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16ª questão

Ainda a partir do artigo de Maria Helena Camara Bastos (Questão 15) é possível afirmar sobre a figura das professoras do Jardim de Infância:

“[...] em 1875, um jardim de infância causou uma verdadeira reviravolta na educação brasileira, como reconheceu um artigo no jornal Cruzeiro quatro anos depois. O texto mencionava ‘um chalé expressamente construído e mobiliado para o Jardim de Crianças’ (...)"

A primeira escolaArtigo de revista
 

Alternativas

A. A função de professora “jardineira” era uma conquista de autonomia pela qual as feministas lutavam.
B. Eram atribuídas às mulheres qualidades profissionais que envolviam características como a meiguice e o carinho pelas crianças.
C. As mulheres puderam adentrar o espaço público na condição de professoras, na medida em que esta condição preservava uma imagem maternal.
D. Como professoras, as mulheres ganhavam a possibilidade de deixar o espaço privado e adentrar o âmbito público.



 

Comentário

Ainda utilizando o texto sobre a primeira escola de Jardim de Infância no Brasil, a questão tinha por objetivo pensar o papel da mulher e sua inserção profissional como educadora. Assim era esperado que as equipes identificassem que características pessoais como a meiguice, a abnegação e o carinho passaram a constituir-se também como expectativas profissionais no que se referia às professoras de jardim de infância; que o magistério despontava como um campo que permitia à mulher deixar o espaço privado e adentrar o espaço público como uma profissional, mas sem contudo ter seu papel social modificado, uma vez que sua imagem ainda deveria estar ligada àquela que era a principal expressão da vida privada: a mãe. É importante ressaltar ainda que assumir um novo campo de trabalho, mesmo que a ele ainda estivesse ligada a ideia de uma continuidade do papel feminino da mãe, era uma conquista da mulher que em uma sociedade escravista, paternalista e dominada por homens tinha poucas opções profissionais.