Prezada equipe participante da 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil: sua equipe chegou à quinta fase!
Sabemos todo o esforço, tempo e dedicação necessários para estar nesta fase, e já consideramos todos os que estão nela como grandes vencedores.
Esta fase é um dos diferenciais da Olimpíada Nacional em História do Brasil desde que ela surgiu: é a chance não apenas de “ser avaliado”, mas de avaliar. Consideramos muito enriquecedora a oportunidade de experenciar as dificuldades, dúvidas e principalmente as responsabilidades que existem quando se avalia um trabalho.
Sua equipe recebeu 10 Tarefas para ler e avaliar. Para realizar a avaliação, leia com atenção as Tarefas que recebeu e os critérios e assinale as alternativas de cada critério de avaliação. Os critérios são iguais para todos. Além disso, todas as equipes possuem a mesma composição: três estudantes e um professor responsável, o que torna a Tarefa uma atividade de correção entre iguais. Cada equipe realizou também a mesma Tarefa (ou seja, preparou o seu próprio texto a partir de uma entrevista), então conhece as instruções que deveriam ser seguidas ao realizar o trabalho (pois também teve que seguir estas mesmas instruções) e tem condições de avaliar as dificuldades envolvidas na elaboração de cada uma das partes do trabalho.
Leia e avalie o trabalho de seu colega com a mesma seriedade e atenção com que gostaria que seu trabalho fosse avaliado. Não se preocupe: em nosso sistema de correção, não há como prejudicar as outras equipes a partir da avaliação. Para entender melhor nossos critérios, leia o documento Sistema de avaliação da Tarefa 47 .
Importante lembrar: As Tarefas foram distribuídas de forma aleatória por nosso sistema, mas temos o controle exato de qual equipe está corrigindo quais trabalhos.
Nosso sistema distribuiu de forma aleatória o carimbo “Censurado” sobre as tarefas, como se fosse mesmo um censor a ler e censurar diferentes textos. Assim, não se preocupe se em cada Tarefa o carimbo “Censurado” em vermelho vier em um local diferente. Fazia parte de nossa proposta gráfica.
Sugerimos que as equipes façam primeiramente uma leitura geral de cada Tarefa, e que deixem para aplicar os critérios de avaliação apenas após ler cada Tarefa mais de uma vez, como também após haverem discutido entre si a avaliação.
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