]7ª ONHB: Dúvidas – Olimpíada Nacional em História do Brasil

Dúvidas frequentes

Preencha o formulário ao lado apenas se sua dúvida não estiver na lista abaixo:

1. Não possuo cadastro no site da ONHB, o que devo fazer?

Clique em “Login” (canto superior direito do site) e, na opção “Criar uma conta no site da ONHB”, preencha seus dados (serão solicitados: Nome, email individual, senha, endereço, nome da escola etc).

Certifique-se de que o e-mail indicado está correto e ativo, pois ele será seu login para acesso no site e também para a 7ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. Você deverá escolher sua própria senha e é de sua responsabilidade zelar por ela.

Se sua escola já estiver cadastrada no site da ONHB você poderá visualizar o seu nome e endereço utilizando a “busca”, mas fique atento muitas escolas possuem nomes iguais embora sejam de locais diferentes. Verifique se a escola é mesmo a sua. Se sua escola não estiver na lista você deverá cadastrá-la no sistema.

Para finalizar o Cadastro você receberá um e-mail (enviado para o endereço de e-mail que você forneceu) com as instruções para validar sua conta. Lembre-se de checar a caixa de spam de seu e-mail, e também de desativar qualquer bloqueador automático de endereços desconhecidos (ou então, adicione o endereço nao-responda@olimpiadadehistoria.com.br na lista de e-mails conhecidos/autorizados/confiáveis).

2. Já tenho cadastro no site da ONHB, pois participei da última edição. Eu preciso fazer novo cadastro?

Não, os alunos e professores que já realizaram o cadastro nos anos de 2013 e/ou 2014 mantém o mesmo login e senha utilizados na 5ªONHB e/ou 6ªONHB e podem logar no sistema e realizar a inscrição “pulando” a fase do cadastro.

3. Como faço minha inscrição?

Clique na aba “Inscrições”. Ali você encontrará nosso regulamento e um tutorial com os 5 passos necessários para realizar a inscrição.
Leia atentamente o Tutorial e o Regulamento, clique nas declarações ao fim da página do Regulamento e em “Iniciar Inscrição”.

ATENÇÃO: só é possível realizar a inscrição se você estiver logado no sistema. Por isso, faça primeiro o cadastro no site da ONHB.

No ato da inscrição será pedido o nome e o e-mail de todos os membros de sua equipe, por isso tenha-os em mãos ao iniciar o processo. Cada membro da equipe receberá um e-mail convidando-o a participar de sua equipe e deverá clicar no link para realizar seu cadastro no site da ONHB.

Todos os membros da equipe deverão se cadastrar no site da ONHB para que a inscrição seja validada e o boleto para pagamento seja gerado. Entretanto, apenas um membro da equipe pode fazer a inscrição e apenas ele poderá visualizar o boleto em sua área de usuário.

Apenas o professor pode participar de mais de uma equipe. Certifique-se de que cada membro de sua equipe possui um e-mail individual válido, pois o sistema não permite o cadastro de mais de um aluno com o mesmo e-mail.

Fique atento ao digitar os e-mails dos membros da equipe, pois o nosso sistema envia uma mensagem para a validação do cadastro aos participantes e e-mails grafados de forma errada acabam por impedir que se complete a inscrição da equipe por falta de validação de cadastro.

4. Faço parte de uma equipe da 7ª ONHB, mas outra pessoa realizou a inscrição e me colocou como o responsável pelo pagamento do boleto. No entanto, não recebi nenhum e-mail relativo ao pagamento. Como faço?

Não enviamos boletos por e-mail.

Apenas o participante que realiza a inscrição pode visualizar, baixar e/ou imprimir o boleto a partir de sua área de usuário, mesmo que o responsável indicado para o pagamento seja outro membro da equipe ou a escola. Contate o participante responsável pela inscrição e solicite seu boleto.

5. Sou diretora da Escola e gostaria de manter o controle de todas as inscrições. Como faço?

Infelizmente não é possível. Apenas os professores orientadores cadastrados têm acesso a todas as suas equipes em sua área de usuário. E apenas o responsável pela inscrição, que é obrigatoriamente um membro da equipe, tem acesso a todo o processo de inscrição.

6. Errei na minha inscrição! Como fazer?

Se você errou na sua inscrição e ainda não pagou, não há problema. Você pode cancelar a inscrição em sua área de usuário e iniciar uma nova inscrição. Se você já pagou, entre em contato com a Comissão Organizadora pelo formulário de dúvidas ao lado e solicite a alteração dos dados errados. Lembramos que o nome da equipe não pode ser alterado, verifique o item 1.6 de nosso regulamento.

7. Minha equipe desistiu de participar da 7ª ONHB e quero cancelar minha inscrição? Posso?

Se você ainda não pagou, não há problema, você pode cancelar a sua inscrição ou ignorá-la (ela será cancelada automaticamente quando começar a 1ª fase da ONHB). Se você pagou, não é mais possível cancelar sua inscrição ou receber o valor da inscrição de volta.

8. Qual é o valor de inscrição?

Os valores e outras informações importantes estão descritos no item 2.7 do Regulamento da 7ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, que deve ser lido com atenção. Certifique-se na aba “Regulamento”.

9. Como é a Olimpíada?

Você pode aprender muito sobre a Olimpíada, vendo as edições anteriores que estão disponíveis em:
1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª ONHB em pdf.
A ONHB e a ONHB estão disponíveis na integra também em nosso site: www.olimpiadadehistoria.com.br

10. O professor orientador tem que ser da escola onde estudam os alunos?

Sim. O professor orientador deve, necessariamente, ter vínculos com a instituição de ensino da equipe que orientará.

O professor deve pertencer ao corpo docente da escola.

Não é permitida a participação de orientadores de equipe que não sejam professores de História do corpo docente da escola. É permitida a participação de professores que estejam exercendo outras funções ou ministrando outras disciplinas na escola no momento da inscrição, observado o fato de que sejam professores de História. Mesmo que o professor não seja, no presente momento, o professor da série dos alunos que vão formar a equipe, ele pode orientá-los, respeitando as condições acima.

11. O professor orientador precisa ser da disciplina de História?

Sim. É obrigatório que o professor seja da disciplina de História, mas ele pode ter formação em outras áreas como Filosofia e Sociologia. Professores que atuem como estagiários ou plantonistas de História também podem orientar desde que tenham comprovadamente vínculo com a instituição de ensino.

12. Um professor pode orientar mais de uma equipe?

Sim, quantas desejar orientar. Não há limites de equipes por professor.

13. O mesmo aluno pode participar de mais de uma equipe?

Não. Se o aluno estuda em duas escolas ao mesmo tempo, deve escolher por qual delas quer participar. As duas ou mais equipes serão imediatamente desclassificadas da Olimpíada, caso um ou mais alunos participantes estejam inscritos em mais de uma equipe.

14. Um professor que dá aulas em várias escolas pode orientar equipes nas diferentes unidades?

Sim. O professor pode orientar quantas equipes desejar em diversas escolas, desde que faça parte do quadro docente em todas as unidades.

15. Como sei que todos os membros de minha equipe fizeram o cadastro no site da Olimpíada e que o boleto para pagamento foi gerado?

Quando todos os membros de uma equipe finalizam o cadastro no site da ONHB o responsável pela inscrição recebe um e-mail comunicando a finalização do cadastro. Após isso, o responsável pode gerar o boleto em sua área de usuário e prosseguir com o pagamento.
Assim, para ter acesso às informações sobre o andamento do processo de inscrição entre em contato com o responsável por ela.

16. Posso fazer o cadastro no site da ONHB antes de ser indicado como membro de uma equipe?

Sim, o cadastro no site da ONHB é independente da inscrição, mas a inscrição está condicionada ao cadastro no site.

17. O que acontece se todos os membros da equipe realizarem o cadastro no site da ONHB antes da inscrição?

O processo de inscrição se tornará mais rápido, pois os e-mails dos membros da equipe são identificados pelo sistema, eliminando a fase de validação no ato da inscrição (uma vez que já foi realizada no cadastro). O responsável pela inscrição poderá gerar o boleto imediatamente, sem ter que aguardar o e-mail comunicando o fim do cadastro de todos os membros da equipe.

18. Terminei o ensino médio e agora curso o ensino técnico profissionalizante, eu posso participar da Olímpiada?

Infelizmente não. Para participar da 7ª ONHB é obrigatório que o aluno esteja matriculado nas séries/anos indicadas no Regulamento: 8° e 9° anos do ensino fundamental ou nas séries do ensino médio. Assim, alunos que já terminaram o ensino médio e cursam qualquer outra modalidade de ensino (profissionalizante, superior etc.) não podem participar da Olimpíada.

19. Curso o ensino médio e faço curso preparatório para vestibulares em escolas diferentes. Eu posso participar da Olimpíada?

Sim, mas ATENÇÃO: sua equipe deve ser montada e inscrita obrigatoriamente pela escola em que cursa o ensino médio e não pelo curso preparatório para vestibulares. É vetada a participação de equipes cujos alunos cursem apenas cursos preparatórios para vestibulares.

20. Sou professor em um curso preparatório para vestibulares e em minha escola há vários alunos que cursam o ensino médio em outra escola e que estão interessados em participar da Olimpíada. Posso inscrevê-los por minha escola e orientá-los?

Não. Os alunos devem ser inscritos pelas escolas em que cursam o ensino médio e orientados por professores pertencentes ao quadro de professores da mesma escola. É vetada a participação de instituições de ensino que possuam apenas a modalidade de curso preparatório para vestibulares, ensino profissionalizante – sem fusão com o ensino médio – e ensino superior.

21. Quantas equipes serão convocadas para a fase final?

A Comissão Organizadora da 7ª ONHB convocará o mínimo de 200 equipes para a fase final.

22. Qual é a premiação?

A 7ª ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (15 equipes), prata (25 equipes) e bronze (35 equipes), e medalhas de participação para todos os finalistas. Serão fornecidos certificados de medalha de ouro, prata ou bronze para as 75 melhores equipes segundo a pontuação na fase final e certificados e honra ao mérito a todos os outros finalistas. Serão fornecidos certificados de participação a todos os inscritos.

23. Há um limite pré-estabelecido de inscrições? Qual é o limite?

Como todo sistema de informática, a ONHB também possui alguma limitação cujos contornos definitivos só podem ser determinados a partir do monitoramento constante de nossa página. Estamos preparados para um crescimento muito substancial de inscrições, e trabalhando para aumentá-lo continuamente, mas os limites efetivos serão detectados apenas quando estiverem próximos de ser atingidos. Por isso é recomendável não deixar para inscrever sua equipe na última hora.

24. Sou aluno e não possuo RG e/ou CPF, eu posso me inscrever?

Sim, pois o preenchimento dos campos referentes à documentação, para os alunos, não é obrigatório. Mas fique atento, pois se sua equipe chegar à fase final, o RG será obrigatório para que o estudante possa realizar a prova presencial.

25. Sou professor e trabalho em mais de uma instituição de ensino, como faço para cadastrá-las?

Ao preencher seu cadastro no campo “Instituição de Ensino” você deverá selecionar o Estado e a Cidade de sua escola e preencher o campo com o nome da mesma. Se sua escola já estiver cadastrada em nosso sistema ela será relacionada após clicar no campo “busca”. Neste caso, basta selecionar a instituição e vincular ao seu cadastro. Se sua escola não estiver cadastrada clique em “cadastrar uma nova” e preencha todos os campos do cadastro, ao final vincule a instituição ao seu cadastro.

Se você já realizou seu cadastro basta logar e em sua área de usuário, clicar em “editar informações” e seguir os mesmos passos acima.

Ao realizar uma inscrição aparecerá a lista de instituições vinculadas ao seu cadastro e você poderá selecionar a qual pertence a equipe.

26. Quanto tempo demora a confirmação de pagamento do boleto?

A confirmação de pagamento pode demorar de 1 a 5 dias ÚTEIS, pois o lançamento do pagamento no sistema depende dos trâmites bancários e da atualização dos dados na página da Olimpíada, que é feita todas as noites.

ATENÇÃO! Somente o participante que realiza a inscrição pode gerar o boleto e receber a confirmação de pagamento.

Assim, se você realizou a inscrição e pagou seu boleto há menos de 6 dias úteis, não se preocupe, pois ele está sendo processado dentro do prazo previsto.

Apenas se o seu boleto foi pago há mais de 5 dias úteis e você não recebeu a confirmação de pagamento (não esqueça de verificar a caixa de spam), escreva-nos pelo formulário de dúvidas ao lado.

27. Sou professor, pretendo orientar uma ou mais equipes e quero participar do Curso de Formação Continuada. O que devo fazer?

A partir da Fase 2 da 7ª ONHB você deverá declarar o seu interesse em participar do Terceiro Curso de Formação da ONHB.

28. Sou professor, pretendo orientar uma ou mais equipes e NÃO quero participar do Curso de Formação Continuada. O que devo fazer?

A partir da Fase 2 da 7ª ONHB você deverá declarar que não tem interesse em participar do Terceiro Curso de Formação da ONHB.

29. Sou professor de história, mas não tenho equipes participantes na 7ª ONHB. Posso fazer o Curso Formação Continuada?

Sim, a participação de professores ou interessados externos, que não estejam ligados à 7ª ONHB pela equipe de uma ou mais equipes é permitida desde que realizem a inscrição específica para o Terceiro Curso de Formação da ONHB e pague o valor da inscrição. O período da inscrição específica e o valor da inscrição serão publicados em breve pela Comissão Organizadora na aba Comunicados.

30. Sou professor orientador e não vou participar do Curso de Formação Continuada, isso pode prejudicar a minha equipe?

De modo algum!
A participação ou a não-participação no Curso não incidem de forma alguma no desempenho, pontuação, conteúdo ou andamento das equipes na 7ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. São duas atividades (Olimpíada e Curso) distintas e separadas.

31. Sou professor e pretendo participar do Curso de Formação Continuada. Gostaria de saber se há algum custo adicional para isso?

Não, o Curso de Formação Continuada não tem nenhum custo adicional. Para participar basta ser professor orientador de uma, ou mais equipes, inscrita e optar pela realização do curso no período indicado pelo Comunicado Oficial da Comissão Organizadora.

32. Sou professor e pretendo participar do Curso de formação Continuada, mas e se minha(s) equipe(s) já tiverem sido desclassificada(s) na Fase 1, eu perco o direito de participação no curso?

Não. A inscrição de uma ou mais equipes garante o direito do professor orientador no Terceiro Curso de Formação Continuada da ONHB, assim se mesmo que sua(s) equipe(s) não estiver(em) mais participando da prova no período de inscrição do curso você poderá realizar o curso. Para isso você deve acessar a sua área de usuário para declarar que tem interesse em participar do curso.

33. Sou professor e pretendo participar do Curso de Formação Continuada. O que acontece se minha(s) equipe(s) não chegar(em) à fase final?

Você pode continuar a realizar o curso normalmente, uma vez que as duas atividades são distintas e separadas. O professor orientador continua a ter acesso à sua “Sala do Professor”, mesmo que sua(s) equipe(s) seja(m) eliminada(s) em um das fases online.

34. O que é o Curso de Formação Continuada?

Trata-se de uma experiência iniciada com sucesso em 2013, que visa responder a demandas apresentadas pelos próprios docentes em edições anteriores da Olimpíada. O Curso é elaborado por docentes do Departamento de História da Unicamp e é compatível com os temas trabalhados no ensino fundamental e no ensino médio.
Em suas duas edições anteriores o curso teve como temas: “Ensino de História da África” (2013) e “Cinquenta anos do Golpe e a ditadura civil militar” (2014). O tema deste ano será divulgado em Comunicado Oficial pela Comissão Organizadora.
O Curso de Formação Continuada oferecerá materiais e atividades aos professores participantes. Os materiais e toda a comunicação com o professor participante acontecerá dentro do ambiente “Sala do Professor”, assim como as entregas de atividades propostas no decorrer do curso.
Os professores com rendimento adequado, assim considerados aprovados pela equipe organizadora do Curso de Formação, terão direito a um certificado emitido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.

35. Onde obtenho maiores informações sobre o Curso de Formação Continuada?

Informações específicas sobre o tema e a dinâmica do curso serão fornecidas na “Sala do Professor” em data futura a ser divulgada no site da Olimpíada.
As datas, prazo de inscrição e o valor da inscrição específica serão divulgados em breve por meio de Comunicado Oficial da Comissão Organizadora da ONHB.

36 . Sou professor e meus alunos fizeram a inscrição de minha(s) equipe(s), como eu faço para saber se estou inscrito no Curso de Formação Continuada?

A inscrição no curso não é mais realizada no ato de inscrição das equipes, assim aguarde a Fase 2 da ONHB e faça sua declaração de interesse.

37. Já tenho cadastro no site, mas minha série aparece como a do ano passado. O que devo fazer para atualizá-la?

Você deve logar no sistema com seu login e senha já cadastrado, em sua área de usuário: clique em “Editar informações”; selecione “instituição”; altere seu/sua ano/série escolhendo um novo na lista; clique em “SALVAR” ao final da página.

38. Não recebi o email de confirmação ou o convite para fazer o cadastro no site da ONHB. O que devo fazer?

Sugerimos que em primeiro lugar você verifique se o email não foi direcionado à caixa de spam, pois alguns provedores de email identificam nossa mensagem como spam.

Caso não esteja na caixa de spam verifique se o email que foi cadastrado é o mesmo que está acessando no momento, é bastante comum entre os participantes a criação de um email específico para a onhb e pode acontecer de se estar verificando o email errado.

Se o email cadastrado é o mesmo que você está acessando verifique se no momento do cadastro ele foi grafado corretamente, pois é bastante comum o membro da equipe responsável pela inscrição cadastrar emails com pequenos erros na grafia.

Em caso de grafia errada você deve realizar novamente o cadastro com o email correto e pedir ao responsável pela equipe cancele a inscrição anterior e realize uma nova, utilizando o email correto.

ATENÇÃO: caso seu email seja Hotmail, verifique o arquivo Hotmail

Se todos os dados estiverem corretos e ainda assim você não recebeu o email de confirmação o responsável pela equipe pode pedir o reenvio dentro da inscrição.

39. Tentei várias vezes, mas não consigo realizar minha inscrição. O que devo fazer?

Tenha calma e siga nosso passo a passo


Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.