Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.
3ª questão

O Salão Paranaguá do Memorial de Curitiba abriga, a partir das 19h desta quinta-feira (29), a exposição histórica "Curitiba Anos 50", (...)

Exposição "Curitiba Anos 50"Artigo de jornal

A partir da leitura da notícia, podemos afirmar que:

 

Alternativas

A. O texto sobre a exposição reconstrói um passado de euforia e entusiasmo que não leva em consideração grande parte dos conflitos decorrentes do pós-guerra tanto no Brasil como no mundo.
B. Fotos, textos, filmes e arquitetura são alguns dos itens utilizados pela exposição para apresentar uma cidade que se modernizava rapidamente na década de 1950, desejando equiparar-se a outras capitais como São Paulo e Rio de Janeiro.
C. Apesar do esforço de transformação da cidade de Curitiba em uma grande metrópole, a cidade não foi escolhida como uma das sedes dos jogos da Copa do Mundo de Futebol de 1950, que privilegiou as capitais Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.
D. O texto traz uma leitura do passado a partir dos dias atuais, narrando a história da cidade de Curitiba com um discurso celebratório da modernidade e do "crescimento a olhos vistos".



 

Comentário

Ao propor aquilo que chama de uma viagem no tempo, a exposição “Curitiba Anos 50” revela a representação de um discurso celebratório do passado da cidade. Na organização de partes do acervo da Casa de Memória da Fundação Cultural de Curitiba para compor a exposição, temos a construção de um passado feita a partir dos dias atuais – enaltecendo, portanto, aquilo que chama de “crescimento a olhos vistos”, num anseio por comprovar que os chamados “anos dourados” da década de 1950 foram marcados essencialmente pelo desejo de modernidade e progresso.