Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Vidas Secas
Literatura

“(…) Sinha Vitória desejava possuir uma cama igual à de seu Tomás da bolandeira. Doidice. Não dizia nada para não contrariá-la, mas sabia que era doidice. Cambembes podiam ter luxo? E estavam ali de passagem. Qualquer dia o patrão os botaria fora, e eles ganhariam o mundo, sem rumo, nem teriam meio de conduzir os cacarecos. Viviam de trouxa arrumada, dormiriam bem debaixo de um pau. (…) Seu Tomás tinha uma cama de verdade, feita pelo carpinteiro, um estrado de sucupira alisado a enxó, com as juntas abertas a formão, tudo embutido direito, e um couro cru em cima, bem esticado e bem pregado. Ali podia um cristão estirar os ossos.”

Bolandeira: roda movida por força animal, que aciona o rodete de ralar mandioca.

Cambembes: trabalhador assalariado que trabalhava junto com escravos.

Sucupira: nome comum de duas árvores leguminosas (Ormosia ou Robínea coccinea e O. coarctata ou minor, esta última também chamada sucupira-mirim ou sicupira-mirim e acari).

Enxó: instrumento de carpinteiro e de tanoeiro, de cabo curvo e chapa de aço cortante, que serve para desbastar a madeira.

AULETE, Caldas. Diccionario contemporaneo da lingua portugueza. Lisboa [Portugal]: Parceria Antonio Maria Pereira, 1925, Disponível em: http://www.auletedigital.com.br/

Sobre este documento

Título
Vidas Secas
Tipo de documento
Literatura
Palavras-chave
Cultura Material. História das Religiões Legislação Museus
Origem

Graciliano Ramos. Sinha Vitória, in: Vidas Secas, São Paulo: Ed. Record, 1984.

Créditos

Graciliano Ramos.