela Comissão Organizadora, que não se responsabilizará pelo funcionamento da Olimpíada em outros navegadores que não os indicados.

Em caso de falha no sistema da Unicamp ou falha ampla no sistema no país, a Comissão Organizadora da Olimpíada poderá prorrogar o prazo das fases, em separado ou na totalidade, a seu critério. Falhas pontuais e ou locais dos sistemas, que não atinjam a totalidade dos participantes, não serão levadas em consideração.

Não existe nenhuma possibilidade, fora a expressa acima, de enviar respostas fora do prazo determinado no calendário. A Comissão Organizadora da Olimpíada recomenda vivamente que as equipes não deixem o envio de suas respostas e tarefas para a “última hora”.

Uma vez fechada a fase, não serão aceitas respostas ou tarefas.

Estas e outras dicas sobre a ONHB estão disponíveis no regulamento que você encontra acessando www.olimpiadadehistoria.com.br