Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

100
minutos

O continente africano e a sua diversidade cultural

Este plano de aula pretende abordar a diversidade cultural das sociedades africanas através da análise e comparação de mapas do continente africano com suas respectivas divisões políticas atuais com outros mapas mostrando as possíveis e conhecidas divisões étnicas e lingüísticas. A aula será ministrada a alunos da 1ª série do Ensino Médio com faixa a etária de 14 anos.

Plano de aula construído por
Eliel Ricarte do Nascimento (Itapevi / SP)

Objetivos

Propomos refletir a diversidade cultural que existe na África e questionar o paradigma ocidental sobre uma África inferior às civilizações ocidentais do ponto de vista cultural. Desafiar a falsa visão de que as sociedades africanas são heterogêneas e sem muitas novidades.

Ler e interpretar mapas políticos, étnicos e lingüístico.

Ler e analisar um mito de fundação da sociedade haussá relacionando-o à essa.

Ler o mito da palavra divina (da cultura bambara) presente em muitas sociedades e destacar a importância da tradição oral para muitas culturas africanas.

Requisitos

Para que a aula seja executada conforme o planejado propomos os seguintes passos e materiais: organização da sala em circulo, um mapa mundi esférico, vários mapas da áfrica com divisões políticas atuais, por etnias, apontando os principais ou mais conhecidos troncos lingüísticos. Uma cópia por aluno das lendas de Bayajida e da Palavra divina

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a sua participação oral na aula, através de uma tarefa visando localizar informações em mapas da África relacionados ao que foi estudado comparando-os entre si (atividade coletiva) e mediante leitura e análise de um mito de fundação representando-o numa seqüência de desenhos, poemas ou outras expressões artísticas.

1
10
min

Exposição Oral por parte do professor

Organizar a sala em um único círculo e apresentar o mapa do continente africano.

2
20
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Perguntar para cada aluno o que eles sabem sobre, ou qual imagem têm do continente africano.

3
15
min

Exposição Oral por parte do professor

Apresentar vários mapas da África: político atual, durante o imperialismo europeu, dividido por troncos linguísticos e a divisão por etnias. Ao comparar os mapas pretende-se dar ênfase à diversidade étnica das centenas de nações e povos africanos e, consequêntemente, à diversidade cultural.

4
10
min

Leitura de texto em sala de aula

Leitura da lenda de fundação haussá proposta e discussão da sua importância para esta sociedade.

Arquivos e links
5
10
min

Leitura de texto em sala de aula

Leitura do mito da palavra divina para destacar o peso da oralidade para as sociedades africanas.

Arquivos e links
6
35
min

Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)

Atividade de leitura e comparação de mapas - localizar as cidades haussa citadas na lenda do principe Bayajida e fazer uma representação de uma ou de ambas as lendas trabalhadas em aula.

Arquivos e links