Propomos refletir a diversidade cultural que existe na África e questionar o paradigma ocidental sobre uma África inferior às civilizações ocidentais do ponto de vista cultural. Desafiar a falsa visão de que as sociedades africanas são heterogêneas e sem muitas novidades.
Ler e interpretar mapas políticos, étnicos e lingüístico.
Ler e analisar um mito de fundação da sociedade haussá relacionando-o à essa.
Ler o mito da palavra divina (da cultura bambara) presente em muitas sociedades e destacar a importância da tradição oral para muitas culturas africanas.
Para que a aula seja executada conforme o planejado propomos os seguintes passos e materiais: organização da sala em circulo, um mapa mundi esférico, vários mapas da áfrica com divisões políticas atuais, por etnias, apontando os principais ou mais conhecidos troncos lingüísticos. Uma cópia por aluno das lendas de Bayajida e da Palavra divina
Os alunos serão avaliados de acordo com a sua participação oral na aula, através de uma tarefa visando localizar informações em mapas da África relacionados ao que foi estudado comparando-os entre si (atividade coletiva) e mediante leitura e análise de um mito de fundação representando-o numa seqüência de desenhos, poemas ou outras expressões artísticas.
Organizar a sala em um único círculo e apresentar o mapa do continente africano.
Perguntar para cada aluno o que eles sabem sobre, ou qual imagem têm do continente africano.
Apresentar vários mapas da África: político atual, durante o imperialismo europeu, dividido por troncos linguísticos e a divisão por etnias. Ao comparar os mapas pretende-se dar ênfase à diversidade étnica das centenas de nações e povos africanos e, consequêntemente, à diversidade cultural.
Leitura da lenda de fundação haussá proposta e discussão da sua importância para esta sociedade.
Leitura do mito da palavra divina para destacar o peso da oralidade para as sociedades africanas.
Atividade de leitura e comparação de mapas - localizar as cidades haussa citadas na lenda do principe Bayajida e fazer uma representação de uma ou de ambas as lendas trabalhadas em aula.