Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.
35ª questão

Nesta questão queremos sugerir que você siga os seguintes passos:

1. Ouça a canção. Você pode encontrá-la em:

link 1 ou link 2 ou link 3

2. Leia a letra da canção.

3. Depois dos passos 1 e 2 leia as alternativas.

A matadeira vem chegando / No alto da favela / No balanço da justiça / Do seu criador (...)

A matadeiraLetra de música
 

Alternativas

A. “Matadeira” era o apelido do canhão Withworth, utilizado durante o conflito de Canudos (1896-1897).
B. O trecho “teatro do céu” pode ser associado ao caráter religioso do conflito, que teve como principal líder o pregador popular Antônio Conselheiro.
C. Apesar de remeter ao conflito de Canudos (1896-1897), a letra da canção oferece outra possibilidade de leitura, relacionada aos dias atuais.
D. A Revolta de Canudos, ao longo do século XX teve pouca repercussão na historiografia, ficando restrita ao meio musical e literário.



 

Comentário

A Guerra de Canudos, registrada por Euclides da Cunha, em Os Sertões; e, mais tarde, representada nas telas do cinema por diretores como Glauber Rocha e Sérgio Rezende, explicitou a ambiguidades da república recém-proclamada. Ao mesmo tempo em que o Estado exibia as marcas do progresso capitalista, a omissão referente aos problemas sociais de determinadas localidades, acabou por influenciar a eclosão de conflitos armados. Liderados por Antônio Conselheiro, conhecido por seus ideais messiânicos, os sertanejos se organizaram militarmente, de forma a combater opositores locais e do aparato estatal. Depois de quatro expedições contrárias a Canudos, o arraial foi totalmente destruído. A memória do conflito, entretanto, resiste, seja na literatura, no cinema ou em canções como a do grupo pernambucano Cordel do Fogo Encantado.