Nesta tarefa, propomos às equipes o trabalho com um instrumento que é muito importante para os historiadores: analisar e compreender imagens, observando seus detalhes e tirando conclusões a partir deles. Além disso as imagens aqui servirão como ponto de partida para pesquisas mais aprofundadas.
As equipes encontrarão a seguir 3 imagens:
1. “Frontispício” de História Natural do Brasil de Guilherme Piso, Gravura, 1648.
2. Mudança de acampamento da construção da linha de São Francisco, fotografia de Claro Jansson, 1913.
3. Capa do LP Tropicália ou Panis et Circenses, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, Torquato Neto, Mutantes e Rogério Duprat, 1968
Em cada uma destas imagens, as equipes encontrarão “números”. A tarefa consiste em associar estes números às frases que preparamos logo abaixo. São frases que descrevem aspectos da imagem. Cada número deve ser associado a uma única frase. Entretanto, as equipes encontrarão mais frases do que números, ou seja, há frases que não serão associadas a nenhum número.
Coloque o cursor na imagem sobre os números e utilize o zoom ao lado esquerdo para ampliar os trechos (funciona de maneira similar ao Google Maps). Clique o cursor sobre o número escolhido. Ao fazer isso, abrirá uma página com todas as frases, escolha a mais pertinente e clique sobre ela. Deste modo, você associou o número à frase. Faça isso para todos os números de cada imagem.
Ao clicar em “Rascunho” o trabalho fica salvo em modo rascunho, e mesmo que você saia da página da Olimpíada e retorne depois, o rascunho estará salvo e disponível. Após ter associado todos números às frases nas 3 imagens, não esqueça de confirmar a sua tarefa, clicando no botão “Concluir”.
O envio definitivo ocorre apenas quando a equipe clicar em “Concluir”. Após clicar em “Concluir” nenhuma alteração poderá ser feita. Por isso só clique em “Concluir Tarefa” após ter associado todos números às frases nas 3 imagens.
Um pouquinho de calma e muita atenção são importantes para o sucesso desta atividade. Bom trabalho a todos.
“Frontispício” de História Natural do Brasil de Guilherme Piso, Gravura, 1648.
Guilherme de Piso. “Frontispício”. História Natural do Brasil. Leiden: Elsevier, 1648. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a4/Historia_Naturalis_Brasiliae_-_Guilherme_Piso_-_1648.png.jpg
Qual legenda mais bem descreve o trecho destacado abaixo?
Mudança de acampamento da construção da linha de São Francisco, fotografia de Claro Jansson, 1913.
Fotografia de Claro Jansson, Mudança de acampamento construção da Linha de São Francisco, 1913, negativo de vidro, esteroscópica 4x4,5cm.
Qual legenda mais bem descreve o trecho destacado abaixo?
Capa do LP Tropicália ou Panis et Circenses, 1968
Capa do LP “Tropicália ou Panis et Circenses” de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, Torquato Neto, Mutantes e Rogério Duprat, 1968. Philips, R 765.040 L. Fotógrafo: Oliver Perroy.
Qual legenda mais bem descreve o trecho destacado abaixo?
Comentário
Nessa tarefa as equipes foram convidadas a trabalhar com um tipo de fonte rico para o trabalho do historiador: a iconografia. O trabalho com imagens exige um olhar apurado aos detalhes, a busca por compreender as representações ali propostas e por perceber que as imagens implicam uma série de intenções e objetivos quando são construídas, em diferentes suportes (pinturas, desenhos, propagandas, fotografias pensadas para atingirem um grande número de pessoas). Mas as imagens só se realizam quando são “olhadas”, vistas e analisadas, consumidas por alguém. Quem olha a imagem participa assim de seu processo de construção.
Nossa primeira imagem foi uma versão em cores do “Frontspício” de História Natural do Brasil de 1648 de autoria do holandês Guilherme Piso, que serviu de fonte para a questão 09 da primeira fase de nosso olimpíada e que conforme já dissemos tinha como principal função resumir para o leitor o que ele encontraria na obra e ao mesmo tempo aguçar a sua curiosidade, ressaltando aspectos maravilhosos e alegóricos. Nossa segunda imagem foi uma fotografia de autoria do fotógrafo sueco Claro Gustavo Jansson, que chama a atenção pela perpectiva em que foi feita, pelas expressões e pelo quadro que apresenta. Por fim, a capa do LP “Tropicália ou Panis et Circenses” de 1968, que traz vários cantores que participaram do movimento tropicalista e que nos permitiu observar não apenas os aspectos visuais do documento, mas também conhecer, pela pesquisa, um pouco mais da trajetória desses músicos.