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33ª questão

A autoria do quadro “A redenção de Cam” é de Modesto Brocos y Gomez (1852-1936), pintor espanhol que se radicou no Brasil nos anos 1890 e retratou inúmeras cenas do cotidiano brasileiro. Observe a imagem selecionada e escolha uma alternativa:

 

Alternativas

A. Os gestos de aclamação da mulher idosa e negra, de satisfação do homem branco, de harmonização da mulher mulata e de ternura da criança branca constroem um ambiente de redenção do passado escravagista brasileiro.
B. A forma como foram dispostas as personagens por Modesto Brocos indica a hierarquia social do período, momento em que as mulheres eram responsáveis pelo branqueamento populacional.
C. A cena ambientada à porta de um casebre em uma rua rudimentar mostra uma família à frente de uma construção simples de pau a pique, ornamentada com uma palmeira.
D. A pintura de Modesto Brocos foi utilizada como ilustração por teorias médicas sobre a possibilidade do branqueamento populacional, revelando as aproximações que existiam entre arte e ciência no início do século XX.



 

Comentário

O objetivo dessa questão foi pensar as aproximações entre ciência, arte e religião como registro cultural do século XIX, como é possível notar, por exemplo, na composição de Modesto Brocos y Gomez e nas possíveis leituras desse quadro a partir de bases científicas, sociais e médicas. A pintura é uma alusão à linguagem bíblica de constituição das diferentes povoações europeias, africanas e asiáticas descritas no Gênese, em que Cam, um dos filhos de Noé, é amaldiçoado e tem seu filho, Canaã, condenado em Gên 9:25 a servir os filhos de seus irmãos: “E disse [Noé]: Maldito seja Canaã; Servo dos servos será de seus irmãos”. A associação entre os filhos de Cam e os escravos negros, porém, é bem posterior e não está na Bíblia. Essa leitura pode ser observada na figura da ex-escrava, que louva a redenção de sua família com o branqueamento, proporcionado pela mestiçagem. Assim, os caracteres da pintura remetem ao passado escravocrata, à humildade das famílias, à flora e à composição das raças brasileiras, tudo dentro de uma harmonização orquestrada pelo pintor.