Grafia atualizada
“Post Scriptum
(21 de março às 5 horas da tarde)
No dia 19 do corrente [mês] um grupo de escravos armados invadiu a igreja da povoação do Queimado na ocasião em que se celebrava o Santo Ofício da Missa, e em gritos proclamavam a sua liberdade, e alforria, e seguindo para diversas fazendas e aliciando os escravos delas, e em outras obrigando seus donos a darem liberdade a seus escravos, engrossou em número de 300. S. Ex. o Sr. presidente da província soube deste triste acontecimento às 3 horas da tarde, e sem perda de tempo fez seguir para aquela povoação o chefe de polícia acompanhado de tropa convenientemente municiada.
Estas providências, e outras que o presidente tem dado, ajudado da dedicação e do valor dos habitantes daquele lugar e outros bem como a Serra, Cariacica fizeram com que ontem fossem batidos tanto na povoação do Queimado, como na da Serra dois grandes grupos daqueles criminosos que ou morreram, ou fugiram em completa debandada, deixando no campo as armas e munições que conduziam.
Em breve teremos de anunciar ao público e aos nossos leitores, que a tranquilidade e segurança pública se acham inteiramente reestabelecidas, e que os criminosos sofreram um justo castigo de seus crimes. Ânimo, coragem e confiança no governo, e nada temos a recear – Cautela e vigilância nos Srs. Fazendeiros para que o futuro não se repita fatos semelhantes.”
Sobre este documento
O Correio da Victoria, n. 20, 26 de março de 1849, p. 04. Disponível em: http://www.ape.es.gov.br/index2.htm
O Correio da Victoria